O que é VoLTE e como ativar a ligação por 4G

Tecnologia será lançada em breve nas operadoras brasileiras; seu celular provavelmente já suporta

Jean Prado
Por

Apesar de ser uma tecnologia desenvolvida exclusivamente para uso de dados, é possível fazer ligações no 4G graças a tecnologia VoLTE. O padrão, também conhecido como voz em HD, permite chamadas com maior qualidade em comparação com as redes anteriores.

Ícone de VoLTE no Samsung Galaxy S21
Ícone de VoLTE no Samsung Galaxy S21 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O que é isso?

A sigla VoLTE significa Voice over LTE (Long-Term Evolution), ou seja, possibilita ligações telefônicas pela rede LTE (que é vendida no Brasil simplesmente como 4G). Sim, pode parecer estranho, mas o 4G não foi desenvolvido originalmente para funcionar com voz — antes do padrão VoLTE, eram feitas apenas transferências de dados.

Como resolver o problema, então? Você já deve imaginar que é pelo VoLTE, já que chegou a este post. Sem essa tecnologia, a operadora derruba automaticamente a conexão do seu celular para 2G ou 3G assim que você faz ou recebe uma ligação.

Por que agora?

Antes do lançamento das novas frequências do 4G no Brasil, nem se cogitava usar o VoLTE: para evitar quedas ou instabilidades nas ligações, era mais fácil (e seguro) rebaixar a conexão para 2G ou 3G. Mas isso está mudando: como milhares de cidades podem ter a faixa de 700 MHz, há mais estabilidade em ambientes internos e maior cobertura por antena, possibilitando a ativação do padrão.

Para melhorar, as outras frequências como 1.800 MHz, 2.100 MHz e 2.600 MHz podem ser agregadas ao sinal, tornando a conexão ainda mais rápida, estável e passível de suportar uma ligação VoIP. Essa estabilidade é importante porque as ligações também são transferidas pela internet móvel (sem cobrança na franquia de dados).

Além disso, se os dois lados da chamada estiverem fazendo a ligação por VoLTE, a qualidade tende a ser melhor, já que o padrão utiliza um codec de áudio superior — algumas operadoras no exterior, inclusive, chegaram a comercializar a tecnologia como “chamadas HD”.

A TIM é a primeira operadora a anunciar o VoLTE no Brasil. A tecnologia já está sendo testada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e deverá ser liberada em julho nas capitais onde a empresa trabalha com 4G de 700 MHz.

Quais operadoras possuem VoLTE?

No Brasil, três operadoras possuem a tecnologia que permite chamadas por 4G.

  • Vivo: clientes com plano pós-pago, pré-pago, controle e corporativo (não é compatível com Vivo Easy);
  • Claro: cliente com plano pós-pago;
  • TIM: todos os clientes.

É importante se atentar para a cobertura. A Claro só possui algumas cidades cobertas com VoLTE nos DDDss 11, 21 e 24. As demais possuem maior extensão

Como checar se o VoLTE está ativado?

Para utilizar o VoLTE, é necessário que o recurso esteja ativado no seu smartphone.

Ativar VoLTE no iPhone

No iPhone, siga os seguintes passos:

  1. Entre em Ajustes, depois em Celular;
  2. Toque na opção Voz e Dados;
  3. Confira se a opção VoLTE está marcada.

Para saber se sua chamada utiliza a tecnologia VoLTE, faça uma ligação e confira se o ícone de conexão indica 4G em vez de 3G. É necessário desativar o Wi-Fi para ver o indicador correto.

Ativar VoLTE no Android

No Android, siga os passos abaixo:

  1. Entre em Configurações, depois em Conexões;
  2. Toque na opção Redes móveis
  3. Confira se a opção Chamadas VoLTE está ativa

Se o VoLTE estiver disponível, um ícone indicador aparecerá ao lado da barra de sinal no canto superior do smartphone.