Qual a diferença entre a rede Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz

Com redes distintas de internet, é importante conhecer a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz; Será que uma é melhor que a outra?

Ricardo Syozi
Por

É comum encontrarmos em nossos roteadores duas opções de sinais de frequência para a internet. Porém, será que há alguma diferença entre o 2,4 GHz e o 5 GHz? Qual o mais indicado para a sua casa? Será que devemos priorizar um ao outro? Venha comigo, pois nas linhas abaixo você vai conhecer mais sobre esses tipos de rede.

diferença entre 2,4 e 5 ghz
Muitos roteadores trazem as duas frequências (Imagem: Tecnoblog / Guilherme Reis)

Tanto o 2,4 GHz quanto o 5 GHz (GigaHertz) são frequências que fazem a comunicação de sinais de Wi-Fi com aparelhos. Muitos roteadores modernos já apresentam ambas opções para uso doméstico, isso acaba criando confusão para muitas pessoas, pois não sabemos qual usar em nossa televisão, celular, console de videogame, etc.

Além da mudança na nomenclatura, há distinções pontuais que precisam ser explicadas. Vale ressaltar que não é apenas por trazer um número maior que faz que uma seja muito melhor do que a outra.

As principais diferenças entre 2,4 GHz e 5 GHz

Por ambas serem basicamente sinais de Wi-Fi, elas trazem semelhanças como seu uso (conectar a internet) e o aparelho de transmissão (normalmente o mesmo roteador). Sendo assim, é comum encontrar redes de Wi-Fi com nomenclaturas iguais, mas que terminam com os números de sua frequência. Um exemplo disso seria “Tecnoblog_5G” e “Tecnoblog_2.4G”.

Mas e as diferenças?

Velocidade

O 2,4 GHz transmite, em perfeitas condições, cerca de 150 Mbps (megabit por segundo). Já o 5 GHz consegue alcançar absurdos 1 Gbps (gigabit por segundo). Dessa forma, é bastante óbvio qual o melhor nesse quesito, porém não podemos esquecer que há aparelhos que não reconhecem o sinal do 5 GHz, por exemplo. Por isso, não adianta focar unicamente na frequência que entrega mais velocidade de internet.

Alcance

Nesse ponto, fica difícil não recomendar o 2,4 GHz. A distância de alcance desse sinal é maior em comparação à sua alternativa. Enquanto sua distância chega próximo de 20 metros, a do 5 GHz tem dificuldade para passar dos 15 metros. Pode parecer que não é uma diferença gigantesca, mas em residências grandes, isso acaba afetando muito o uso diário.

Interferências

Por ser uma frequência mais antiga e usada por diversos aparelhos distintos, o 2,4 GHz sofre mais interferência de sinal de rádio. Isso pode resultar em conexões instáveis e quedas da velocidade de download e upload. Esse tipo de coisa ocorre com uma regularidade muito menor quando usamos o 5 GHz.

Por outro lado, o primeiro sinal citado consegue ultrapassar barreiras como paredes com maior facilidade, algo que sua alternativa tem maior dificuldade.

Faça testes regulares do seu sinal de internet (Imagem: Unsplash / Mika Baumeister)
Faça testes regulares do seu sinal de internet (Imagem: Unsplash / Mika Baumeister)

Qual devo priorizar em minha casa

Tudo vai depender de quais aparelhos você pretende conectar à internet.

A gigantesca maioria deles é compatível com o 2,4 GHz, desde celulares à televisões smart. Isso quer dizer que se priorizar esse sinal, é quase certo de que não terá nenhum problema com compatibilidade. Além disso, por causa do maior alcance de rede, você poderá usar o seu notebook no cômodo mais distante do roteador, por exemplo.

Em contrapartida, se você é uma pessoa ávida por jogar seus games online, então vai querer o máximo de velocidade possível em suas partidas (caso use Wi-Fi). Consoles de videogame modernos como o Xbox Series, PlayStation 5 e Nintendo Switch são compatíveis com a frequência do 5 GHz. Sendo assim, além de oferecer uma quantidade maior de Mbps, a interferência será o mínimo possível.

Com tudo isso na balança, é mais fácil entender as suas necessidades de internet. Apenas se lembre de que tipo de aparelho vai fazer uso e da distância que ficará do roteador. Para um uso casual, essas dicas já são o suficiente para te tranquilizar.

Agora que você já conhece as diferenças entre o 2,4 GHz e o 5 GHz, conta pra gente qual delas mais usa em sua casa. Tem alguma preferência?

Com informações: TP-Link.

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados