O que é TLD? [Top Level Domain]

Aquilo que pode afetar indiretamente o SEO; saiba o que é TLD ou top level domain e veja a importância nos endereços web

Leandro Kovacs
Por

Sejam os mais conhecidos “.tv”, “.com” ou “.net” cada endereço na web possui seu identificador de “último nível”. Veja abaixo, o que é TLD e qual a sua importância para a criação dos endereços de sites, além de como podem afetar indiretamente as estratégias de SEO de uma página web.

O que é TLD? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é TLD? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Domínio de último nível

O domínio de nível superior ou de último nível (TLD) representa a primeira parada após a zona raiz de um endereço. Em termos mais simples, um TLD é tudo o que segue o ponto final de um nome de domínio. Por exemplo, no nome de domínio “google.com”, o “.com” é o TLD. Alguns outros exemplos populares são: “.org”, “.uk”, “.edu”.

Qual sua importância?

Os TLDs desempenham um papel importante no processo de pesquisa de DNS — domain system name ou algo como “sistema de nomenclatura de domínios”. Para todas as solicitações não armazenadas em cache, quando um usuário insere um nome de domínio como “tecnoblog.net” na janela do navegador, os buscadores de DNS iniciam a pesquisa comunicando-se com o servidor TLD.

Nesse caso, o TLD é “.net”, então a máquina entrará em contato com o servidor DNS do TLD, que fornecerá o endereço IP do servidor de origem do nosso Tecnoblog.

Como o TLD pode afetar o SEO?

Os mecanismos de pesquisa (SEO) classificam os sites com base na relevância do conteúdo, independentemente dos TLDs. Resumindo, um TLD não tem um impacto tão direto na otimização do mecanismo de pesquisa. Nada substitui um conteúdo de qualidade e relevância.

Por outro lado, um TLD pode ter um impacto indireto no SEO, influenciando as ações dos visitantes. Cada TLD tem um nível diferente de confiabilidade que pode afetar a decisão das pessoas de visitar o site ou não.

Por exemplo, se optar por usar uma extensão de domínio “.xyz” para o site, as pessoas podem considerá-la menos confiável, embora tenha uma boa classificação. Por esse motivo, é sempre melhor escolher um TLD conhecido, como “.com” ou “.net”.

Quando se trata de segmentação geográfica (.uk, .au, .jp, .ar) os TLDs podem ajudar com SEO internacional. Um TLD informa aos mecanismos de pesquisa para qual país ou região o conteúdo é direcionado.

Os mecanismos de pesquisa podem então priorizar esses locais e exibir seu conteúdo para um público que seja mais relevante, classificando o site em uma posição mais alta nas buscas para essa área.

Com informação: Cloudflare, Hostsinger.