Motorola 4K Android TV Stick de US$ 55 dá vida nova a TVs antigas

O novo dispositivo da Motorola consegue reproduzir qualquer conteúdo feito em 4K com HDR10 e HLG, além de som Dolby Audio

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Motorola 4K Android TV Stick (Imagem: divulgação/Flipkart)
Motorola 4K Android TV Stick (Imagem: divulgação/Flipkart)

A Motorola anunciou um dongle para TVs capaz de competir com outras marcas como Xiaomi e o próprio Chromecast. O dispositivo lembra a solução do Google, só que quadrada, roda o Android TV, pode reproduzir conteúdo em 4K e utiliza processador quad-core para conseguir lidar com tudo isso ao mesmo tempo.

 

O gadget, que tem o criativo nome de Motorola 4K Android TV Stick (Dispositivo Android TV 4K da Motorola, em tradução livre), é o lançamento da marca para um produto licenciado para a Flipkart, uma espécie de Amazon do mercado da Índia. Ele lembra bastante outras soluções para o mesmo tipo de conteúdo, como é o caso do Xiaomi Mi TV Stick e o novo Chromecast do Google.

Isso significa que o produto é conectado ao televisor diretamente pela porta HDMI e conversa com o mundo com ajuda da conexão Wi-Fi. O objetivo é entregar conectividade e mais funções para aparelhos de TV antigos e já defasados.

Uma vez instalado, o Motorola 4K Android TV Stick inicia a versão 9.0 do Android TV, rodando logo acima de um processador Cortex A53 com quatro núcleos e que, mesmo sendo bastante simples, já é o suficiente para o dispositivo reproduzir vídeos em 4K, com HDR10 e HLG.

Eles podem estar em qualquer serviço de streaming disponível para Android TV, que inclui Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, HBO Go e Max, YouTube, Globoplay e outros para áudio como Spotify, Deezer, Tidal e TuneIn. Assim como todos os dispositivos com este sistema operacional para televisores, é possível espelhar conteúdo de outro aparelho com ajuda do Chromecast embutido.

Isolamento fomentou lançamentos como o da Motorola

Chanakya Gupta, vice-presidente para marcas na Flipkart, afirma que a pandemia de Covid-19 fez crescer o mercado de dongles para transformar televisores antigos em TVs inteligentes. “É um momento muito bom para marcas entrarem neste segmento,” diz o executivo.

“A Motorola é uma marca de renome e confiança mundiais, e o Motorola 4K Android TV Stick é uma ótima opção para os consumidores que esperam curtir seus conteúdos em vídeo favoritos em casa,” complementa.

O Motorola 4K Android TV Stick também conta com 2 GB de RAM e 16 GB de espaço interno, tem suporte para Dolby Audio e a interface é controlada com ajuda de um controle remoto com microfone para comandos de voz pelo Google Assistente. A partir dele, o usuário também tem acesso rápido com botões dedicados para Netflix, Prime Video, YouTube e Zee5.

Quando e quanto?

O Motorola 4K Android TV Stick é o primeiro lançamento da marca neste segmento de produtos e chega ao mercado da Índia a partir do dia 15 de março deste ano, custando 3.999 rúpias indianas – aproximadamente R$ 320, sem considerar impostos ou taxas. Não existe previsão de lançamento do gadget para outros mercados, nem mesmo para o brasileiro.

Com informações: Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados