Por que acontece e como evitar um superaquecimento no seu celular
Saiba como identificar o superaquecimento em seu celular, aprenda a como lidar com o problema e a como evita-lo completamente

Saiba como identificar o superaquecimento em seu celular, aprenda a como lidar com o problema e a como evita-lo completamente
O superaquecimento de um celular pode acontecer por vários motivos e causar uma série de problemas como queda de performance até um encurtamento da vida útil do aparelho. Neste texto, conheça algumas dicas para identificar por que seu celular está ficando quente demais, aprenda como remediar essa situação e também como evita-la.
Alguns fatores podem levar o seu celular a superaquecer. Mas, em geral, o uso prolongado não deveria ser um deles. O principal culpado é a exposição a altas temperaturas, como utilizar o celular sob Sol forte em um dia quente ou deixa-lo em um carro fechado.
Defeitos na bateria também podem levar ao superaquecimento. Mas, neste caso, é preciso recorrer à assistência técnica autorizada para substituí-la; assim como carregadores defeituosos.
Há sim, casos onde um celular pode superaquecer devido o uso, o que não é um cenário comum dependendo das circunstâncias.
Algumas situações podem ajudar a provocar superaquecimento:
Tarefas pesadas tendem a exigir mais de modelos antigos ou com menos recursos, provocando calor. Entretanto, não confunda aquecimento com superaquecimento.
O celular esquentar durante o uso ou enquanto carrega é normal. Mas, se ele ficar tão quente que você não consegue segura-lo, aí temos um problema. Alguns malwares também podem fazer com que seu celular fique lento e superaqueça. Portanto, cuidado com os apps que você instala.
Se seu celular está sofrendo de superaquecimento, faça o seguinte:
Evite, também, repousá-lo em mesas ou bancadas de pedra fria caso tenha traseira de vidro, isso pode causar um choque térmico e causar rachaduras no corpo do aparelho.