Qual a diferença entre modem e roteador?
Descubra qual a diferença entre modem e roteador, para o que cada um deles serve, e se usar modelo híbrido é uma boa
Qual a diferença entre modem e roteador? Muita gente pensa que esses dois nomes se referem a um mesmo aparelho, ainda mais hoje, onde é possível encontrar dispositivos que acumulam as duas funções. A verdade, entretanto, é que o modem e o roteador possuem características totalmente distintas.

Qual a diferença entre modem e roteador?
O modem e o roteador são dispositivos parecidos, mas possuem diferenças de função bem claras. Vamos conhecer quais:
1. O que é modem?

O modem é o dispositivo que leva a internet para a sua casa. É nele em que é feita a conexão física de rede (ADSL, cabo metálico, fibra óptica, etc.), que vem da fiação externa. Ele também é o responsável por distribuir a internet para um dispositivo externo, por padrão. Geralmente, o modem é fornecido pelas operadoras de internet, mas também é possível compra-lo à parte, desde que o usuário saiba qual a tecnologia da rede de internet da sua casa. Sendo assim, precisa de um modelo compatível.
2. O que é roteador?

O roteador é o aparelho responsável por distribuir a internet para um ou mais dispositivos, seja via cabo de rede, ou pela rede Wi-Fi. Eles também permitem conectar dispositivos de uma rede interna entre si, permitindo que troquem dados internamente, até mesmo sem uma conexão à internet pública. Isso acontece porque o roteador atribui um endereço IP a cada computador ou celular conectado à rede, e é através deles que você poderá acessar outros aparelhos e trocar arquivos com eles.
3. E o modem com roteador?
Para usuários domésticos, o modem com roteador, fornecido por algumas empresas de telefonia e internet, é um dispositivo que dá e sobra: ele executa tanto o trabalho de receber o sinal de internet, quanto se encarrega de administrar todos os dispositivos conectados nele, distribuindo-a para todos, por meio de antenas de Wi-Fi.

Se você possui uma casa grande ou escritório, e usa equipamentos que exigem uma internet rápida, um “modem com roteador” pode não ser a melhor opção. Esses dispositivos são, em geral, bem básicos e podem ter pouco alcance, dependendo de onde e como forem instalados. Leia mais sobre a tecnologia Wi-Fi Mesh.
Se esse for o seu caso, invista em um roteador de alta performance, e configure o “modem com roteador” para funcionar só como um modem. Agora, se sua casa for menor e você não tiver tantos dispositivos Wi-Fi (ou usa a conexão cabeada), um “modem com roteador” é a melhor pedida, pela economia de espaço e energia.