Preciso dos AirPods para ouvir Dolby Atmos no Apple Music?

Confira a seguir o que é necessário para um assinante do Apple Music ouvir o formato Dolby Atmos e como identificá-lo

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Você pode ouvir o áudio espacial Dolby Atmos sem AirPods (Imagem: Omid Armin/Unsplash)
Você pode ouvir o áudio espacial Dolby Atmos sem AirPods (Imagem: Omid Armin/Unsplash)

Os assinantes do Apple Music podem ouvir algumas músicas no formato Dolby Atmos ou áudio espacial, a novidade do serviço de streaming da Apple que oferece uma experiência mais imersiva e faz o ouvinte ter a sensação de estar próximo dos instrumentos, com o som vindo de várias direções. Mas posso ouvir com qualquer fone ou preciso dos AirPods? Confira a seguir como aproveitar o Dolby Atmos.

O áudio espacial via Dolby Atmos só funciona com AirPods?

Não. Para ouvir o áudio espacial com tecnologia Dolby Atmos, o assinante do Apple Music pode usar qualquer fone de ouvido. Entretanto, somente dispositivos compatíveis reproduzem de forma automática o Dolby Atmos. Para ouvir o formato em outros fones, é necessário que a opção esteja marcada como “Sempre ativo” nas configurações.

O Dolby Atmos é reproduzido de forma automática com os seguintes dispositivos:

  • AirPods, AirPods Pro ou AirPods Max;
  • BeatsX, Beats Solo3 Wireless, Beats Studio3, Powerbeats3 Wireless, Beats Flex, Powerbeats Pro ou Beats Solo Pro;
  • Alto-falantes integrados de um MacBook Pro (modelo 2018 ou posterior), MacBook Air (modelo 2018 ou posterior) ou iMac (modelo 2021);

Como saber se o Dolby Atmos está ativo no Apple Music?

Para ter acesso ao recurso, é necessário ter o iOS ou iPadOS 14.6 no iPhone ou iPad. Veja como ativar ou desativar o recurso:

  1. Acesse “Ajustes”;
  2. Toque em “Música”;
  3. Na seção “Áudio”, toque em Dolby Atmos;
  4. Escolha entre Automático, Sempre ativo ou desative a opção;
  • Dolby Atmos Automático: As músicas serão reproduzidas no formato Dolby Atmos no Apple Music automaticamente apenas quando você estiver usando um dos dispositivos listados acima.
  • Dolby Atmos Sempre ativo: Esta opção deve ser ativada caso você use outros fones de ouvido que não são compatíveis com a reprodução automática de áudio espacial;
Selo Dolby Atmos em álbum no Apple Music (Imagem: Reprodução/Apple Music)
Selo Dolby Atmos em álbum no Apple Music (Imagem: Reprodução/Apple Music)

Para saber se a música está neste formato, basta tocar na faixa e verificar se há o símbolo do Dolby Atmos nas informações da faixa ou do álbum, caso ele esteja disponível por completo em áudio espacial.

Baixar músicas em Dolby Atmos

É preciso acessar os “Ajustes”, no mesmo menu indicado acima, e em “Música”, ativar a opção “Baixar em Dolby Atmos”. Se já houver uma versão da música baixada, apague e faça o download novamente.

Ao baixar uma versão em áudio espacial, você também faz o download de uma versão normal da música. Para ouvi-la sem o formato Dolby Atmos, desative a opção em Ajustes, como expliquei anteriormente.

Com informações: Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Dolby Atmos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Relacionados