Tecnofast: qual o melhor app para medir distâncias?

iPhone 8 com realidade aumentada ou uma fita métrica? Testamos na prática

Jean Prado
Por

O ARKit é a nova plataforma de realidade aumentada para o iPhone e nós já listamos os melhores apps de AR para você testar. Desde então, diversos aplicativos com o recurso apareceram na App Store.

Uma das principais funções do ARKit é medir a distância entre um ponto e outro, útil para engenheiros civis, auxiliares de obra e curiosos. Fazemos parte do último grupo e testamos na prática: quem se sai melhor para medir distâncias, uma trena ou um iPhone 8?

Em vídeo

YouTube video

Se você prefere texto…

Para fins de comparação, testamos três aplicativos. Veja os resultados:

3-in-1 Ruler e AR MeasureKit

Ambos não se saíram muito bem; em nenhuma condição de iluminação eles acertavam a distância exata. O MeasureKit, inclusive, foi listado em nossa lista de apps compatíveis com o ARKit, mas infelizmente o resultado não foi satisfatório.

AirMeasure

Esse foi o mais preciso da comparação e demonstrou o verdadeiro potencial do ARKit. Testamos em quatro objetos diferentes: um descanso de braço, um banquinho e dois lindos pôsteres de Doctor Who. Nos dois primeiros ele manteve a precisão; já os pôsteres tiveram uma margem de erro de 1 cm, totalmente dentro do aceitável.

E aí? No geral, você precisa estar em um ambiente com boa iluminação para obter melhores resultados. Vale lembrar que o ARKit foi lançado há poucos meses; a tecnologia está no caminho certo, mas ainda precisa evoluir com futuras atualizações.

Esse post faz parte do formato Tecnofast: vídeos rápidos sobre algum assunto, como dicas de como fazer alguma coisa bacana com o seu celular – nem sempre tutoriais em texto são 100% esclarecedores.

O que achou? Deixe sugestões de temas nos comentários e se inscreva em nosso canal do YouTube para não perder mais vídeos como este! 🙂

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados

Relacionados