Por que o ícone do VLC Media Player é um cone de sinalização?
Conheça a história por trás da origem do ícone do VLC Media Player, um cone de sinalização, presente desde as primeiras versões
O VLC Media Player, um dos players de vídeo mais simples e versáteis, utiliza um cone de sinalização como ícone desde sua primeira versão, lançada em 2001. Embora muito popular, pouca gente sabe a origem por trás de tão inusitado e deslocado símbolo.
Aqui, você vai descobrir a verdade.
- Como colocar um vídeo como papel de parede no PC [Windows]
- Como colocar vídeo de papel de parede no Mac [Dynamic Wallpaper]
Por que o ícone do VLC é um cone de sinalização?
O VLC Media Player foi desenvolvido pela VideoLAN, uma organização sem fins lucrativos que, até 1999, era o nome do projeto em torno da criação do player de vídeo. Os trabalhos começaram em 1996 no École Centrale Paris, então um instituto de pesquisa e desenvolvimento, para cursos de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Ciência.
Em 1998, a versão pré-alpha do VLC (sigla para VideoLAN Client) foi totalmente reescrita do zero e lançada em 1º de fevereiro de 2001 sob a licença GNU GPL, que o caracteriza como um software de código aberto, livre para ser modificado pela comunidade.
Foi por falta de conformidade com a GPL por parte do iTunes que a VideoLAN removeu o VLC do iOS anos atrás, que só voltou depois que o software foi colocado sob a licença LGPL, mais flexível.

O VLC 1.1 para Windows (2012) era assim; a versão mais antiga ainda disponível é a 0.4.6, de 2004
O VLC sempre foi oferecido como uma solução em si mesmo: traz diversos codecs em seu código-fonte, de modo que o usuário não precise baixar pacotes e pacotes de compatibilidade para rodar arquivos de áudio e vídeo diversos.
Hoje, reconhece até arquivos .ISO (imagens de DVDs e discos Blu-ray), roda em inúmeras plataformas e é um dos players mais populares do mundo.
Ainda assim, nem todo mundo sabe de onde saiu o bendito ícone do cone de tráfego.
A origem do cone do VLC
Conta-se (inclusive no Fórum do VLC) que um dia alguns membros da VIA, uma associação de networking entre clubes de diversas áreas da École Centrale, entre eles o projeto VideoLAN, apareceram no instituto bêbados, portando… um cone de trânsito.
A partir dali, seus membros começaram uma coleção de cones que, segundo relatos, era bem grande. Pouco depois os trabalhos em torno do VLC começaram e a equipe do projeto VideoLAN decidiu usar como logo do software o tal cone.
Agora você já sabe: o ícone do VLC supostamente teve origem em um furto executado por um bando de estudantes bêbados. 😅