Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Por que não consigo seguir ninguém no Instagram? [ação bloqueada]

Descubra o que significa "ação bloqueada" e a resposta para a pergunta: "por que não consigo seguir ninguém no Instagram?"

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Se você já se perguntou “por que não consigo seguir ninguém no Instagram?”, já que toda vez que você tenta dar follow, curtir postagens ou enviar novos comentários, é brindado com a mensagem “Ação bloqueada“? O motivo é simples: sua conta foi bloqueada temporariamente. Saiba por que e como resolver isso e voltar a seguir.

follow-pixabay

Por que não consigo seguir ninguém no Instagram?

O Instagram possui várias maneiras de punir usuários que passam do limite e banir o perfil é apenas uma delas. Outra é o shadow banning, que embora não seja uma prática reconhecida pela maioria das redes sociais, é usada para ocultar conteúdos de contas consideradas nocivas, “hashtags quebradas” ou esquemas que usam bots.

Um terceiro método, não tão radical quanto o banimento, nem tão sutil quanto o shadow banning, é o bloqueio temporário e parcial de um perfil, específico para interações com outros usuários. Ele é uma forma de proteger a rede de uma conta que foi identificada como um bot ou nociva mas, de forma preliminar e não definitiva.

Estes são alguns dos motivos que podem levar ao bloqueio temporário do perfil:

  1. Ter uma conta recente sem postagens (zero ou muito poucas) e partir para curtir postagens, comentar e seguir várias contas em volume massivo;
  2. Ter um perfil muito ativo mas com informações de usuário incompletas (nome genérico, sem avatar, sem bio);
  3. Publicar muitos posts, curtir muitos posts e/ou seguir e dar unfollow em muitos usuários, tudo em um curto espaço de tempo;
  4. Compartilhar conteúdos repetidos (posts ou comentários) constantemente;
  5. Mencionar muitos usuários e hashtags aleatórias em posts e comentários;
  6. Usar apps de terceiros com o Instagram para curtir posts ou conseguir seguidores.
Instagram / não consigo seguir ninguém no instagram

Exemplo de mensagem “Ação bloqueada”

Esses comportamentos podem indicar que o perfil é um bot ou um espertinho querendo inflar seu alcance com apps de terceiros. Mas, ao invés de banir, o Instagram bloqueia recursos por um período, de 24 a 48 horas. Neste período, o usuário não pode seguir novos perfis, enviar comentários ou curtir posts mesmo que consiga acessá-los.

Ao tentar fazê-lo, receberá a mensagem “Ação bloqueada”. O texto diz: “Está ação foi bloqueada. Tente novamente mais tarde. Limitados determinados conteúdos e ações para proteger a nossa comunidade. Diga-nos se você acha que isto foi um engano”.

Como se livrar do bloqueio

O Instagram pode “bloquear” um usuário de duas formas: por IP ou por conta. No primeiro caso, você pode driblar o castigo trocando o IP de acesso à conta, o que em um celular pode ser feito trocando a conexão de dados móveis para Wi-Fi ou vice-versa.

Já no segundo caso, se você acha que foi punido injustamente, pode enviar uma mensagem ao Instagram e questionar a decisão, tocando em “Relatar um problema” quando a mensagem “Ação bloqueada” for exibida.

Você pode também enviar uma mensagem pela ferramenta de ajuda do Instagram:

Instagram / não consigo seguir ninguém no instagram

  1. Com o Instagram aberto, acesse a tela de perfil e toque nas três linha paralelas no canto superior direito;
  2. Toque em “Configurações”, “Ajuda”, “Relatar um problema”;
  3. No iPhone, toque em “Algo não está funcionando”, já no Android, toque em “Relatar um problema”;
  4. Descreva o problema e por que você acha que foi punido injustamente;
  5. Envie a mensagem e aguarde até o Instagram se posicionar sobre sua solicitação, restaurando ou não sua conta.

Por fim, se você cometeu algumas das infrações descritas no início deste post, o melhor que você pode fazer é esperar o tempo de bloqueio passar e deixar a conta voltar ao normal novamente. E, depois disso, evitar repetir os mesmos comportamentos (ou usar os mesmos aplicativos) para não ser bloqueado de novo ou banido do Instagram.