TB Responde Jogos

Os 7 jogos de simulação mais loucos já lançados para PC e consoles

Simuladores de corrida? Que nada. Confira alguns jogos de simulação completamente insanos e bem divertidos

Vivi Werneck
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Jogos de simulação não precisam ser, necessariamente, fiéis à realidade (ou o mais próximo disso). Inclusive, alguns dos simuladores mais divertidos de jogar são, justamente, os mais loucos. Quer ser um peixe em fuga para encontrar os amigos ou uma cabra psicopata? Você pode! Dá uma olhada nesta lista com jogos insanos desse tipo que você pode curtir… Caso tenha gostos peculiares para games.

Goat Simulator (Imagem: Divulgação/Coffee Stain Studios)

1. Goat Simulator

Um clássico, um cult das insanidades em forma de simulador de jogos. Em Goat Simulator você controla uma simpática cabra psicopata que passa o seu dia saltitando pelas ruas, grudando em objetos e pessoas, explodindo tudo, usando roupas “da moda” e até voando num jetpack. Na verdade, ela faz muito mais do que isso, mas vai da sua imaginação também.

A ideia desse tipo de jogo é dar quase total liberdade para o jogador explorar o mapa, mesmo ele não sendo muito extenso, e interagir com vários elementos. Os grandes trunfos do game são a física caótica e os bugs. Sim, os bugs fazem parte do gameplay e, desde que não quebrem o jogo a ponto dele fechar, é só rir um bocado com os personagens presos em paredes e se esticando loucamente.

Plataformas disponíveis: PS4, Xbox One, Android, iOS, Nintendo Switch, Xbox 360, PS3, PC (Windows), macOS, Linux. 

Extra: no Xbox Game Pass você encontra o Deeeer Simulator, que é basicamente um Goat Simulator só que com alguns modos de jogo diferentes e, dessa vez, você é um cervo.  

YouTube video

2. I Am Fish

Visualmente, I Am Fish é muito bonitinho e parece um desenho da Disney. O encanto para por aí, porque se tornar um peixe, ou melhor, os quatro tipos de peixes desse jogo testará a sua fé na humanidade. A física do game foi feita, com todo carinho, para te enfurecer enquanto tenta controlar os aquários dos quatro bichinhos coloridos por percursos acidentados, curvas, rampas e etc.

Se a vida dos peixinhos em fuga (e a sua) já não fosse complicada o suficiente, ainda há o perigo de serem atropelados por carros, chutados por pessoas e caçados por gaivotas. Inclusive, as gaivotas são os verdadeiros nêmesis deste game. Ao menos os peixinhos têm habilidades especiais, mas nada que vá facilitar tanto a sua vida assim. Boa sorte.

Plataformas disponíveis: Xbox One, Xbox Series X|S, PC (Windows). O jogo faz parte do Xbox Game Pass.

Extra: com a mesma pegada de gameplay com física caótica, você também encontra I Am Bread. Este é um jogo simulador de pão. Sim, você é o pão!

YouTube video

3. Surgeon Simulator

Quem nunca sonhou em ser um cirurgião? Bom, mesmo que este não seja o seu sonho real é possível simular (e de forma totalmente irrealista) como seria ter um bisturi na mão e ser responsável por realizar transplantes e outras operações extremamente delicadas num pobre paciente.

Isso porque a precisão é propositalmente caótica para impedir que você faça qualquer corte, por mais simples que seja, sem causar um banho de sangue. Surgeon Simulator (o segundo jogo já existe) é divertido de jogar justamente por seus controles imprecisos aliados a correr contra o tempo, especialmente para tentar salvar a vida de um paciente já todo recortado (cuidado para não esquecer a furadeira dentro dele!).  

Plataformas disponíveis: PC (Windows), macOS, Linux, PS4, Android, iOS, Nintendo Switch.

YouTube video

4. Hatoful Boyfriend

Quando você achava que as coisas não poderiam ficar mais bizarras, eis que chega Hatoful Boyfriend. Este é um simulador de namoro com… Aves. Isso mesmo, seu namorado pode até ser um pombo! Enfim, quem sou eu para julgar.

No game, você é o único ser humano que foi aceito na prestigiosa escola St. PigeoNation’s Institute. Além das aulas, vague pelos corredores da escola, converse com as outras aves, crie vínculos… Quem sabe assim você não conseguirá encontrar o seu grande amor emplumado?

Plataformas disponíveis: PC (Windows), Android, iOS, MacOS, Linux, PS4, PS Vita. 

YouTube video

5. Overcooked 2

Este jogo é o Uno dos simuladores, já que tem uma capacidade única de destruir amizades e relações amorosas. Overcooked 2 traz um multiplayer online e super recomendo jogá-lo dessa forma. Nada mais engraçado do que tentar cozinhar um prato, com a cozinha dividida entre duas caçambas de um caminhão, enquanto grita com seus amigos pelo arroz queimado.

Esse simulador de cozinha caótica tem controles até precisos, para um jogo do tipo, mas o que conta mesmo para progredir é a comunicação e coordenação entre todos os membros da sua cozinha (e aí é onde mora o problema). O game é super divertido e estressante na mesma medida.

Plataformas disponíveis: PC (Windows), macOS, Linux, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Amazon Luna.

Extra: para expandir seu arsenal de cozinhas infernais, também existe o Cooking Simulator. A diferença é que este é em primeira pessoa, mas o caos é igual. 

YouTube video

6. Kill It With Fire

Neste simulador, você é um exterminador de pragas (devidamente licenciado, é claro) e precisa usar todo o seu arsenal para pôr fim em aranhas que infestam os cômodos de várias casas e lojas. Mas você não precisa ficar só no básico, colocando veneno nos cantinhos.

Destrua inocentes aranhas com fogo, tiros, granadas, dinamite, raio laser… Enfim, eles te contrataram para eliminar o inimigo, só não deixaram exatamente claro que a sua casa precisava ficar em ordem e intacta no processo.

Plataformas disponíveis: PS4, Xbox One, PC (Windows), Android, Nintendo Switch. O jogo faz parte do Xbox Game Pass.

YouTube video

7. Bee Simulator

Ao longo dessa lista, você já foi uma cabra, um peixe e até encontrou um grande amor com penas. Por que não criar asas e voar como uma abelha também? Em Bee Simulator você encarna, se podemos assim dizer, uma abelhinha que precisa coletar pólen, para produzir mel, e proteger a colmeia do ataque de insetos inimigos.

É claro que, nos momentos de folga, a sua simpática abelhinha pode explorar todo um mundo repleto de outros animais para assustar e seres humanos para tentar descer o ferrão. E sabe o que mais? É possível jogar Bee Simulator nos modos jogador versus jogador e cooperativo, com tela dividida.

Plataformas disponíveis: PC (Windows), PS4, Xbox One, Nintendo Switch.

YouTube video

E estas foram algumas sugestões de jogos de simulação loucos para PC e consoles. É claro que existem dezenas de outros mais por aí e, se você conhecer algum que se encaixe nesse perfil, não esqueça de compartilhar com a gente nos comentários!

Esse conteúdo foi útil?

Vivi Werneck

Editora-Assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). Hoje, ela é editora-assistente no Tecnoblog, editora no Meio Bit e apresenta o Hit Kill.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque