Como fixar uma foto ou vídeo no perfil do Instagram

Aprenda a usar o recurso de pin da plataforma, que permite que até três imagens ou vídeos do perfil sejam fixos no topo do feed

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Em junho de 2022, um novo recurso chegou para contas comerciais do Instagram, permitindo que usuários pudessem fixar até três publicações no topo do seu perfil. Para quem gostou da ferramenta, mas não sabe como usá-la, explicamos abaixo como fixar e desafixar uma foto ou vídeo no seu perfil do Instagram e trouxemos ainda algumas dicas de como brincar com a organização do feed. Confira!

Tempo necessário: 1 minuto

Para fixar uma foto ou vídeo no topo do Instagram, siga os passos abaixo. Lembre-se que no máximo três publicações podem receber o pin e que as postagens podem ser desafixadas a qualquer momento, voltando automaticamente para a posição do feed em que estavam.

  1. Acesse seu feed:

    Faça login no Instagram (utilizando seu telefone, nome de usuário ou e-mail e sua senha) e acesse seu perfil, tocando no ícone de pessoa, localizado no canto inferior direito da tela;Como fixar uma foto ou vídeo no perfil do Instagram / Instagram / Reprodução

  2. Abra as configurações da foto:

    Escolha a foto que deseja fixar e toque sobre ela para visualizá-la. Feito isso, toque no ícone de três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela, para abrir suas configurações;Como fixar uma foto ou vídeo no perfil do Instagram / Instagram / Reprodução

  3. Fixe a foto;

    Na lista de recursos, toque sobre a opção “Fixar no seu perfil”. Automaticamente a foto aparecerá fixa como sua última publicação, com um símbolo de pin.Como fixar uma foto ou vídeo no perfil do Instagram / Instagram / Reprodução

Como remover uma foto pinada no Instagram

Caso, no entanto, você mude de ideia e queira tirar o pin da foto, o processo é tão simples quanto o de fixá-lo. Para isso, siga os passos:

  1. Vá até o seu feed do Instagram;
  2. Toque sobre a foto ou vídeo que tem o pin;
  3. Clique no ícone de três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela;
  4. Toque na opção “Desafixar do seu perfil”.

Pronto, a imagem em questão será desafixada e automaticamente retornará para a sua posição original do feed.

Brinque com a organização

Para quem gosta de deixar as publicações do Instagram organizadas ou mesmo manter uma determinada estética no feed, o recurso de pin de fotos e vídeos pode ser uma ótima ajuda.

Como fixar e desafixar as postagens é algo que pode ser feito de maneira muito rápida, o usuário pode usar a ferramenta para brincar com “imagens de respiro” (termo popular usado para imagens sem muitas cores ou informações, que deixam o layout mais arejado) ou até mesmo para intercalar as cores das fotos – lembrando que qualquer nova foto ou vídeo publicado aparece no feed depois do que estiver fixado.

Além disso, o recurso também pode ser uma ótima ajuda na criação de mosaicos, facilitando o processo de publicar as fotos na ordem correta para que elas formem a imagem desejada.

Posso mudar a ordem das fotos no perfil do Instagram?

Apesar da ferramente de pin, que permite fixar até três fotos ou vídeos no topo do Instagram, as outras imagens do perfil não podem ser trocadas de posição. A plataforma não possui nenhum recurso que permite mudar as imagens ou mesmo os vídeos postados de lugar.

Com informações: Adam Mosseri via Twitter

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados