O que é Roku OS? Entenda para que serve e como funciona o sistema para TVs e dongles
O Roku OS é o sistema operacional da Roku que habilita conexão com a internet e conectividade a aplicações web em televisores
O Roku OS é o sistema operacional da Roku que habilita conexão com a internet e conectividade a aplicações web em televisores
Roku OS é o sistema operacional da Roku que permite televisores se conectarem à internet e a aplicações web. O sistema alimenta TVs com Roku embutido (Roku TVs) ou dispositivos externos de HDMI da marca.
O sistema Roku funciona como uma plataforma que reúne mais de cinco mil serviços de streaming (gratuitos ou pagos). Depois de fazer login com a conta Roku, o usuário poderá usar os apps disponibilizados na biblioteca.
A possibilidade de usar o celular como controle remoto, a ampla biblioteca de aplicativos e o recurso de pausar programações de TV ao vivo são alguns dos principais recursos do Roku OS.
A seguir, saiba o que é Roku OS, entenda como o sistema funciona, e confira as principais vantagens e desvantagens de uso.
Roku OS é o sistema operacional que alimenta dispositivos de streaming da marca e televisores de parceiros (conhecidos como Roku TV). O sistema oferece serviços de conectividade e entretenimento online a TVs, e tem capacidade para transformar um televisor comum em uma smart TV.
O nome “Roku” significa “seis” em japonês, e faz alusão à sexta empresa criada pelo empresário britânico-americano Anthony Wood. Já “OS” é uma abreviação do termo “operating system”, que quer dizer “sistema operacional” em tradução livre.
A Roku chegou ao Brasil em 21 de janeiro de 2020, cerca de 12 anos após o primeiro dispositivo Roku ter sido lançado. Na época, a empresa AOC ajudou a Roku a entrar no mercado brasileiro, e foi a primeira marca de televisores a apresentar modelos equipados com o Roku OS no Brasil.
Importante destacar que a chegada da Roku no Brasil ocorreu em um momento oportuno, uma vez que o cenário era de crescimento de acessos à internet, ascensão do consumo de streaming, e queda nas assinaturas nos serviços de TV por assinatura (TV a cabo) no país.
Essa oportunidade permitiu que a Roku se estabelecesse no Brasil, de modo a se tornar uma das plataformas de streaming mais populares no país.
O sistema operacional Roku serve como um hub de entretenimento para TVs e smart TVs, permitindo que esses dispositivos possam se conectar com aplicações web, bem como serviços de streaming de vídeo e música de forma unificada.
Esse propósito do Roku OS surgiu da visão de Anthony Wood, criador da Roku, de criar um sistema operacional para permitir que TVs utilizassem a internet para oferecer uma ampla biblioteca de conteúdos online.
O Roku OS é uma interface baseada em Linux, capaz de reunir diversos serviços de streaming de áudio e vídeo quando conectada à internet. O sistema é inicializado automaticamente em TVs com Roku de forma nativa, mas também pode ser ativado ao conectar dongles Roku na porta HDMI de televisores.
Uma vez que o sistema é iniciado na TV, basta que o usuário crie uma conta Roku para que o dispositivo seja ativado. Em seguida, é possível acessar a loja de apps do sistema para ter acesso a mais de cinco mil aplicativos de streaming.
A Roku não cobra nenhuma mensalidade de equipamento ou uso das aplicações. Mas será necessário pagar pelas assinaturas de apps (como Netflix e Amazon Prime Video) ou pelo aluguel de filmes e programas de TV.
