Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Qual a diferença entre Sidecar e Universal Control?

Entenda a diferença entre Sidecar e Universal Control, recursos da Apple que podem ser usados para melhorar a produtividade

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Os Macs e iPads da Apple trazem suporte para dois recursos interessantes: Sidecar e Universal Control. Ambos conseguem melhorar a produtividade e até podem ser usados ao mesmo tempo. Mas, afinal, qual a diferença entre Sidecar e Universal Control? Abaixo, vou te explicar o que muda entre essas duas ferramentas.

Sidecar em uso (Imagem: Tecnoblog)
Sidecar (Imagem: Tecnoblog)

O Universal Control tem um funcionamento bem diferente do Sidecar. Com esse recurso, você pode controlar vários Macs e iPads usando um único mouse e teclado, desde que estejam conectados na sua conta do iCloud e posicionados a até 10 metros um do outro.

Por exemplo, caso tenha um MacBook e um iPad no mesmo ambiente, o trackpad e o teclado do MacBook pode ser usado no ‌iPad‌ para melhorar a produtividade — o mesmo vale para o ‌iPad‌ se ele estiver com um teclado conectado.

O Sidecar, por outro lado, foi projeto para permitir que o iPad seja usado como um monitor secundário do Mac, transformando o dispositivo em uma extensão e adicionando um espaço de tela extra. Habilitando o recurso, é possível arrastar as janelas do Mac para o ‌iPad‌ e vice-versa.

Limitações

Sidecar (Imagem: Divulgação/Apple)
Sidecar (Imagem: Divulgação/Apple)

O Universal Control funciona de forma automática, mas para usá-lo você precisa ter pelo menos um Mac, já que não ele roda entre dois iPads. No entanto, esse recurso pode ser usado normalmente entre Macs, sem a necessidade de iPads.

Aparentemente, não há um limite para quantos dispositivos podem ser controlados, mas vale ressaltar que a ferramenta é limitada a mouse e teclado. Isso significa que você não consegue usar uma Apple Pencil com o Universal Control.

No Sidecar, a situação muda, já é possível usar a Apple Pencil como mouse para clicar e selecionar tarefas. A “canetinha” também é útil em programas como Photoshop e Illustrator. Afinal, o usuário pode usar o iPad como uma mesa digitalizadora para desenhar diretamente no computador e entregar trabalhos com mais detalhes.

Qual usar?

Se você quer estender a área de trabalho do Mac para a tela do iPad ou deseja usar a Apple Pencil para ilustrar um projeto salvo no computador, a escolha certa é o Sidecar. Mas se pretende controlar vários Macs e iPads com o mesmo mouse e teclado, o Universal Control é a solução ideal.

Lembrando que a Apple permite usar os dois recursos ao mesmo tempo. Assim, você pode conectar um Mac a um iPad via Sidecar para ter um monitor secundário e, do outro lado, controlar um segundo iPad ou Mac usando o teclado e o trackpad do computador principal.

Pronto, agora você já sabe a diferença entre Sidecar e Universal Control.