Tecnofast: qual o melhor app para medir distâncias?

iPhone 8 com realidade aumentada ou uma fita métrica? Testamos na prática

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

O ARKit é a nova plataforma de realidade aumentada para o iPhone e nós já listamos os melhores apps de AR para você testar. Desde então, diversos aplicativos com o recurso apareceram na App Store.

Uma das principais funções do ARKit é medir a distância entre um ponto e outro, útil para engenheiros civis, auxiliares de obra e curiosos. Fazemos parte do último grupo e testamos na prática: quem se sai melhor para medir distâncias, uma trena ou um iPhone 8?

Em vídeo

Se você prefere texto…

Para fins de comparação, testamos três aplicativos. Veja os resultados:

3-in-1 Ruler e AR MeasureKit

Ambos não se saíram muito bem; em nenhuma condição de iluminação eles acertavam a distância exata. O MeasureKit, inclusive, foi listado em nossa lista de apps compatíveis com o ARKit, mas infelizmente o resultado não foi satisfatório.

AirMeasure

Esse foi o mais preciso da comparação e demonstrou o verdadeiro potencial do ARKit. Testamos em quatro objetos diferentes: um descanso de braço, um banquinho e dois lindos pôsteres de Doctor Who. Nos dois primeiros ele manteve a precisão; já os pôsteres tiveram uma margem de erro de 1 cm, totalmente dentro do aceitável.

E aí? No geral, você precisa estar em um ambiente com boa iluminação para obter melhores resultados. Vale lembrar que o ARKit foi lançado há poucos meses; a tecnologia está no caminho certo, mas ainda precisa evoluir com futuras atualizações.

Esse post faz parte do formato Tecnofast: vídeos rápidos sobre algum assunto, como dicas de como fazer alguma coisa bacana com o seu celular – nem sempre tutoriais em texto são 100% esclarecedores.

O que achou? Deixe sugestões de temas nos comentários e se inscreva em nosso canal do YouTube para não perder mais vídeos como este! 🙂

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone 8 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados