Início / TB Responde / Internet /

O que é social listening?

Compreender o que os clientes falam é algo importante hoje em dia, pois ajuda a direcionar a marca; saiba o que é social listening

Ricardo Syozi

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

As redes sociais têm um nível de relevância enorme no contexto de marketing digital. Qualquer marca ou empresa que não faz parte desse meio de maneira ativa está perdendo a chance de se conectar com as pessoas e entender o contexto diário de suas palavras. É a partir daí que o conceito de social listening ganha cada vez mais espaço, pois presta atenção no momento da marca. Venha comigo para entender melhor sobre o assunto.

O que é social listening

É o conceito de acompanhar e entender tudo o que é falado sobre a marca ou a empresa dentro da internet, desde redes sociais a artigos, matérias, vídeos, etc.
Definição de social listening (Imagem: Tecnoblog)

Não basta apenas postar no Twitter ou TikTok para que as pessoas conheçam a sua marca. Em tempos modernos nos quais o conteúdo da internet é extremamente relevante, ser visto e reconhecido não garante vendas ou destaque. É preciso prestar atenção sobre o que falam de sua marca para definir um direcionamento e agir no tempo certo.

É aí que entra o processo de social listening, pois ele auxilia em compreender o que as pessoas pensam e dizem sobre a companhia, seus serviços e produtos. Assim, é possível estudar intenções e padrões por parte do consumidor, permitindo que a marca reaja menos e passe a agir mais.

Para isso, é preciso fazer uso de ferramentas.

Separei dois exemplos comuns:

  • Hootsuite Insights: Com um nível de dificuldade bem baixo para um uso diário, essa ferramenta permite o monitoramento de menções e tendências em tempo real;
  • Tweetdeck: Focada no Twitter, esse aplicativo permite monitorar diversas contas simultaneamente, assim é possível encontrar menções e mensagens assim que elas surgirem.

A partir do momento em que a marca consegue prestar atenção em tudo o que é dito sobre ela pela internet, ela passa a responder de forma inteligente a reclamações, indagações ou postagens mais casuais. Porém, cuidar do social listening não é a mesma coisa que monitorar as redes sociais.

Social listening x Monitoramento de redes sociais

Por mais similaridades que ambos tenham, há diferenças importantes, em especial na forma de agir. Como o próprio nome diz, a parte do monitoramento é focada em prestar atenção o tempo todo sobre tudo o que é dito sobre a marca nas redes sociais e internet em si. Dessa forma, esse trabalho é focado na reação, pois acaba sempre agindo sobre o que é postado.

O social listening também presta atenção nas menções pela internet, porém o trabalho pega essas informações e tenta enxergar de uma forma mais ampla como a marca é vista pelas pessoas. É a partir dele que novas decisões são tomadas como a produção de campanhas, por exemplo.

Até mesmo na forma das postagens por parte de grandes marcas, é possível notar o dedo de ambos trabalhos.

O Burger King Brasil, por exemplo, está sempre focando suas atenções para um público mais jovem. Seu monitoramento das redes é sagaz e usa um linguajar moderno como pode ser visto na imagem abaixo:

social listening
Tweet do Burger King Brasil (Imagem: Reprodução)

A partir de reações e respostas como essa, uma companhia consegue conhecer melhor o seu público e ter uma percepção mais coerente do que é esperado da marca. Por isso, preciso mencionar mais uma vez o Burger King Brasil. A empresa, entendendo como pensa o seu principal público, passou a patrocinar a equipe de eSports Loud, que tem uma grande exposição com o mesmo público jovem que consome os lanches da empresa.

Com isso em mente, fica mais fácil entender a necessidade tanto do monitoramento das redes sociais quanto do social listening, pois eles acabam se complementando de uma forma ou de outra.

Ficou faltando alguma informação pertinente sobre o assunto? Deixe a sua opinião em nossa comunidade!

Com informações: ClaraBridge.