O que é uma plataforma white label?
Produzido por um e vendido por outros; saiba o que é uma plataforma white label, quais são suas aplicações e vantagens
Produzido por um e vendido por outros; saiba o que é uma plataforma white label, quais são suas aplicações e vantagens
Em negócios, muitas vezes comprar um produto “sem marca” e customizá-lo para revenda como se fosse um produto de sua empresa é um método comum. Veja abaixo, o que é uma plataforma white label, quais são suas aplicações em diversos mercados, as vantagens e situações que exigem uma atenção maior ao optar pela modalidade.
O termo white label refere-se a bens ou serviços que são produzidos por uma empresa e, em seguida, adquiridos por outra empresa para renomear e vender como seus. Por exemplo, a maioria dos produtos de “marca de loja” dos supermercados são criados por empresas que produzem itens larga escala e os vendem a várias mercearias ou pequenos mercados. A plataforma white label é esse modelo de negócios.
Se observarmos pelo lado da criação de conteúdo, o ghostwriting é a criação de um produto white label. O escritor faz o artigo, livro etc. abre mão dos direitos de criação e vende-os a uma segunda empresa ou pessoa que assinará o trabalho sem ter feito parte dele.
Nos ramos tecnológicos já está presente com “soluções gerais” de softwares feito por um programador ou empresa e, em seguida, vendido — ou alugado — a outra empresa para customizar as versões de acordo com a necessidade do seu cliente.
O cenário é: uma empresa interessada em adquirir uma solução através de uma plataforma white label que seja um varejista e atue no ambiente online. O que poderia ser interessante para ampliar suas vendas? Programa de pontos, fidelidade ou descontos acumulativos por indicações. Quanto é preciso para a própria empresa criar esses programas e colocá-los ativos? A resposta é muito tempo e dinheiro.
As empresas que vendem produtos white label para e-commerce focam exatamente nisso, já tem os programas totalmente funcionais, para que o cliente varejista compre, coloque a marca e os lance rapidamente, sem a maior parte do custo em pesquisa, criação ou implementação.
Criar um portal de treinamentos para funcionários também é custoso e exige tempo. Algumas empresas vendem produtos white label para esses casos. O software se concentra no treinamento de funcionários e permite que as empresas carreguem seu próprio logotipo e personalizem o estilo para combinar com sua marca.
Quando os funcionários fazem login no portal de treinamento, a aparência reflete o restante do site da empresa. Utilizar um produto white label de software de treinamento reduz o risco da empresa contratante.
É a prevenção ao risco de gastar tempo e dinheiro para desenvolver a plataforma apenas para ter que voltar e corrigir falhas. Em vez disso, compra-se uma solução já em funcionamento e garante aos funcionários uma experiência de integração tranquila e agradável.
Alguns pontos situacionais trazem as soluções white label como vantajosas, rápidas e baratas. É uma boa opção quando a empresa:
As aplicações existem nos mais diversos mercados. Com essas informações sobre o que é uma plataforma white label já temos uma base para entender melhor o conceito de modelo de negócios.
Com informação: Technology advice, Amgrade.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}