Por que não consigo seguir ninguém no Instagram?

Instagram pode exibir a mensagem "Restringimos determinadas atividades para proteger nossa comunidade" ou "ação bloqueada" quando identificar alguma violação das diretrizes

Lucas Lima
Por
Guias do Instagram
Aplicativo do Instagram (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O Instagram pode restringir alguma ação da conta, como seguir ou comentar, para “proteger a comunidade” contra spam. É o que acontece quando o usuário não segue as diretrizes da rede social. Mas você pode recorrer caso o sistema ateste um falso positivo.

Limite de contas seguidas

Não é possível seguir mais que 7.500 pessoas no Instagram. Se este for o seu caso, é por isso que a ação foi bloqueada. Caso contrário, continue para entender os motivos que levam à restrição da conta.

Por que eu fui bloqueado pelo Instagram?

O Instagram restringe atividades para proteger a comunidade. Em uma resposta no Reclame Aqui, um membro da equipe do Instagram respondeu o seguinte:

Os Padrões da Comunidade do Instagram visam garantir uma plataforma aberta e acolhedora para todos e, quando é identificado o uso incorreto ou abusivo de algum recurso ou serviço (mesmo que não tenha sido de propósito), haverá o bloqueio temporário do mesmo, normalmente durando de algumas horas a alguns dias.

Se uma conta teve esse bloqueio, deve se deparar com a mensagem “ação bloqueada” ou ainda o texto mais detalhado:

Tente novamente mais tarde: Restringimos determinadas atividades para proteger nossa comunidade

Outras ações que também violam as diretrizes do Instagram e podem resultar no bloqueio temporário são:

  • Ficar mudando o tipo de conta: mudar de conta pública para privada várias vezes pode criar uma experiência ruim para os usuários. “Esse comportamento é desencorajado no Instagram para ajudar a proteger a comunidade de atividades não autênticas”, explica o Instagram;
  • Discurso de ódio: fazer ameaças, comentários ofensivos e outros comportamentos que desrespeitosos violam os padrões da comunidade e além de serem removidos, podem implicar no bloqueio de ações na rede;
  • Apps de terceiros: usar aplicativos para conseguir alguma vantagem no Instagram, como ganhar curtidas, seguidores, ver quem visita o perfil ou saber quem bloqueou a conta, são desencorajados. Segundo o Instagram: “As contas que geram atividades não autênticas também violam as Diretrizes da Comunidade do Instagram”;
  • Direitos autorais: as regras também falam sobre conteúdos protegidos por direitos autorais. “Publicar o conteúdo de outra pessoa no Instagram ou facilitar o acesso a ele de forma ilegal é considerado uma violação de direitos autorais no Instagram”, descreve a plataforma;
  • Informações falsas: o Instagram também é contra desinformação ou conteúdos enganosos que possam prejudicar os usuários.

O que fazer se o Instagram restringiu minha conta?

É preciso entender os motivos que levaram ao bloqueio temporário da conta para corrigir o problema, como verificar se ela infringe direitos autorais ou usa algum aplicativo malvisto pelo Instagram.

Violação de direitos autorais

Para verificar se alguma publicação viola direitos autorais e, consequentemente, as diretrizes do Instagram, faça o seguinte:

  1. Vá para o seu perfil e toque no ícone das três barras para abrir o menu, depois acesse “Configurações e privacidade“;Menu de configurações do Instagram
  2. Em seguida role a página até o final e selecione “Ajuda”; agora escolha “Status da conta”opções do menu do instagram para exibir o status da conta

Esta seção mostrará se existe alguma publicação que está prejudicando a conta. A solução é apagar o conteúdo.

Revogar aplicativos de terceiros

Outra alternativa é revogar o acesso a aplicativos de terceiros no Instagram, que se encaixam no tópico sobre atividades não autênticas. Como diz a rede social:

As contas que continuarem a usar aplicativos que não são do Instagram para obter mais seguidores poderão perceber que determinadas partes da conta do Instagram estão limitadas. Se você usar um desses aplicativos para obter curtidas ou seguidores, a sua conta poderá ser desativada ou encerrada.

Não é certo que revogar os aplicativos de terceiros vá normalizar a conta no mesmo instante. Pode ser que o bloqueio ainda ocorra por alguns dias até o Instagram entender que o usuário voltou a seguir as regras.

Atualizar o aplicativo

O próprio Instagram recomenda atualizar o aplicativo se houver problemas de funcionamento. Se a versão instalada no celular está desatualizada, pode haver alguma incompatibilidade com as tecnologias mais recentes do app.

Nada funcionou: relatar ao Instagram

Às vezes a impossibilidade de seguir alguém não está relacionada à conta bloqueada, mas a um problema técnico do Instagram. A solução é relatar o erro no aplicativo:

  1. Quando vir o erro ao tentar seguir alguém, agite o celular até aparecer a janela “Aconteceu algum problema”; toque em “Relatar problema”:opção de relatar um problema ao instagram
  2. Na próxima tela, indique “Incluir e continuar”;menu de relatar problema ao instagram
  3. Explique o que está acontecendo com a conta (se tiver mais capturas de tela, adicione-as também no relatório); depois finalize tocando em “Enviar”, no canto superior direito.campo para explicar o problema para o instagram

Perguntas frequentes

Quanto tempo dura o bloqueio do Instagram?

O bloqueio pode durar horas ou dias, mas o Instagram não menciona um tempo exato. A duração pode variar de acordo com a violação das regras da plataforma.

Qual o máximo de pessoas que posso seguir no Instagram por dia?

O Instagram não informa um limite diário na ação de seguir, apenas o limite 7.500 pessoas para cada conta.

Por que não consigo seguir mais de 7.500 no Instagram?

O limite de contas seguidas no Instagram é imposto para todas as pessoas a fim de combater spam e interações não autênticas, como por exemplo combater perfis falsos para quem compra seguidores.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Graduou-se em Jornalismo em 2018 e se formou técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados

Relacionados