Por que você precisa de uma rede Wi-Fi para visitantes para ontem

Aprenda a criar uma rede Wi-Fi na sua casa para os visitantes, e saiba por que é importante manter a doméstica só para os residentes

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
ivke32 / símbolo do Wi-Fi / Pixabay / Wi-Fi visitantes
Wi-Fi (Imagem: Divulgação/Pixabay)

Compartilhar a senha de sua rede Wi-Fi com visitantes não é uma boa ideia: nem sempre sabemos quais são as reais intenções das pessoas, e ao fazê-lo você está colocando em risco todos os seus dispositivos conectados em sua rede doméstica.

Por sorte, você não precisa bancar o anfitrião que não cede a senha: você pode criar uma rede Wi-Fi para visitantes, totalmente separada da principal e até mesmo colocar uma série de restrições nela, de modo a evitar que pessoas ruins explorem a sua conexão para o mal ou alguma atividade ilegal que o faça responder por isso.

Neste tutorial, nós explicamos por que é importante ter duas redes Wi-Fi separadas, e ensinamos a como configurar uma rede à parte para os visitantes.

Por que uma rede Wi-Fi para visitantes é importante?

Por questões de segurança. Se você compartilha sua rede Wi-Fi particular com outras pessoas, principalmente visitantes que não são frequentes na sua casa, está aumentando os riscos para todos os dispositivos conectados. Na rede principal, é possível com alguns passos ter acesso a qualquer outro aparelho que faça uso da mesma, o que é muito perigoso caso a senha caia nas mãos de gente má intencionada.

Já uma rede Wi-Fi para visitantes pode ser configurada com restrições. Você pode fazer com que o usuário não possa acessar nenhum outro aparelho, seja um servidor ou uma impressora, e fique restrito única e simplesmente a seu próprio gadget. Ao mesmo tempo, redes para visitantes blindam os dados trafegados, impedindo a propagação de vírus, malwares e outras pragas para os conectados na rede principal.

Tal recurso é muito útil até para testar o tráfego de um dispositivo suspeito, fazendo-o se conectar à rede Wi-Fi secundária e monitorando suas atividades, sem que ele afete outros aparelhos.

Como configurar uma rede Wi-Fi para visitantes

roteador Netgear / Wi-fi visitantes
Roteador (Imagem: Divulgação)

A maior parte dos roteadores modernos do mercado possuem configurações para ativar uma rede Wi-Fi para visitantes, embora as opções e nomes de menus mudem dependendo do fabricante, algo que o usuário deve observar.

  1. Acesse o roteador através de seu endereço, geralmente 192.168.1.1. Cheque na parte inferior do dispositivo, ou no manual de instruções pelo endereço correto, bem como para conseguir os dados de login e senha;
  2. Clique na opção chamada Guest Network (rede de convidados), Guest Zone ou algum termo parecido;
  3. Configure os dados como nome da rede e tipo de segurança, e escolha uma senha simples;
  4. Dependendo do modelo, o roteador fornecerá no mesmo campo, opções como habilitar ou desabilitar o uso da porta USB do mesmo por visitantes, o acesso à rede local e a comunicação entre dispositivos, bem como a definir a velocidade de conexão. Você pode também definir um número máximo de visitantes conectados ao mesmo tempo, e até estipular um horário de funcionamento;
  5.   Feitas todas as configurações, salve as alterações e reinicie o roteador.

E pronto.

Agora o seu roteador tem duas redes Wi-Fi distintas: uma pessoal, para uso de seus próprios dispositivos, e outra para visitantes, totalmente separada e com as restrições que você definir.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Wi-Fi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados