Você deve ter cuidado ao usar o WhatsApp Pagamentos para vendas

WhatsApp diz que pagamentos por vendas deve ser feitos pela conta Business; contas pessoais estão sujeitas a bloqueio

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
WhatsApp Pagamentos (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Com os pagamentos via WhatsApp liberados no Brasil, é preciso ter cuidado não só em relação ao uso seguro da ferramenta (para não cair em golpes), mas também com o que se recebe dinheiro por ali. Quem usa a conta pessoal, sem ser Business, não deve usar a ferramenta de pagamentos para receber por vendas. Caso contrário, estará sujeito ao bloqueio da conta.

❗️Observação: Depois de um período de espera, o Banco Central autorizou pagamentos por WhatsApp no Brasil.

Cuidado ao usar o WhatsApp Pagamentos para vendas

Em uma das páginas sobre a função de pagamentos via WhatsApp, a empresa cita que “o recurso de pagamentos foi desenvolvido apenas para transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, e não para o recebimento de dinheiro por vendas”.

Em outro parágrafo, ressalta que “Receber pagamentos de clientes por outro método que não seja a opção ‘Receber pagamentos por vendas’ do Facebook Pay no app WhatsApp Business poderá violar nossos Termos de Serviço e sua conta do WhatsApp será bloqueada.”

Vale lembrar que, no final de 2019, a empresa chegou a bloquear 600 contas de farmácias de manipulação que comercializavam medicamentos pela plataforma, por violação dos termos de uso. No entanto, uma liminar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios ordenou que o Facebook fizesse o desbloqueio.

O que diz os termos de uso do Pagamentos?

Na seção de “Uso comercial do Pagamentos” da página de Termos de Serviço do Pagamentos, há a informação de que uma pessoa não pode usar o recurso para receber como comerciante. Para este fim, é necessário registrar-se como empresa no aplicativo do WhatsApp Business.

Por quê?

Não há limite de transações para recebimento no WhatsApp Business — contas pessoais só podem receber até 20 pagamentos por dia. Além disso, há uma taxa cobrada de 3,99% sobre a transação quando o comerciante recebe pela conta Business. Os pagamentos são feitos pelo Facebook Pay e processados pela Cielo.

Qual o jeito certo de receber por vendas?

Apesar da taxa, o jeito certo de receber pagamentos de vendas via WhatsApp é pela conta Business. Além de não ter um limite de transações diárias, o usuário não fica sujeito a ter a conta bloqueada e perder o contato com os clientes.

Nossos conteúdos sobre a plataforma podem ser encontrados pela tag WhatsApp Business, com os conteúdos como:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados