Samsung revela Galaxy Note 4 e Galaxy Note Edge, um smartphone com tela “dobrada”

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (3), em Berlim, a próxima geração do Galaxy Note. São dois aparelhos: o Galaxy Note 4, sucessor do smartphone de tela grande que todos nós conhecemos, e o Galaxy Note Edge, o primeiro aparelho da Samsung com uma tela “dobrada”, que se estende para a lateral do dispositivo e pode exibir informações extras.

Galaxy Note 4

O Galaxy Note 4 ganhou melhorias no hardware em relação ao Galaxy Note 3. A tela de 5,7 polegadas continua do mesmo tamanho, mas o painel Super AMOLED agora tem resolução de 2560×1440 pixels. E o corpo, que parece não ter sofrido muitas mudanças e continua com a mesma traseira que imita couro, ganhou uma moldura de alumínio (de verdade!), abandonando o plástico pintado do antecessor.

Por dentro, o Galaxy Note possui chip Snapdragon 805 com processador quad-core de 2,7 GHz e GPU Adreno 420, além de 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, com direito a uma entrada para cartão microSD de até 64 GB. Para aguentar tudo, há uma bateria de 3.220 mAh, que pode ser recarregada de 0% a 50% em apenas 30 minutos com a ajuda de uma tecnologia da Qualcomm, o Quick Charge.

samsung-galaxy-note-4-hands-on-1
galaxy-note-4-23

A câmera traseira, com sensor de 16 megapixels, possui estabilizador óptico para evitar borrões nas imagens. E a câmera frontal, com resolução de 3,7 megapixels, ganhou uma lente com abertura de f/1,9, o que pelo menos na teoria deve gerar resultados melhores em ambientes com pouca luz: de acordo com a Samsung, as imagens possuem 60% mais brilho. É possível tirar selfies panorâmicas, para colocar todos os colegas na imagem.

Entre os recursos, há o Ultra Power Saving Mode, que permite economizar bateria quando você estiver sem uma tomada por perto; o Multi Window, para usar dois aplicativos ao mesmo tempo; e tudo o que é possível fazer com a caneta S Pen, que continua no pacote. Segundo a Samsung, há um sensor de ultravioleta, melhorias no leitor de impressões digitais e múltiplos microfones para cancelamento de ruído.

O Galaxy Note 4 chega às lojas a partir de outubro, nas cores branca, preta, dourada e rosa. A Samsung ainda não divulgou o preço.

Galaxy Note Edge

galaxy-note-edge
galaxy-note-edge-lateral

O Galaxy Note Edge é quase um Galaxy Note 4, não fosse por um detalhe bem característico no design: a tela é levemente “dobrada” na lateral. Dependendo do aplicativo, naquela faixa podem ser mostrados ícones do launcher, notificações do aparelho ou até mesmo controles de um player de vídeo, por exemplo.

A tela curva é uma Super AMOLED de 5,6 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels (na prática, com os 160 pixels na lateral, temos um display de 2560×1600 pixels). Enquanto o usuário estiver visualizando um vídeo, as notificações poderão ser exibidas diretamente na lateral. As funções da Edge Screen, como a Samsung chamou essa parte da tela, podem ser acessadas mesmo com a capinha fechada.

O hardware do Galaxy Note Edge é idêntico ao do Galaxy Note 4, exceto pela bateria, que diminuiu para 3.000 mAh. A câmera com estabilização óptica, o processador quad-core de 2,7 GHz, os 3 GB de RAM e os sensores diferentes, incluindo o de ultravioleta, estão presentes.

O lançamento do Galaxy Note Edge está marcado para “até o final do ano”, mas apenas em “mercados selecionados”, diferente do Galaxy Note 4, que será lançado no mundo todo. Por enquanto, não há informações sobre a disponibilidade no Brasil.

galaxy-note-edge-2
galaxy-note-edge-laterais
galaxy-note-edge-frente

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados