O que é social commerce?

Entenda o que é social commerce e conheça as vantagens da estratégia de usar as redes sociais para promover vendas online

Alvaro Teixeira
Por

As redes sociais têm uma fortíssima influência nos costumes e interesses da sociedade, principalmente quando se trata de consumo. Percebendo isso, as lojas buscaram integrar seu negócio ao engajamento do público online. Sabe aqueles perfis que se destacam por ter muita interação online? É isso que faz o social commerce, ao usar as redes para promover produtos, como te mostro neste artigo.

Definição de social commerce (Imagem: Tecnoblog)

Em um mundo no qual as redes sociais ditam o modo como consumimos e compramos, com o e-commerce em pleno crescimento, as empresas entenderam que usar o engajamento dos consumidores para impulsionar as vendas se mostrou uma ótima estratégia.

Você já deve ter se interessado em algum momento, ou no mínimo, ter voltado sua atenção para algum perfil de empresa que se comunica muito ativamente por redes sociais. Este é um exemplo de estratégia de social commerce, em que a interação com os consumidores cria uma sensação de relação e acaba promovendo o negócio e conquistando clientes.

Estratégias de social commerce

Existem vários modelos e conceitos adotados para o social commerce. Vou te mostrar alguns exemplos e como eles podem funcionar na captação e retenção de clientes.

  • Atuação nas redes sociais: esse é o passo primordial quando tratamos de social commerce. A empresa precisa ter presença e conteúdo interessante nas redes para atrair seu público. Com isso, é criado uma relação mais próxima e, com ajuda das ferramentas de e-commerce que estas redes – como Instagram e Facebook – disponibilizam, facilitar a compra para os consumidores;
  • Site bem planejado: o site da marca também precisa ter interação com o público e os clientes. Além de um e-commerce bem estruturado, com boas práticas e facilidades para uma experiência de compra fluida, é importante manter uma relação com quem o acessa. Você, muito provavelmente, já parou para ler as avaliações de produto em um site antes de comprá-lo, certo? Esse tipo de interação, permitindo comentários, aproxima o público e desenvolve uma relação além da compra;
  • Encoraje a divulgação da sua marca pelo público: o uso de hashtags, posts com fotos usando o produto e vídeos são uma forma excelente de divulgação feita pelos próprios usuários. Elaborar tendências e interagir com o público que engaja através de reposts, retweets e comentários é importante pra aumentar a relação;
  • Monitore a reputação: é importante observar como anda a reputação da sua marca em sites de avaliação como Reclame Aqui ou sites de comparação de preços, que podem exibir alguns produtos do e-commerce com avaliações da experiência de compra.
Usar as redes sociais como estratégia para impulsionar a marca é fundamental (Imagem: Pikisuperstar / Freepik)

As vantagens de pensar e planejar o social commerce da sua marca como parte fundamental da estratégia são a aproximação com o público, o estabelecimento de uma relação que vai além da comercial (compra e venda), divulgação e reforço de marca e ampliação na captação de consumidores.

No momento atual em que as redes sociais ocupam uma boa parte de nossa vida, é importante saber usar as ferramentas a seu favor.

Com informações: Investopedia.

Alvaro Teixeira

Redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech, e escreve no Tecnoblog desde 2020.

Relacionados

Relacionados