Início / TB Responde / Finanças /

O que é term sheet e qual seu papel na hora do investimento?

Saiba mais sobre esse termo usado constantemente em investimentos e startups; descubra mais sobre o que é term sheet

Por

Muito usado para atrair investidores de startups e outras companhias, um term sheet serve como um acordo que não força ou exige um vínculo legal. Dessa forma, muitas de suas informações são iniciais, oferecendo um ponto de partida para o que é esperado de um futuro acordo legal entre as partes. Se está interessado em conhecer mais sobre esse mundo, saiba mais informações sobre o que é term sheet.

O que é term sheet?Term sheet é um acordo não vinculativo que apresenta termos, condições e demais aspectos de um investimento. Funciona como um ponto de partida para contratos e documentos legais.
Definição de term sheet (Imagem: Tecnoblog)

Assim que o term sheet (também conhecido como “Carta de Intenções” ou “Letter of Intention”) é criado, todos os envolvidos passam a ter uma visão mais clara (mesmo que inicial) do investimento, suas condições e termos. Dessa forma, novos investidores conseguem enxergar os riscos e prováveis sucessos dos quais a empresa poderá ter em sua vida útil.

Depois de estudarem, discutirem e concordarem com os termos presentes no documento, as partes podem moldá-lo e seguirem para um contrato vinculativo legal. Permitindo que todos os detalhes sejam oficializados, garantindo o compromisso de cada pessoa ou empresa envolvida em seus termos.

Informações do term sheet

É claro que há formatos diferentes deste documento que trazem informações pertinentes para o possível contrato a ser criado, porém alguns pontos são frequentes em sua maioria. Abaixo você conhece os mais usados em um term sheet padrão:

  • Valor de avaliação do negócio;
  • Direito a voto;
  • Compromissos dos investidores;
  • Participações dos investidores;
  • Montante de investimento;
  • Exclusividade;
  • Confidencialidade;
  • Forma de exercício na participação.
term sheet
É importante negociar cada ponto (Imagem: Unsplash / Scott Graham)

Cada startup tem os seus próprios termos e condições na hora de preparar o seu term sheet, mas é sempre bom deixar claro para quem quer investir quais são suas responsabilidades e possíveis ganhos com tal. Sendo assim, este tipo de documento é uma parte extremamente importante na hora das negociações.

Vale ressaltar que ninguém está preso de forma legal aos componentes inseridos e assinados neste tipo de carta de intenção. Não há validade jurídica alguma. Dessa forma, qualquer ponto pode ser alterado na hora de finalizar um contrato completo que exige algum tipo de vínculo entre as partes.

O principal objetivo de um term sheet é o de apresentar todo o negócio a ser discutido entre as partes. Pensando nisso, lembre-se de que todo o conteúdo precisa ser muito claro para não gerar desconfianças de seus investidores. A presença de um advogado é de grande valia para ambos os lados.

O que você achou desta definição? Faltou alguma informação pertinente? Conta pra gente as suas impressões!

Com informações: Investopedia.