Os melhores jogos do 3DS para baixar antes do fim do eShop

De Pokémon a Super Mario; Conheça dez dos melhores jogos do Nintendo 3DS para jogar antes do fatídico encerramento do eShop

Ricardo Syozi
Por

É verdade que o fechamento do eShop do Nintendo 3DS fará com que os jogadores percam o acesso a centenas de excelentes jogos. Por mais que isso seja uma pena, vale lembrar que ainda há tempo para garantir aquele game que você sempre quis em sua coleção digital. Separei dez títulos e algumas menções honrosas que valem aquela conferida, venha comigo!

melhores jogos 3ds
New Nintendo 3DS (Imagem: Tecnoblog)
JogoAno de lançamentoNota no Metacritc
Fire Emblem: Awakening201392
The Legend of Zelda: A Link Between Worlds201391
Shovel Knight201490
Super Mario 3D Land201190
Pushmo201190
Zero Escape: Virtue’s Last Reward201288
Pokémon X & Y201388
Animal Crossing: New Leaf201388
Monster Hunter 4 Ultimate201586
Luigi’s Mansion: Dark Moon201386

1. Fire Emblem: Awakening

O jogo com a história mais curiosa de toda a série, Fire Emblem: Awakening traz elementos de viagem no tempo, casamentos, filhos e uma guerra que parece não ter fim. Tudo isso ao lado de uma jogabilidade refinada e uma trilha sonora difícil de esquecer. Para o jogador mais hardcore, é possível passar de 100 horas de jogatina nessa pérola.

YouTube video

Não faltam jogos da série The Legend of Zelda no 3DS. Pensando nisso, decidi separar o único que ainda é exclusivo do console. A Link Between Worlds traz uma jogabilidade com visão aérea, um sistema diferente de armas e upgrades, ótimos confrontos contra chefes e uma narrativa muito charmosa. Vale o destaque para a arte incrivelmente carismática.

YouTube video

3. Shovel Knight

Logo na primeira fase de Shovel Knight é possível notar o quão especial é essa obra. Gráficos cheios de pixels lindos, músicas empolgantes e desafio na medida certa. Este é um daqueles jogos de 3DS que fazem o jogador suar, mas que oferecem sempre aquela sensação de satisfação única. A aventura é tão boa que funciona bem em qualquer sistema, mas tem uma cara de portátil que se encaixa muito bem no 3DS.

YouTube video

4. Super Mario 3D Land

Uma das aventuras mais simpáticas do encanador desembarcou no portátil em 2011. Com fases no estilo mais clássico da série, power-ups divertidos e muitas maneiras de ganhar vidas, Super Mario 3D Land é uma jornada apaixonante. Dentre os jogos do herói no 3DS, este é considerado pelos fãs, eu incluso, como a melhor opção no console da Nintendo.

YouTube video

5. Pushmo

Mesmo sendo um jogo de 3DS que pouco exige do portátil, Pushmo é cheio de carisma e desafio. O game é um quebra-cabeça no qual o protagonista precisa movimentar blocos para criar imagens distintas e famosas. As primeiras fases são simples o suficiente para pegar a atenção do jogador, mas com o caminhar da carruagem, a dificuldade sobe. Dessa forma, a necessidade de parar e pensar em seus próximos movimentos acaba surgindo.

YouTube video

6. Zero Escape: Virtue’s Last Reward

O único jogo dessa lista com uma temática muito mais adulta, Virtue’s Last Reward é o segundo título da franquia Zero Escape. Ele coloca o jogador no papel de uma pessoa sequestrada que é forçada a participar de um jogo por sua vida com outros oito indivíduos. Se já assistiu alguma vez a um filme da franquia Jogos Mortais, então já pode imaginar o que vai rolar na obra.

YouTube video

7. Pokémon X & Y

O primeiro jogo da franquia no 3DS conseguiu dar aquele sopro de novidade que muitos queriam na época. Pokémon X & Y introduziu novos monstrinhos, uma história interessante e mecânicas inéditas à famosa série. Para quem se lembra, no Brasil teve até eventos de pré-lançamento, com filas enormes para garantir o título ao lado de um mapa da região todo feito de pano.

YouTube video

8. Animal Crossing: New Leaf

Gastar dezenas de horas apenas cuidando de sua cidade e de seus moradores pode não parecer uma tarefa muito divertida. Porém, assim que você começa sua jornada como prefeito em Animal Crossing: New Leaf, essa percepção logo muda. Realizar favores, juntar itens, construir coisas, tudo isso tem um apelo muito maior do que parece, mas que consegue garantir muita diversão neste jogo de 3DS.

YouTube video

9. Monster Hunter 4 Ultimate

A versão melhorada de Monster Hunter 4 chegou ao portátil da Nintendo em 2015 no ocidente. Este jogo de 3DS se destaca nas batalhas ferozes contra enormes monstros e na cooperação em partidas multiplayer (locais e online). A variedade de equipamentos e estilos de jogo agradam qualquer aventureiro, mas vale lembrar que a curva de aprendizado na série nunca é das mais tranquilas.

YouTube video

10. Luigi’s Mansion: Dark Moon

Também conhecido como Luigi’s Mansion 2 pelos fãs, esta aventura coloca o chamado “Mario Verde” em uma caçada à fantasmas em vários locais como mansões e casas menores. É claro que melhorias são feitas em seu equipamento, a Poltergust 5000, para cumprir sua missão. Há muito estilo na jornada, desde a arte caricata até as músicas fantasmagóricas que sempre estão tocando. Sem dúvida, uma aventura que vale a jogatina.

YouTube video

Menções honrosas

Sempre é válido ressaltar aqueles jogos de 3DS que acabaram não entrando na lista. Já que usei o Metacritic para separar os títulos com melhores notas, é claro que preciso recomendar alguns games de meu gosto pessoal. Confira:

  • Mario Kart 7;
  • Yo-Kai Watch;
  • Etrian Odyssey V: Beyond the Myth;
  • Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney;
  • Steamworld Dig;
  • Bravely Default;
  • Star Fox 64 3D;
  • Metroid: Samus Returns.

Deu para notar que usei um pouco de liberdade para deixar apenas um game por franquia na lista, além disso foquei em títulos ou feitos com o portátil em mente, ou que funcionam melhor nele do que em outras plataformas.

Dessa lista de melhores jogos do Nintendo 3DS, qual obra ficou de fora em sua opinião? Conta pra gente!

Com informações: Metacritic.

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados