Os 20 melhores Doodles do Google

A gigante de buscas completa duas décadas e os Doodles estão presentes desde o início dessa jornada; relembre 20 deles

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses
Google / Lalo Hernandez / Unsplash

Em setembro de 2018 o Google faz aniversário e celebra 20 anos. A data exata em que se celebra o nascimento do buscador é confusa, já que a Google Inc. foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 mas o nome de domínio “Google” foi registrado em 15 de setembro de 1997 — quase um ano antes. Calendários a parte, a gigante de buscas completa duas décadas e os Doodles estão presentes desde o comecinho desta história. Para celebrar, relembre 20 dos melhores Doodles do Google na página inicial do motor de buscas, segundo a empresa de internet.

Tecnicamente, os doodles sempre existiram. “Poucos dias antes da criação do Google, nossos fundadores adicionaram o logotipo do festival Burning Man à página inicial do Google para indicar que estavam fora da cidade. Com isso, nasceu um legado colorido: a nossa homepage de Doodles“, lembra um post no blog da companhia americana.

Nas últimas duas décadas, uma equipe de talentosos designers criou milhares de variações ilustradas, animadas e interativas, dos simples doodles de Ação de Graças de 1998 e 1999, até o doodle interativo de realidade virtual (RV) em 360°, da NASA.

Os 20 doodles que marcaram a estreia de novas tecnologias e ilustrar a página inicial.

Os primeiros doodles…

1. Primeiro Doodle: Burning Man Festival (1998)

Os fundadores do Google Larry Page e Sergey Brin brincaram com o logotipo da empresa para indicar que estavam indo para o festival Burning Man – era a mensagem de “fora do escritório” para os usuários do Google. Começa a ideia de alterar o logotipo.

Burning Man Doodle Google

2. Primeira série de Doodles: Google Aliens (2000)

Em maio de 2000, cinco doodles do ilustrador Ian David Marsden mostravam extraterrestres encontrando o logo e, depois, levando-o para Marte. Embora os doodles estejam tradicionalmente ligados à datas históricas, a série foi só para ser divertida.

3. Primeiro Doodle Internacional: Dia da Bastilha (2000)

Larry e Sergey pediram a Dennis Hwang, um estagiário na época, que fizesse um Doodle para comemorar o Dia da Bastilha. Foi tão bem recebido que Dennis foi nomeado primeiro Chief Doodler do Google, e doodles começaram a aparecer regularmente.

4. Primeiro desenho animado: Halloween (2000)

Criado pela artista convidada Lorie Loeb, o doodle apresentava dois jack-o-lanterns no lugar do “O’s” no Google, acompanhado de uma aranha pendurada na letra “L.”

Tornaram-se mais avançados em tecnologia…

5. Primeiro jogo interativo: 30º aniversário do PAC-MAN (2010)

Inspirando-se na carreira de seu pai como técnico de velhos arcades, o designer e engenheiro Marcin Wichary construiu o Doodle PAC-MAN do zero. O jogo era fiel às raízes do pac-man e incluía a lógica original do jogo, gráficos, sons e bugs originais.

Doodle PacMan Google

6. Primeiro live-action: 122º aniversário de Charlie Chaplin (2011)

O curta-metragem contou com aparições de toda a equipe do Doodle, com o doodler Mike Dutton no papel principal. Para ficar o mais próximo possível dos filmes originais, foi gravado em Niles, Califórnia, no mesmo set em que muitos filmes mudos foram filmados.

7. Primeiro slideshow: 200º aniversário dos contos de fadas de Grimm (2012)

Foi inspirado em quadrinhos e permite que os leitores vejam a história em seu próprio ritmo. Uma visão moderna do doodler Matt Cruickshank para “Chapeuzinho Vermelho”, apresentava o conto em falt-design e tinha até um final alternativo.

8. Primeiro código aberto: 60 anos da primeira publicação de Stanislaw Lem (2011)

Homenageando o escritor de ficção científica Stanisław Lem, o doodle foi um mini-game desenhado por Sophia Foster-Dimino (inspirado no trabalho do ilustrador polonês e colaborador de Lem, Daniel Mróz) que permite manipular um robô depois de vê-lo crescer na tela. Foi a primeira vez que o código (todas as 17 mil linhas dele) por atrás de um doodle foi aberto, permitindo que o público acesse o código completo.

9. Primeira animação “via piano”: 151º aniversário de Claude Debussy (2013)

Atravessando uma paisagem urbana por volta de 1800 à noite, o doodle contou com um pouco de engenhosidade tecnológica para sincronizar perfeitamente as luzes da cidade, as chaminés de fumaça e os brilhos das estrelas na música Clair de Lune, de Debussy.

Ficaram mais criativos…

10. Primeiro “doodle orgânico”: Dia da Terra (2012)

A vida é um jardim e os doodles também. Doodlers dedicados montaram uma câmera no telhado do prédio para criar (e plantar) esse lindo doodle colorido com flores.

Earth Day Doodle Google

11. Primeiro “cut-out animation: 117º aniversário de Lotte Reiniger (2016)

A doodler Olivia Huynh, recriou o estilo do cineasta e animador Lotte Reiniger, cortando meticulosamente silhuetas de papel e movendo-as levemente a cada quadro.

12. Primeiro poema narrado: 90º aniversário do Dr. Maya Angelou (2018)

Pessoas inspiradas pelo legado de Maya Angelou – incluindo Alicia Keys, Martina McBride, Oprah Winfrey e o filho do escritor Guy Johnson – narraram o icônico poema de Angelou, “Still I Rise”, com um cenário de legendas desenhadas por Melissa Crowton.

13. Primeiro Doodle VR/360º: Celebrando Georges Méliès (2018)

Uma game em VR e 360º, indicado ao Emmy, celebrou o pioneiro ilusionista e diretor de cinema francês Georges Méliès. A doodler Helene Leroux, da equipe Doodle, em colaboração com a Spotlight Stories e a Nexus Studios, contou a história de um personagem parecido com Méliès e suas aventuras em um set de filmagem virtual.

Marcaram alguns feitos importantes…

14. Primeiro doodle feito no mesmo dia: Descoberta da Água na Lua (2009)

A doodler Jennifer Horn, inspirada por uma reportagem que leu sobre a descoberta da água na Lua, imediatamente começou a trabalhar para comemorar o evento. O desenho foi concluído em quatro horas e ainda detém o recorde de doodle mais rápido.

Agua na Lua Doodle Google

15. Recorde de pessoas em Doodle: Dia Internacional da Mulher (2014)

Com mais de 100 mulheres de todo o mundo, um vídeo trouxe mulheres inspiradoras como a atriz, comediante e cantora russa Nonna Grishaeva; a ativista da educação de 14 anos Isadora Faber; a pioneira agrícola nigeriana Foluso Olaniyan e outras.

16. Recorde de parcerias: 44º aniversário do nascimento do Hip Hop (2017)

Este Doodle levou a interatividade a um novo nível, permitindo mistur samples de breakbeats lendários. Seguindo uma cartilha sobre a história do Hip Hop, narrada por Fab 5 Freddy, ex-apresentador do “Yo! MTV Raps ”, havia um tutorial sobre como ser um DJ virtual em um par de toca-discos interativos. O Google trabalhou com sete parceiros criativos, nove pioneiros do gênero e mais de 50 especialistas de Hip Hop.

17. Maior tempo de produção: Celebrando Selena Quintanilla (2017)

A vida da musicista mexicana-americana, ícone da moda, empresária, filantropa e estrela internacional Selena Quintanilla foi celebrada em um vídeo do doodler Kevin Laughlin. Com a música mais icônica de Selena, “Bidi Bidi Bom Bom”, ilustrou a ascensão de fenômeno infantil à potência musical e levou 18 meses para ficar pronto.

Surpreendentes e divertidos!

18. Primeiro concurso “Doodle 4 Google” (2005)

O primeiro concurso do Doodle 4 Google aconteceu no Reino Unido e teve como primeira vencedora Lisa Wainaina, de 11 anos, com “O Dia da Criança”. O concurso, que acontece todos os anos em vários países, convida estudantes para projetar seu próprio doodle e concorrer a bolsas de estudos e pacotes de tecnologia para suas escolas.

Doodle For Google

19. Primeiro Quizz: Earth Day Teste (2015)

Um teste científico (ainda no ar) ajudou as pessoas a se descobrirem no reino animal – e aprender fatos divertidos sobre os animais nesse processo. Celebridades que adoram animais como Jane Goodall e Edward Norton fizeram vídeos compartilhando seus bichos e ajudaram a arrecadar dinheiro para instituições de caridade animal.

20.  Melhor “cat cameo”: Momo o gato, Halloween (2016)

Uma versão animada do gato da doodler Juliana Chen fez sua segunda de várias aparições no Doodle em um jogo com tema de Halloween. O game inclui cinco níveis, magias e uma poderosa varinha para se defender inimigos fantasmagóricos. O Momo também fez aparições em 2015 e 2017 no Dia das Bruxas e inspirou fanarts do Momo.

Receba mais sobre doodle na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados