O que é SSID da rede? Entenda como funciona a identificação de conexões Wi-Fi

Saiba para que serve o SSID de uma rede e a importância de configurar essa informação em conexões sem fio

Lucas Braga Ana Marques
Por e
Entenda o que são SSIDs e os principais detalhes da tecnologia que identifica redes Wi-Fi por nome (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

SSID (Service Set Identifier, ou Identificador de Conjunto de Serviços) é o nome de uma rede Wi-Fi. Um SSID permite diferenciar diferentes redes sem fio por meio de nomes pré-definidos pelas fabricantes dos roteadores ou provedores de internet banda larga, mas que também podem ser personalizados pelo próprio usuário.

Qual é a função do SSID de uma rede Wi-Fi?

A principal função do SSID é identificar pontos de acesso Wi-Fi e diferenciá-los de outras redes sem fio. Dessa forma, você configura um nome para a sua rede Wi-Fi e sabe exatamente em qual roteador irá se conectar.

Como funciona o SSID de uma rede Wi-Fi?

Os SSIDs são exibidos na lista de redes sem fio do seu dispositivo. Ao entrar nas configurações de Wi-Fi, você poderá verificar quais redes estão disponíveis e selecionar entre elas para se conectar.

Além das SSIDs, é possível verificar se a Wi-Fi é uma rede pública/aberta ou privada com senha, como redes domésticas e corporativas.

Tela de seleção de redes Wi-Fi no macOS
Cada rede Wi-Fi possui um nome próprio, ou seja, uma SSID (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

É possível se conectar a uma rede apenas com o SSID?

Somente é possível se conectar a uma Wi-Fi apenas com SSID se ela for uma rede pública, sem senha ou segurança via cadastro de MAC Address. Redes domésticas e corporativas costumam ter proteção com senha, exigindo a utilização da chave para se conectar.

Onde fica o SSID da rede Wi-Fi?

Os roteadores Wi-Fi geralmente vêm com uma SSID configurada de fábrica. Os dados costumam estar localizados na etiqueta de identificação de modelo, presentes na parte inferior ou lateral do equipamento.

Alguns fabricantes também incluem cartões de configuração dentro da caixa do roteador Wi-Fi. De qualquer forma, você pode alterar a SSID e colocar o nome de sua escolha nas configurações do roteador.

SSID padrão costuma aparecer nas etiquetas de identificação dos roteadores Wi-Fi
SSID padrão costuma aparecer nas etiquetas de identificação dos roteadores Wi-Fi (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Posso mudar o SSID de uma rede Wi-Fi?

É possível trocar o SSID de uma rede sem fio e deixar a rede Wi-Fi do seu jeito. Para isso, é necessário entrar no painel de configuração do seu roteador para mudar o nome e senha do Wi-Fi.

Por questões de segurança, se atente para não deixar sua rede doméstica com nomes que podem auxiliar a identificação de informações pessoais.

Posso ocultar o SSID da rede Wi-Fi?

A maioria dos roteadores permitem desativar a transmissão de SSID da rede Wi-Fi. Dessa forma, o nome da sua rede sem fio deixa de ser exibido na pesquisa de Wi-Fi. Isso pode ser útil em ambientes corporativos ou em situações onde você não quer que saibam da existência de uma rede wireless.

Para ocultar o nome da rede sem fio, acesse o painel de configurações do roteador Wi-Fi e encontre opções para esconder o SSID ou desativar o broadcast. Para entrar em uma rede Wi-Fi com o nome escondido, você deverá fazer a configuração manual nos dispositivos.

Tela de configuração de rede Wi-Fi em roteador permite ocultar a SSID

Posso definir mais de um SSID para um ponto de acesso Wi-Fi?

Um ponto de acesso sem fio (roteador Wi-Fi) pode permitir a configurações de mais de um SSID. Isso normalmente é possível para separar redes de diferentes frequências (como, por exemplo, 2,4 GHz e 5 GHz) ou em redes de convidados.

A utilização de uma SSID diferente é recomendada em redes de convidados, uma vez que roteadores que possuem essa função isolam o tráfego da rede Wi-Fi principal e dão maior proteção contra acessos aos dispositivos conectados na rede principal.

Qual é a diferença entre SSID e senha da rede Wi-Fi?

SSID é o nome dado para uma rede Wi-Fi e fica público na pesquisa de redes sem fio. Já a senha de uma rede Wi-Fi protege a conexão com o ponto de acesso, impedindo que pessoas não autorizadas utilizem a rede Wi-Fi sem a permissão do proprietário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Wi-Fi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados