Prompt em IA Generativa: o que é, para que serve e como usar

Elaborar um Prompt assertivo ajuda a IA Generativa a entender mais facilmente o que o usuário quer, produzindo assim resultados mais precisos.

Vitor Valeri Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Exemplo de prompt necessário para gerar imagens usando Inteligência artificial (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Prompt em IA Generativa é um comando de texto criado para que haja um resultado desejado. Os textos permitem que a inteligência artificial analise o prompt por meio de parâmetros aprendidos através de Redes Neurais Artificiais e gere uma resposta.

Uma IA Generativa é capaz de gerar resultados em diversos formatos como, por exemplo, imagens, músicas, vídeos e textos. Um exemplo é a DALL-E, que gera imagens a partir de textos descritivos.

Entenda a seguir todos os detalhes para que você crie um Prompt em IA Generativa.

O que é um Prompt em IA Generativa?

Um prompt é um texto criado com o objetivo de descrever a tarefa que a IA Generativa deverá executar. Exemplo: “Liste os principais LLMs utilizados hoje e quais são as aplicações em que cada modelo é mais popular.” A escrita pode ser feita como se estivesse em uma conversa com uma pessoa.

Para que serve o Prompt em IA Generativa

O prompt é utilizado para fazer com que a IA Generativa gere uma resposta ao analisar as informações em um texto escrito pelo usuário. A saída (resposta) pode ser em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo.

Como funciona o Prompt em IA Generativa?

A IA Generativa analisa o Prompt com base em parâmetros. Esses parâmetros são valores que a IA aprende automaticamente ao ser exposta a grandes quantidades de dados durante o treinamento.

As Redes Neurais Artificiais usam uma grande base de dados para processar o texto base, associando palavras e conceitos para gerar respostas coerentes aos usuários. A tecnologia utiliza técnicas de machine learning, deep learning, trazendo múltiplas camadas dentro de uma RNA.

Como usar um Prompt em IA?

Há formas eficientes de se criar um Prompt para que a IA produza uma resposta que vá de encontro com o que o usuário realmente deseja obter no ChatGPT ou no Google Gemini, por exemplo. Para instruir a IA para que ela entregue a resposta que você quer, é necessário:

  • Fornecer um contexto: escreva informações básicas, descrevendo o que é necessário saber para compreender melhor o texto como um todo;
  • Ser específico e claro: procure escrever de forma detalhada e clara;
  • Crie mais de um Prompt: para que fique mais fácil para a IA entender determinada ideia, as vezes é necessário fazer vários prompts para fazer com que ela compreenda melhor sobre o que você quer;
  • Revise o texto e procure erros de português: para evitar confusões, sempre verifique se escreveu corretamente o texto de acordo com as regras de gramática e ortografia;
  • Dê exemplos: se você obtiver uma resposta rasa, dê exemplos para que a IA entenda o que quer dizer;
  • Faça perguntas específicas com base na resposta da IA: conforme a IA for gerando respostas, é interessante você realizar mais perguntas para refinar o resultado e conseguir dados mais eficazes para o que quer.

Quais são os exemplos de Prompts em IA Generativa?

É possível criar prompts voltados para cada formato de resposta em uma IA Generativa, seja em texto, imagem, áudio, código de programação, dentre outros formatos. Confira alguns exemplos abaixo.

  • Prompt para imagem: “Gere uma imagem de uma terra de contos de fadas azuis, com um castelo no centro cercado de árvores com luzes de fadas e flores”;
  • Prompt para áudio: “Um rio correndo e pássaros cantando”;
  • Prompt para código de programação: “Explique como o [conceito ou função] funciona em [linguagem de programação]”.
(Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Exemplo de prompt usado no ChatGPT (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Quais as vantagens de criar Prompts personalizados ao usar IA?

Prompts personalizados e detalhados são essenciais para a IA Generativa entender mais facilmente o comando e executá-lo corretamente. Ou seja, ao escrever prompts de forma mais bem elaborada, você tem como vantagens:

  • Resultados mais precisos;
  • Melhor compreensão por parte da IA Generativa sobre a linha de pensamento descrita no Prompt;
  • Respostas mais completas, contendo todas ou a maioria das informações desejadas;
  • Maior potencial para desenvolver ideias e chegar a resultados considerados bons.

Qual a diferença entre Prompt em IA Generativa e Prompt de comando do Windows?

O Prompt de IA Generativa permite a utilização de escrita “natural”, como se fosse uma conversa com outra pessoa. Já o Prompt de comando do Windows exige termos e códigos exatos para endereçar corretamente o comando para o sistema operacional executar.

A IA Generativa melhora as respostas futuras a partir dos Prompts que eu uso?

Sim. A IA Generativa consegue aprimorar suas respostas, seja gerando um novo resultado ou aprimorando o que já foi exposto a partir dos prompts fornecidos pelo usuário.

Ao utilizar trechos de textos ou explicar melhor a ideia abordada, a IA é capaz de gerar respostas mais bem elaboradas e completas. No entanto, ela não aprende permanentemente com esses prompts. As melhorias ocorrem apenas dentro da sessão atual e não afetam futuras interações.

É possível salvar e reutilizar Prompts em IA?

Sim. A IA Generativa geralmente costuma permitir que o usuário grave suas atividades por sessão criada, que seria uma espécie de conversa. Também é possível nomear cada sessão para ficar mais facil a localização de alguma informação específica.

Relacionados

Escrito por

Vitor Valeri

Vitor Valeri

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.

Temas populares