Início / TB Responde / Gadgets /

O que é uma mídia DOOH? [Digital out of home]

Saiba o que é uma mídia DOOH; entenda também as vantagens desse tipo de publicidade e a diferença para a mídia OOH

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

É bastante provável que você já tenha visto alguma mídia DOOH. Esse tipo de publicidade pode ser encontrada em diversos lugares, como pontos de ônibus, aeroportos e shoppings, por exemplo. Mas, afinal, o que é DOOH? Abaixo, vou te explicar um pouco sobre esse termo e mostrar suas principais vantagens.

Mídia DOOH (digital out of home) é um formato de propaganda que visa atingir uma grande quantidade de pessoas ao inserir anúncios em telas posicionadas em locais acessíveis ao público, como supermercados, shoppings e avenidas, por exemplo.
O que é midia DOOH? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Mídia DOOH (digital out of home) é um formato de propaganda que visa atingir uma grande quantidade de pessoas ao inserir anúncios em telas posicionadas em locais estratégicos e acessíveis ao público, como supermercados, terminais rodoviários, academias e avenidas, por exemplo.

Esse formato entrega uma visualização clara e direta do conteúdo, eliminando qualquer informação desnecessária para focar apenas no produto/serviço apresentado ou, em alguns casos, resolver uma possível necessidade do público alvo.

Imagine o seguinte cenário: você está em um aeroporto esperando a abertura do portão de embarque do seu voo, mas durante esse período, sente fome ou sede. Ao olhar para uma das telas presentes no local, percebe o anúncio de um suco gelado ou se depara com as ofertas de uma lanchonete. A mídia DOOH trabalha dessa forma, focando na necessidade do consumidor, mas sempre considerando o local do anúncio.

Vantagens da mídia DOOH

  • Modernidade: publicidades exibidas em telas transmitem uma sensação de modernidade e inovação. O anúncio pode ter um estilo diferente para chamar a atenção do público e, consequentemente, atrair novos consumidores;
  • Não é agressiva: os anúncios não são “agressivos” e inconvenientes, já que as telas passam a fazer parte do cotidiano das pessoas, tornando-se um elemento do ambiente;
  • Qualidade: as telas entregam uma alta qualidade de imagem, permitindo que os anúncios sejam exibidos perfeitamente em distâncias maiores;
  • Segmentação: a campanha publicitária pode ser direcionada para um público específico de acordo com a localização das telas;
  • Impacto diário: os anúncios podem ser exibidos 24 horas em vias públicas, reforçando a marca e seu produto.

DOOH programático

A única diferente do DOOH “comum” para o programático é o processo de compra da mídia. No programático, não há intermediários, já que os anúncios são vendidos via software e exibidos rapidamente em qualquer tela ofertada.

As transações programáticas também permitem que a empresa defina condições específicas com base em dados externos. Dessa forma, é possível adequar o anúncio ao clima atual, hora do dia ou a algum evento importante que esteja acontecendo.

Diferença entre DOOH e OOH

A publicidade OHH (out of home) é a mais tradicional, podendo ser encontrada em outdoors e locais públicos. Nesse formato, o anúncio é estático e exibe detalhes a respeito do produto/empresa.

Já no formato DOOH, é possível usar telas digitais para entregar propagandas com informações mais precisas e totalmente personalizadas para o público alvo.

Pronto, agora você já conhece um pouco mais sobre o termo DOOH.