O que é VoLTE no celular? Conheça benefícios e limitações desse tipo de chamada

Tecnologia VoLTE usa 4G e permite fazer chamadas em HD; entenda como funciona e as vantagens desse tipo de ligação

Lucas Braga Ana Marques
Por e
Foto de um Galaxy S23 Ultra com uma chamada em curso, com destaque para os ícones VoLTE na barra superior e HD+ ao lado do contador de tempo de chamada
VoLTE ativo com chamada HD em Galaxy S23 Ultra (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

VoLTE é um tipo de ligação por voz que utiliza redes 4G para transmissão de dados. Seu principal benefício é permitir chamadas em alta qualidade (HD). O uso do VoLTE está condicionado à oferta do serviço pela operadora de telefonia.

Neste artigo, o Tecnoblog explica como funcionam as chamadas VoLTE no celular, além de listar as vantagens e limitações dessa tecnologia. Entenda o que significam as siglas VoLTE 1 e VoLTE 2, como é feita a cobrança das chamadas via 4G, entre outros detalhes.

O que significa VoLTE?

VoLTE é uma sigla para Voice over LTE, ou seja, Voz em redes LTE (Long Term Evolution). Trata-se de um padrão de redes móveis que habilita chamadas de voz convencionais em redes 4G.

Sem a tecnologia VoLTE, um smartphone precisa utilizar as tecnologias 3G ou 2G ao fazer e receber chamadas pela operadora. Originalmente, a tecnologia 4G era restrita para comunicação de dados de alta velocidade, sem abranger serviços de voz.

A primeira rede comercial com VoLTE foi ativada em 2012. No Brasil, a tecnologia começou a ser implementada em 2017. As operadoras começaram a adotar o VoLTE após a liberação da faixa de 700 MHz pela Anatel, uma vez que a frequência permite maior cobertura de sinal e garante maior estabilidade nas chamadas de voz.

Por que aparece VoLTE 1 e VoLTE 2 no celular?

Se seu celular exibe o status VoLTE 1, VoLTE 2 ou apenas VoLTE, significa que o smartphone está apto a fazer e receber chamadas de voz utilizando 4G.

Os dizeres VoLTE 1 e VoLTE 2 estão associados com o chip (SIM Card) do celular. O ícone VoLTE 1 indica que a operadora do chip 1 fornece chamadas por 4G, e o ícone VoLTE 2 indica o mesmo para o chip 2.

Como funcionam as chamadas VoLTE?

As ligações por VoLTE utilizam a rede de dados para transmissão de voz. A chamada funciona de forma digital, semelhante à tecnologia VoIP, como nas ligações via WhatsApp ou Skype.

O mecanismo do VoLTE é diferente das tecnologias anteriores, nas quais as chamadas acontecem por comutação de circuitos, que dependem de linhas dedicadas para estabelecer a comunicação entre o chamador e o recebedor.

Na tecnologia VoLTE, a comunicação entre o smartphone e a operadora ocorre através da rede de dados de alta velocidade (4G ou superior). Para fazer uma chamada, o celular precisa se conectar aos servidores dedicados com tecnologia IMS (IP Multimedia Subsystem).

Para melhorar a confiabilidade das ligações, as redes das operadoras priorizam dados trafegados pelas chamadas VoLTE em relação às demais aplicações, como internet móvel. Além disso, algumas empresas priorizam a utilização do VoLTE em faixas de frequência menores, como 700 MHz, que garantem maior cobertura.

Apesar do VoLTE ser baseado em dados, a utilização das chamadas de voz via 4G não descontam do pacote de dados de internet móvel. Dentre benefícios como melhor qualidade e consumo de energia, a tecnologia VoLTE permite que as operadoras reduzam o espectro dos padrões anteriores e priorizem tecnologias mais recentes, como 4G e 5G.

VoLTE consome dados da franquia de dados móveis?

Não. Apesar de utilizar a rede de dados para fazer chamadas, as ligações realizadas utilizando a tecnologia VoLTE não consomem dados do seu pacote de internet móvel. A cobrança das chamadas VoLTE seguem as mesmas tarifas das ligações feitas com tecnologias 2G e 3G.

Toda operadora tem suporte a VoLTE?

Não. Atualmente, Vivo e TIM oferecem a tecnologia VoLTE para todos os seus clientes. A Claro oferece VoLTE com restrições: somente usuários de planos pós-pagos têm acesso à tecnologia.

A tecnologia VoLTE não está disponível em diversas operadoras virtuais (MVNOs) do Brasil. Nesses casos, o smartphone precisa utilizar as redes 2G ou 3G para realizar chamadas de voz.

Pessoa em ligação (imagem ilustrativa: Pixabay)
Pessoa em ligação (imagem ilustrativa: Pixabay)

O VoLTE tem suporte a videochamadas?

Existe a tecnologia ViLTE, que utiliza os mesmos recursos do VoLTE para chamadas de vídeo. No entanto, o padrão é pouco utilizado e não é suportado por todos os smartphones.

Posso fazer chamadas HD no 5G?

Sim, é possível fazer chamadas HD em redes 5G. A tecnologia VoLTE é compatível com os padrões 5G SA e 5G NSA; além disso, o mercado trabalha para a padronização do formato VoNR, uma espécie de evolução do VoLTE dedicada para redes de quinta geração.

Quais são as vantagens das chamadas VoLTE?

O uso de VoLTE traz diversos benefícios para o usuário, incluindo uso simultâneo de dados, economia de energia e qualidade. A seguir, entenda melhor sobre cada um deles:

  • Ligações em alta qualidade: a tecnologia VoLTE é compatível com codecs com maior resolução, permitindo chamadas HD com melhor qualidade da voz.
  • Uso de dados simultâneos: o VoLTE funciona sob a infraestrutura do 4G, e a rede de dados de alta velocidade continua disponível durante chamadas de voz.
  • Eficiência de energia: a tecnologia VoLTE permite maior duração da bateria, uma vez que o smartphone não precisa se conectar simultaneamente em uma rede 2G ou 3G para receber ligações.
  • Cobertura indoor: o VoLTE pode ser utilizado com 4G ou 5G de 700 MHz, que permite maior penetração de sinal em ambientes internos quando comparação com frequências utilizadas pelo 2G e 3G.
  • Ligações completam mais rápido: as ligações feitas utilizando tecnologia VoLTE começam a chamar em menos de dois segundos, enquanto no 2G e 3G pode demorar mais de cinco segundos.

Quais são as limitações das ligações VoLTE?

As limitações do VoLTE incluem compatibilidade de aparelhos, disponibilidade da operadora e restrição de planos. Veja, abaixo, como cada uma delas pode afetar a sua experiência:

  • Compatibilidade: nem todos os aparelhos são compatíveis com a tecnologia VoLTE, e nem toda operadora dá suporte a todos os aparelhos compatíveis com o padrão de chamada via 4G.
  • Nem toda chamada é HD: para ter chamadas em alta qualidade, é necessário que a operadora ofereça suporte aos codecs HD e ambos os interlocutores precisam utilizar o recurso.
  • Configuração: alguns aparelhos (especialmente modelos com Android comprados no exterior) precisam de configuração manual para funcionar com o VoLTE.
  • Restrição de planos: a Claro restringe a tecnologia VoLTE para clientes com planos pós-pagos, deixando de fora usuários com plano controle, pré-pago ou Claro Flex.
  • Disponibilidade da operadora: nem toda operadora oferece VoLTE aos seus clientes, exigindo a utilização das redes 2G e 3G para chamadas de voz.
  • Roaming internacional limitado: são poucos os países que oferecem VoLTE para usuários de roaming internacional, sendo necessário utilizar redes 2G e 4G para fazer ligações convencionais.

Posso desativar o VoLTE no celular a qualquer momento?

Sim. Você pode desativar as chamadas por VoLTE nas configurações de rede do seu celular, forçando a utilização do 2G e 3G para ligações convencionais. Embora esse ajuste não seja recomendado, desativar as chamadas 4G pode ser útil em locais onde o 4G está congestionado ou com mau funcionamento.

Qual é a diferença entre VoLTE e Wi-Fi Calling?

As chamadas por VoLTE são feitas através da rede 4G, fornecida pelas torres das operadoras de telefonia. O Wi-Fi Calling (ou VoWiFi) é um serviço oferecido pelas operadoras que permite fazer e receber chamadas através redes Wi-Fi, sem depender das torres de telefonia.

As chamadas Wi-Fi são úteis em locais atendidos por internet via Wi-Fi, mas sem cobertura da operadora de celular ou em regiões com sinal fraco.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre VoLTE na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados