O que é Selenium em programação?

Saiba o que é Selenium; entenda também como esse conjunto de ferramentas pode agilizar o desenvolvimento de aplicações web

Wagner Pedro
Por

A etapa de testes é uma das mais importantes no desenvolvimento de um software para corrigir erros e garantir seu funcionamento. Dependendo do projeto, a realização de testes manuais pode levar dias ou semanas para ser concluído. Para automatizar essa tarefa e diminuir o tempo gasto, desenvolvedores de aplicações web recorrem ao Selenium. Mas, afinal, o que é Selenium? Abaixo, vou te explicar mais detalhes.

Selenium é um conjunto de ferramentas de código aberto usado para testar aplicações web de forma automatizada. Ele executa testes entre navegadores e plataformas diferentes para simular a interação de um usuário e garantir o funcionamento do software.
O que é Selenium? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Usando o Selenium, os desenvolvedores podem realizar uma série de testes para analisar as funcionalidades e compatibilidade entre navegadores de uma aplicação web. Ele também suporta diversas linguagens de programação, como Ruby, Java, NodeJS, PHP, Perl, Python e C#, por exemplo.

Como se trata de um projeto viabilizado por colaboradores voluntários, o código-fonte do Selenium está disponível gratuitamente para qualquer pessoa usar e melhorar seus recursos.

O que o Selenium oferece?

De maneira geral, esse conjunto de ferramentas é dividido em três partes:

WebDriver

O WebDriver usa as APIs de automação do próprio do navegador para realizar os testes. Essa é a maneira mais rápida de interação, pois cada browser disponibiliza um driver que permite a execução do script de teste para analisar os possíveis comportamentos de um usuário real.

Essa ferramenta não exige que a API seja compilada ao código do aplicativo. Assim, o desenvolvedor consegue testar a mesma versão que chegará ao público para ter uma experiência detalhada e analisar o funcionamento de cada recurso. No entanto, o WebDriver oferece uma certa complexidade e costuma ser indicado para usuários mais experientes.

IDE

O IDE (Integrated Development Environment) é um ambiente usado para desenvolver os scripts de testes, sendo a maneira mais fácil e eficiente de executar essa tarefa. Ele registra as ações dos usuários no navegador usando comandos existentes no próprio Selenium, com parâmetros definidos pelo tipo de elemento.

Os desenvolvedores podem executar os scripts quantas vezes quiser para analisar cada funcionalidade. Essa ferramenta também oferece o Selenium Core, que permite reproduzir os testes em ambiente real. Ao contrário do WebDriver, o IDE é indicado para testes rápidos e menos complexos.

Grid

O Grid permite rodar scripts em diferentes computadores e plataformas de forma remota. Na verdade, ele pode ser considerado uma versão aprimorada do WebDriver, pois executa os testes em várias máquinas simultaneamente, reduzindo o tempo necessário para concluir as análises em navegadores e sistemas operacionais.

Com informações: Selenium.

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Relacionados

Relacionados