TB Responde Gadgets

Quais modelos de iPad vão atualizar para o iPadOS 16?

Apple vai atualizar a sua linha de tablets para um novo sistema operacional em 2022, mas será que o seu iPad faz parte da novidade?

Ricardo Syozi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Com a versão completa chegando no segundo semestre de 2022, o iPadOS 16 vai estar disponível para diferentes modelos do iPad. Parece que o objetivo é mudar a interface para que o periférico se aproxime de um notebook, trazendo um melhor desempenho no quesito multitarefa. Sendo assim, donos do tablet da Apple já podem saber se vão ou não receber essa atualização.

iPadOS 16
iPadOS 16 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

É comum que modelos mais recentes do gadget façam parte dos presenteados com a atualização. Contudo, a Maçã decidiu entregar um pouco mais ao oferecer a novidade para além dos iPads mais novos. Confira a lista:

  • iPad: Quinta geração e posterior;
  • iPad Pro: Todos os modelos;
  • iPad Air: Terceira geração e posterior;
  • iPad mini: Quinta geração e posterior.

Por outro lado, alguns modelos de iPad sempre acabam ficando de fora da brincadeira. Os que foram deixados de escanteio são:

  • iPad mini: Quarta geração;
  • iPad Air: Segunda geração.

Com isso em mente, dá para notar que se o seu tablet roda a versão 15 do iPadOS, então ele tem boas chances de ser atualizado sem grandes problemas.

Caso queira experimentar e participar da versão beta, é bom saber que ela começará a ser disponibilizada para o público a partir de julho.

O que o iPadOS 16 traz de novidades?

Assim como o macOS 13 Ventura, o novo sistema operacional dos tablets da Apple também vai chegar com pequenas inovações. O maior objetivo é o de agilizar a alternância entre aplicativos, além de permitir uma organização mais pessoal.

As principais novidades são:

  • Stage Manager: Oferece a opção de deixar as janelas dos apps do tamanho que o usuário desejar;
  • Freeform: Uma tela em branco para que vários indivíduos possam fazer anotações simultaneamente;
  • Recursos mais comuns em desktops, mas que não faziam parte do iPad anteriormente;
  • Melhorias em aplicativos.

Por causa de seus recursos, o iPadOS 16 vai deixar o iPad mais com uma cara de macOS. Porém, será que isso é o suficiente para animar a base de fãs do gadget?

Esse conteúdo foi útil?

Ricardo Syozi

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque