Início / TB Responde / Celular /

O que é uma geladeira Frost Free?

Usando uma tecnologia que impede que gelo tome o aparelho, a necessidade de descongelar desaparece; Saiba o que é uma geladeira Frost Free

Por

Sendo uma nomenclatura popular há bastante tempo quando se trata de eletrodomésticos, a expressão Frost Free faz parte do dia a dia de muitos lares. Muitas pessoas colocam na balança na hora de adquirir uma nova geladeira se a mesma tem esse fator importante, já que pode significar uma maior conveniência. Porém, nem todos sabem exatamente como funciona e o que é uma geladeira Frost Free. Confira.

O que é uma geladeira frost free?Uma geladeira Frost Free faz uso de uma tecnologia que impede que gelo se forme nas paredes e extremidades do eletrodoméstico. Dessa forma, não há a necessidade de realizar o descongelamento periódico da geladeira.
Definição de Frost Free (Imagem: Tecnoblog)

A tecnologia empregada nas geladeiras Frost Free também é frequentemente vista em escalas maiores como frigoríficos e congeladores comerciais. A necessidade de ter os aparelhos sempre com funcionalidade máxima, sem a dor de cabeça de ficar descongelando manualmente enquanto enfrenta camadas e camadas de gelo grosso, compensa o aumento do consumo de energia.

Sim, com o uso dessa tecnologia, uma geladeira normalmente consome quase que o dobro de uma outra que não o tem. Para muitas pessoas, essa é uma troca que vale a pena.

Como funciona uma geladeira Frost Free?

A camada de gelo que forma nos eletrodomésticos que não têm essa tecnologia é criada a partir do vapor da água que condensa dentro do aparelho e se torna líquida. Quando isso atinge as bobinas frias da geladeira, acaba se tornando gelo quase que imediatamente.

Porém, quando há a tecnologia Frost Free empregada, esse resultado inconveniente é impedido. Há três partes importantes:

  • Um temporizador;
  • Um sensor de temperatura;
  • Uma bobina de aquecimento.

De tempos em tempos (usualmente seis horas), o temporizador liga a bobina de aquecimento que fica entre as bobinas frias. Assim, o gelo que se formou ao seu redor é derretido sem muita demora. Por último, quando a temperatura interna do aparelho chega a 0 graus celsius, o sensor desliga o aquecimento da geladeira Frost Free.

Por causa disso, é normal notar um aumento substancial na conta de luz, já que é preciso consumir muita energia para manter essa avançada tecnologia funcionando.

o que é geladeira frost free
Parte interna de uma geladeira (Imagem: Divulgação / Electrolux)

Além de diminuir a dor de cabeça por não precisar ser descongelada, essas geladeiras também conseguem diminuir odores indesejáveis por causa da constante circulação de ar interna. Os alimentos dificilmente ficam presos no congelador, impedindo a necessidade de raspar o gelo para retirá-los.

Hoje em dia é mais difícil encontrar geladeiras que não têm a tecnologia Frost Free empregada, já que é algo comum nos aparelhos modernos. Você tem um eletrodomésticos desses em casa? O que acha do aparelho?

Com informações: Consul.