O que são blue chips?

Reconhecimento internacional com solidez financeira; saiba o que são blue chips e o motivo de ficarem em alta nas crises

Leandro Kovacs
Por

Imagine uma empresa que mesmo em situações adversas do mercado — como crises — mantém o seu crescimento. Veja abaixo, o que são blue chips e como essa denominação das empresas pode significar vantagens para investimentos a todo o momento independente das situações econômicas internacionais.

O que são blue chips? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que são blue chips? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Do que se trata?

Uma blue chip é uma empresa reconhecida nacionalmente ou internacionalmente, bem estabelecida e financeiramente sólida. As blue chips geralmente vendem produtos e serviços de alta qualidade e amplamente aceitos.

As empresas de primeira linha são conhecidas por enfrentar crises e operar lucrativamente em face de condições econômicas adversas, o que ajuda a contribuir para seu longo histórico de crescimento estável e confiável.

Ampliando o conceito

O termo “blue chip” foi usado pela primeira vez para descrever ações de alto preço em 1923, quando Oliver Gingold, um funcionário da Dow Jones, observou certas ações sendo negociadas a 200 dólares ou mais por ação.

O conceito vem dos jogadores de pôquer que apostam em azul, branco e as fichas vermelhas, com as azuis tendo mais valor do que as vermelhas e as brancas. Hoje, ações de primeira linha não se referem necessariamente a ações com um preço alto, mas mais precisamente a ações de empresas de alta qualidade que resistiram ao longo do tempo.

Uma ação blue-chip geralmente é um componente dos índices ou médias de mercado mais confiáveis, como o Dow Jones Industrial Average, o Standard & Poor’s (S&P) 500, o Nasdaq-100 nos Estados Unidos, o TSX-60 no Canadá , ou o Índice FTSE no Reino Unido. O quão grande uma empresa precisa ser para se qualificar para o status de blue chip está sempre em debate.

O termo blue chips é oriundo do poker como peça valiosa (Imagem: Chris Liverani/Unsplash)
O termo blue chips é oriundo do poker como peça valiosa (Imagem: Chris Liverani/Unsplash)

Características de uma blue chip

O guia não é uma regra escrita, mas normalmente as empresas consideradas blue chips tem algumas ou todas as características que apresentaremos a seguir.

Grande capitalização no mercado

As blue chips tendem a ser corporações enormes e bem financiadas. Sua capitalização de mercado — traduzindo, o valor total de mercado de todas as suas ações em circulação — está na casa dos bilhões, colocando-as na categoria de ações de grande capitalização. A mais barata dessas grandes capitalizações tem um valor de pelo menos 5 bilhões de dólares, mas a maioria está acima dos 10 bilhões.

Histórico de crescimento

Normalmente apresentam anos, às vezes décadas, de crescimento sustentado e perspectivas contínuas. Os preços de suas ações raramente aumentam drasticamente, mas podem mostrar uma valorização constante ao longo do tempo.

Índices de mercado

Blue chips ocupam posições nos principais índices de mercado. Uma empresa é frequentemente vista como tendo sido capaz, em termos de status de blue chip, se aparecer em uma dessas listas, que funcionam como indicadores para o próprio mercado de ações.

Dividendos

Embora nem sempre seja um recurso, muitas blue chips pagam aos acionistas um dividendo bom e constante. Como empresas maduras, as blue chips se concentram menos no crescimento do que as start-ups e outros negócios que precisam investir continuamente no desenvolvimento.

Para as blue-chips, o fluxo de caixa liberado permite que as empresas compartilhem os lucros com os proprietários de ações por meio do pagamento de dividendos. À medida que as margens de lucro aumentam, os dividendos também aumentam.

Maiores exemplos de blue chips

Os nomes das empresas consideradas blue chips, geralmente, são muito conhecidas do público e do mercado. Agora, as empresas de internet e tecnologia já alcançaram esse estado de solidez para serem consideradas no primeiro escalão:

  • Alphabet (Google);
  • Amazon;
  • Apple;
  • IBM;
  • Microsoft;
  • Verizon;
  • Visa;
  • Lockheed Martin (tecnologia militar);

Estas são as principais empresas da área de tecnologia que são consideradas blue chips, tecnologia de dados, de computação, comunicação, pagamentos, até tecnologia militar são os destaques — apesar de muitos investidores pacifistas não comprarem esse tipo de ação, a empresa apresenta crescimento sólido ao longo de muitos anos.

Com informação: Investopedia, Business Insider, US News.