Qual a diferença entre front-end e back-end?

Os dois termos mais conhecidos na tecnologia da informação; entenda qual a diferença entre front-end e back-end na programação

Amanda Machado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
imagem de um computador com destaque para a tela onde apresenta diversos códigos de programação
Qual a diferença entre front-end e back-end? (Imagem: Arnold Francisca / Unsplash)

A área da tecnologia da informação aborda tantas linguagens e nomenclaturas que acaba sendo difícil compreender tudo. No entanto, existem dois desses termos que são populares no setor mas que, mesmo assim, geram dúvidas em relação ao significado e funcionalidade. Continue a leitura para entender qual a diferença entre front-end e back-end.

De uma forma bem simples, podemos pensar nesses dois termos da tecnologia como um espetáculo de teatro, onde temos os bastidores, que aqui seria o back-end, e o palco onde o show acontece, que seria o front-end.

Ou seja, o back-end resume-se a tudo o que está por trás do site, que o usuário/leitor não tem acesso direto e não consegue interagir. Já o front-end corresponde à parte em que os usuários conseguem ver e interagir, como cores, fontes, menus, imagens entre outras funcionalidades.

Especificação do back-end

Em uma abordagem mais técnica, o back-end envolve servidor, banco de dados e aplicação. Desta forma, o desenvolvedor na área é responsável por construir e manter esses componentes juntos para que as informações sejam organizadas e armazenadas corretamente, o que permite que uma página funcione bem, de maneira segura e se mantenha no ar para os usuários acessarem.

Por exemplo, quando você acessa um site na web, o servidor dessa determinada página envia todas as informações necessárias para que ela se torne visível e você consiga acessá-la. Mas não é só isso, o back-end também é responsável por armazenar dados e garantir a segurança do site como um todo.

imagem de uma tela de computador com códigos de programação
O back-end envolve servidor, banco de dados e aplicação. (Imagem: Shahadat Rahman / Unsplash)

Tudo isso é construído a partir de linguagens específicas de back-end, utilizadas para desenvolver a parte interna de um site. Algumas dessas linguagens são:

  • PHP (Hypertext Preprocessor): linguagem de scripit específica para o desenvolvimento de sites e aplicações web;
  • Phyton: lançada em 1991, é uma linguagem de alto nível utilizada para desktop, web, servidores e ciência de dados;
  • Java: uma das linguagens mais populares que engloba plataforma de software e linguagem de programação;
  • JavaScript: linguagem voltada para desenvolvimento web totalmente versátil.

Especificações do front-end

Também conhecido como “o lado do cliente”, o front-end é o responsável por toda a estrutura, design, conteúdo, comportamento, desempenho e capacidade de resposta de um site ou aplicação, ou seja, tudo o que é apresentado aos usuários para interação. Resumidamente, o front trabalha para criar a arquitetura que fornecerá uma boa experiência às pessoas.

Por esse motivo, é essa parte da programação que certifica se um site é responsivo e funciona perfeitamente em todas as telas de variados dispositivos.

imagem de uma tela de computador com a página inicial de um site representando o front-end
O front-end também é conhecido como “o lado do cliente”. (Imagem: Pankaj Patel / Unsplash)

Assim como o back-end, o trabalho do desenvolvedor front-end também é baseado algumas linguagens principais. São elas:

  • HTML (HyperText Markup Language): utilizada para documentação e páginas web a partir de marcação de hipertexto;
  • CSS (Cascading Style Sheets): é uma linguagem de formatação de conteúdo, responsável pelo visual de um site; muito utilizada com HTML;
  • JavaScript: a linguagem também é utilizada para front-end, principalmente para criar dinamicidade nos sites.

É claro que o trabalho de um desenvolvedor back-end e front-end não se resume apenas às linguagens, existem ainda ferramentas de framework, bibliotecas, estruturas e softwares. Contudo, já fica evidente a diferença entre os dois termos da programação e a necessidade dessas duas áreas trabalharem em conjunto para fornecer boas experiências e conteúdos online.

Com informações: Udacity, GeeksforGeeks e Mozilla.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Java na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados