O que significa migração de dados?
Entenda o que é migração de dados, seus tipos, os cuidados necessários para realizá-la e suas possíveis vantagens

De forma mais simples, podemos considerar como migração de dados qualquer transferência de dados de um local ou formato para outro, como por exemplo, se você resolver mudar seus dados do computador para um HD externo. Porém, o termo é normalmente usado para tratar de mudança de grandes bancos de dados de empresas para outros serviços. Entenda a seguir.
Os bancos de dados são parte fundamental da estrutura de TI de muitas empresas. É lá e nos seus servidores que estão alocados os sistemas integrados, serviços de comunicação e informações de uma companhia. Os motivos que levam uma instituição a realizar uma migração de dados normalmente envolvem segurança, redução de custos ou melhorias no negócio.
Existem alguns tipos de migração e eles são determinados de acordo com a necessidade e os objetivos da mudança.
Toda migração tem riscos e necessita de cuidados, já que estamos falando de movimentação de dados sensíveis para empresas, negócios, instituições ou até mesmo os seus pessoais. Veja alguns fatores que devem ser considerados e exigem atenção:
São vários os motivos que levam uma empresa ou negócio a realizar a migração de seus dados para outros servidores ou locais de armazenamento. A companhia pode reduzir custos ao transferir tudo para a nuvem, facilitando o acesso às informações de outros lugares e evitando os gastos com a manutenção de um datacenter físico próprio.
A segurança também é uma das razões mais relatadas ao se tratar de movimentação de dados. As informações e dados alocados somente em um servidor local, por exemplo, estão mais expostas a falhas técnicas, problemas de hardware ou vulneráveis a ataques.
Por fim, a otimização do acesso ao banco de dados e a melhoria da integração entre programas que o utilizam, junto com a adequação dos setores de uma empresa podem levar a um melhor desenvolvimento do negócio, reduzindo custos e elevando o seu desempenho.
Com informações: NetApp.