O Roku OS é oferecido pela Roku de várias formas diferentes, seja embutido no produto final ou em dispositivos que devem ser conectados nos eletrônicos. Os dispositivos que contam com o Roku OS incluem:
Não. O Roku OS funciona em qualquer TV com sistema Roku de forma nativa, mas depende de certos requisitos de compatibilidade ao ser adotado em televisores via dongle de streaming. Abaixo, seguem as condições para que os dispositivos de streaming da Roku funcionem corretamente:
Dispositivo Roku | Compatibilidade |
Roku Express | TVs HD de até 1080p (1920 x 1080) com upscaling de 720p. |
Roku Express 4K | TVs HD de até 1080p (1920 x 1080) com upscaling de 720p; TVs 4K de até 2160p a 60 fps (3840 x 2160), com upscaling de 720p e 1080p e com HDMI compatível com HDCP 2.2; TVs 4K HDR compatíveis com HDR10/10+ e HLG, e com HDMI compatível com HDCP 2.2. |
Roku Streaming Stick | TVs HD de até 1080p (1920 x 1080) com upscaling de 720p. |
Roku Streaming Stick Plus | TVs HD de até 1080p (1920 x 1080) com upscaling de 720p; TVs 4K de até 2160p a 60 fps (3840 x 2160) e com upscaling de 720p ou 1080p e com HDMI compatível com HDCP 2.2; TVs 4K HDR compatíveis com HDR10/10+ e HLG, e com HDMI compatível com HDCP 2.2. |
Roku Streaming Stick 4K | TVs HD de até 1080p (1920 x 1080) com upscaling de 720p; TVs 4K de até 2160p a 60 fps (3840 x 2160) e com upscaling de 720p ou 1080p e com HDMI compatível com HDCP 2.2; TVs 4K HDR compatíveis com HDR10/10+ e HLG, e com HDMI compatível com HDCP 2.2. |
Roku Ultra | TVs HD de até 1080p (1920 x 1080) com upscaling de 720p; TVs 4K de até 2160p a 60 fps (3840 x 2160) e com upscaling de 720p ou 1080p e com HDMI compatível com HDCP 2.2; TVs 4K HDR compatíveis com HDR10/10+ e HLG, e com HDMI compatível com HDCP 2.2. |
Roku Streambar SE | TVs HD de até 1080p (1920 x 1080) com upscaling de 720p; TVs 4K de até 2160p a 60 fps (3840 x 2160) e com upscaling de 720p ou 1080p e com HDMI compatível com HDCP 2.2; TVs 4K HDR compatíveis com HDR10/10+ e HLG, e com HDMI compatível com HDCP 2.2. *As TVs devem ter saídas HDMI ARC ou ópticas. |
O Roku OS conta com diversos recursos voltados para facilitar a experiência de entretenimento nos televisores. Alguns dos principais recursos do sistema abrangem:
Não. O Roku OS não é baseado em Android, mas tem suporte a diversos aplicativos que estão disponíveis em aparelhos com Android. Apenas Android TVs ou televisores equipados com Chromecast ou Nvidia Shield têm sistemas baseados no Android.
O Roku OS apresenta diversas vantagens de uso para seus usuários, como:
O Roku OS apresenta algumas limitações de uso, que podem prejudicar a experiência do usuário. Dentre as desvantagens do sistema, estão:
O Roku OS concorre com diversos sistemas de entretenimento e conectividade para TVs. Tratando-se de sistemas embutidos em televisores, o Roku OS rivaliza com o Tizen da Samsung, com o web OS da LG Electronics, bem como o sistema operacional Android TV.
Já tratando-se do mercado de sistemas operacionais para TVs via dispositivos externos, o Roku OS tem como concorrentes o Chromecast (do Google), o Amazon Fire Stick (da Amazon), a Apple TV (da Apple), e qualquer outra TV Box que ofereça serviços de entretenimento.
Roku OS é um tipo de sistema operacional exclusivo de televisores com Roku e de dispositivos de streaming da marca. Trata-se especificamente do sistema que permite televisores se conectarem a internet e aplicativos, e apresenta uma interface para reunir todos os serviços de entretenimento.
Já Roku TV refere-se aos televisores que são vendidos com o Roku OS de forma nativa, a exemplo de modelos das marcas AOC, TCL SEMP, Philco e Multi. Em outras palavras, a nomenclatura serve para diferenciar TVs com Roku “de fábrica” dos televisores que ganharam o sistema Roku via dongle.
O Roku OS é o sistema operacional exclusivo da marca Roku para oferecer conectividade à internet e integração com aplicações web em TVs. O sistema só é compatível com serviços e apps que estão disponíveis no ecossistema Roku, e pode ser disponibilizado nativamente em TVs (Roku TVs) ou via aparelhos externos.
Já as TV Boxes são aparelhos externos que oferecem serviços de entretenimento e conectividade a TVs, mas que podem conter diversos tipos de sistemas operacionais para TVs. E tratando-se de TV Boxes piratas, certos aparelhos podem disponibilizar conteúdos de canais pagos de forma gratuita, mas de forma ilegal.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}