Como encontrar o melhor DNS para a sua conexão [Atualizado]

Como encontrar o melhor servidor de DNS para minha conexão? O Namebench é uma ferramenta do Google que ajuda nessa função

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Internet DNS

Usar o melhor servidor de DNS é uma das medidas para evitar conexões lentas ao navegar na internet. É comum que os provedores indiquem o próprio servidor de domínio, muitas vezes instável, aos clientes. Isso gera a impressão de lentidão mesmo que a velocidade esteja adequada ao contratado. Saiba como encontrar o melhor DNS para sua conexão.

Como um servidor de DNS rápido pode ajudar?

Se você der uma olhada no histórico do seu navegador, talvez se surpreenderá com a quantidade de sites acessados nos últimos dias. Isso sem contar serviços de streaming de áudio ou vídeo, servidores de games, apps de redes sociais, entre outros. Cada um desses sites ou serviços precisa de um endereço IP para ser localizado. O problema é que é impraticável ficar memorizando esses endereços.

É aí que entra em cena o servidor do DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio). Graças a ele, você digita uma URL como tecnoblog.net — um endereço fácil de recordar — e o navegador conseguirá localizar o IP do Tecnoblog, assim como de qualquer outro site que você procurar.

Isso é possível porque os servidores de DNS funcionam como gigantescas bases de dados que indicam qual é o endereço IP de cada site ou serviço online. Para que você possa acessar determinado site, o seu computador ou dispositivo móvel solicita aos servidores de DNS o IP associado àquele destino.

Via de regra, os servidores de DNS do seu provedor de internet é que são consultados. Mas, eles podem estar sobrecarregados ou apresentar problemas de desempenho. A consequência é esta: a sensação de que a sua conexão ficou lenta, afinal, o dispositivo leva mais tempo para obter respostas para as requisições de DNS. Você precisa, portanto, de um servidor de DNS mais rápido.

Como encontrar o melhor servidor de DNS?

O jeito mais de fácil de encontrar o serviço de DNS mais rápido para a sua conexão é usando uma ferramenta que testa vários servidores e, no final, indica quais obtiveram os melhores resultados. Para isso, vamos usar o Namebench, um pequeno e gratuito utilitário que o Google desenvolveu para esse fim.

  1. Acesse code.google.com/archive/p/namebench/downloads;
  2. Baixe a versão para o seu sistema operacional (Windows ou macOS)
    Vale notar que a versão para Mac não funcionará naqueles que foram atualizados para a última versão do macOS;Download - Namebench
  3. Ao acessar o aplicativo baixado, encontrará a seguinte tela:Namebench
  4. Deixe as opções marcadas e ajustadas como na imagem acima;
  5. Clique em “Start Benchmark”;
  6. Aguarde o procedimento, pode levar alguns minutos.
Namebench - resultados

Configurando o DNS

Ao final do teste, o Namebench exibirá os resultados em uma página HTML (normalmente guardada na pasta Temp do seu sistema, caso você queira acessá-la mais tarde). Tudo o que você precisa fazer agora é configurar o seu computador ou dispositivo móvel para usar os endereços dos servidores de DNS que apareceram nas primeiras posições.

  1. Acesse o Painel de Controle, pela busca do Windows;
  2. Vá para “Central de Rede e Compartilhamento”;
  3. Clique em “Alterar as configurações do adaptador”;
  4. Clique com o botão direito do mouse no ícone da sua conexão e depois selecione “Propriedades”;Configurando o DNS no Windows
  5. Escolha “Protocolo de IP versão 4” e clique em “Propriedades”.
  6. Habilite a opção “Usar os seguintes endereços de servidor de DNS” e insira o endereço primário e secundário indicados no teste, depois clique em Ok.Configurando o DNS no Windows

Perceba que essa configuração funcionará apenas em seu computador. Mas você também pode informar os mesmos servidores de DNS em seu roteador Wi-Fi, beneficiando toda a rede. Para saber como fazê-lo, consulte o manual de instruções do seu roteador.

Se você notar melhora, é porque os servidores usados anteriormente estavam mesmo prejudicando a conexão.

Colaborou: Lucas Lima.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Namebench na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados