Como baixar os dados da conta do WhatsApp coletados sobre você
Saiba como baixar os dados da conta para ver quais informações sobre você o WhatsApp coleta e pode compartilhar com o Facebook
Várias leis ao redor do mundo, como a GDPR da Europa, obrigam as empresas de tecnologia a ser mais transparentes com os dados de seus usuários. Dessa forma, é possível ter ferramentas para download das informações a que a empresa tem sobre o usuário. Isso se aplica ao WhatsApp — saiba como baixar os dados da conta para saber o que é compartilhado entre as empresas do grupo Facebook.

WhatsApp compartilha dados com o Facebook?
Sim! Mas não tudo, suas mensagens, por exemplo ainda continuam criptografadas e só você, além de quem recebe, tem acesso aos textos e arquivos compartilhados. Mas, em um negócio de 16 bilhões de dólares, em 2014, o Facebook não estava só preocupado em manter as pessoas se comunicando por um app — o Messenger sempre existiu, afinal. A empresa trabalha com dados e quanto mais, melhor.
Para entender mais sobre esse compartilhamento de informações entre o WhatsApp e outras empresas do Facebook, sugiro a leitura do artigo: O WhatsApp compartilha dados com o Facebook?
Como baixar os dados da minha conta do WhatsApp
Para saber o que a empresa sabe sobre você, uma ferramenta disponível no app permite criar uma cópia desse relatório em um arquivo ZIP. Porém, pode levar até três dias para que o compilado fique pronto — e não inclui as mensagens do usuário, já que o aplicativo não tem acesso a elas.
- Acesse os ajustes da conta (ícone da engrenagem, no iPhone, ou clicando em “Configurações” no botão dos três pontos, no Android);
- Toque em “Conta”;
- Acesse a opção “Solicitar dados da conta”.

Agora, resta aguardar que os dados fiquem prontos para download. Quando o arquivo for baixado, você poderá usar outro app para exportá-lo — recomendo alguma forma de enviá-lo a um computador confiável, para ser descompactado e ter uma melhor visualização dos arquivos.
O que tem no arquivo da conta?
Há dois arquivos: um “access.html” e outro “portability.json”. O primeiro pode ser aberto no próprio navegador (Chrome, Safari, Edge), contendo as seguintes informações, entre outras:
- Os números de telefone de seus contatos no WhatsApp;
- Grupos dos quais você participa;
- Sua foto de perfil;
- Quem pode ver quando você esteve online pela última vez (todos, meus contatos, nenhum);
- Quem pode ver sua foto de perfil (todos, meus contatos, nenhum);
- Quem pode ver seus WhatsApp Status, ou “stories” (meus contatos, meus contatos exceto…, compartilhar somente com…);
- Se a confirmação de leitura (✓✓ azul) está ativa;
- A lista de contatos bloqueados;
- A marca e modelo do seu celular, sistema operacional e versão.

O segundo arquivo, no formato JSON, repete algumas dessas informações, como a lista de contatos e grupos que você participa. No entanto, é necessário abrir primeiro o arquivo em um bloco de notas, copiar o código e colar em um visualizador de arquivos .json, como o JSON Editor Online.

O WhatsApp recomenda que tenha cuidado para onde envia ou armazena esse relatório, já que é carregado de informações pessoais sobre você e também seus contatos. De preferência, faça o download em computadores confiáveis e se lembre de apagá-lo permanentemente após a conferência.
Com informações: WhatsApp.
Colaborou: Felipe Ventura.