Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Por que o ícone do VLC Media Player é um cone de sinalização?

Conheça a história por trás da origem do ícone do VLC Media Player, um cone de sinalização, presente desde as primeiras versões

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O VLC Media Player, um dos players de vídeo mais simples e versáteis, utiliza um cone de sinalização como ícone desde sua primeira versão, lançada em 2001. Embora muito popular, pouca gente sabe a origem por trás de tão inusitado e deslocado símbolo.

Aqui, você vai descobrir a verdade.

Videolan / ícone do VLC Media Player

Por que o ícone do VLC é um cone de sinalização?

O VLC Media Player foi desenvolvido pela VideoLAN, uma organização sem fins lucrativos que, até 1999, era o nome do projeto em torno da criação do player de vídeo. Os trabalhos começaram em 1996 no École Centrale Paris, então um instituto de pesquisa e desenvolvimento, para cursos de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Ciência.

Em 1998, a versão pré-alpha do VLC (sigla para VideoLAN Client) foi totalmente reescrita do zero e lançada em 1º de fevereiro de 2001 sob a licença GNU GPL, que o caracteriza como um software de código aberto, livre para ser modificado pela comunidade.

Foi por falta de conformidade com a GPL por parte do iTunes que a VideoLAN removeu o VLC do iOS anos atrás, que só voltou depois que o software foi colocado sob a licença LGPL, mais flexível.

VLC 1.1 para Windows / vlc orange cone

O VLC 1.1 para Windows (2012) era assim; a versão mais antiga ainda disponível é a 0.4.6, de 2004

O VLC sempre foi oferecido como uma solução em si mesmo: traz diversos codecs em seu código-fonte, de modo que o usuário não precise baixar pacotes e pacotes de compatibilidade para rodar arquivos de áudio e vídeo diversos.

Hoje, reconhece até arquivos .ISO (imagens de DVDs e discos Blu-ray), roda em inúmeras plataformas e é um dos players mais populares do mundo.

Ainda assim, nem todo mundo sabe de onde saiu o bendito ícone do cone de tráfego.

A origem do cone do VLC

Conta-se (inclusive no Fórum do VLC) que um dia alguns membros da VIA, uma associação de networking entre clubes de diversas áreas da École Centrale, entre eles o projeto VideoLAN, apareceram no instituto bêbados, portando… um cone de trânsito.

A partir dali, seus membros começaram uma coleção de cones que, segundo relatos, era bem grande. Pouco depois os trabalhos em torno do VLC começaram e a equipe do projeto VideoLAN decidiu usar como logo do software o tal cone.

Agora você já sabe: o ícone do VLC supostamente teve origem em um furto executado por um bando de estudantes bêbados. 😅