Sony revela Xperia Z2 (vídeos em 4K!) e Z2 Tablet

Gadgets têm tela IPS com tecnologia para deixar as cores mais naturais

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Primeiro dia de Mobile World Congress, a maior feira de celulares e dispositivos móveis do planeta. A Sony não poupou anúncios ao mostrar smartphones – entre eles o Xperia Z2, com gravação de vídeos em resolução 4K —, um tablet e uma pulseira voltada para acompanhar atividades físicas. Vamos conhecer as novidades?

Sony Xperia Z2: ele grava em resolução 4K

Xperia Z2: a evolução do Z1 grava filmes em 4K (imagem: divulgação/Sony)
Xperia Z2: a evolução do Z1 grava filmes em 4K

O design do aparelho topo de linha da Sony continua praticamente o mesmo. Pouca coisa mudou do Xperia Z1, lançado no ano passado, para o Xperia Z2 apresentado em Barcelona. Talvez a principal diferença seja a adição de uma tela IPS de 5,2 polegadas (1920×1080 pixels) com o que a fabricante chama de Live Color LEDs. Em tese, a tecnologia é capaz de reproduz mais cores, com maior qualidade inclusive do que alguns produtos da Apple, uma das referência nesse campo.

Estou falando de um celular rodando Android 4.4, com processador quad-core Qualcomm Snapdradon 801 de 2,3 GHz e memória RAM de 3 GB. O Z2 é considerado um monstro em termos de especificações, mas ainda falta saber como ele se sai no mundo real.

A câmera de 20,7 Megapixels chamou a atenção por oferecer um conjunto de softwares para estabilização de imagens chamado de SteadyShot. Não chega a substituir a estabilização feita por meio de hardware, mas a novidade foi considerada uma boa implementação, visto o que hoje em dia o que mais tem por aí são filmagens tremidas feitas com o celular. A Sony também aposta na gravação em 4K (3840×2160 pixels a 30 quadros por segundo). Vale lembrar que o Xperia Z2 não está sozinho nessa seara, pois há alguns dias a LG revelou o smartphone G Pro 2 também com capacidade de filmar em altíssissississima resolução.

O Xperia Z2 também pode ficar submerso em água, assim como antecessor. O produto chegará ao mercado global em março nas cores: preto, branco e roxo. Questionamos a Sony brasileira sobre os preços e disponibilidade nas operadoras do país. Assim que tivermos uma resposta, vamos atualizar essa matéria.

Assista abaixo ao vídeo promocional do Sony Xperia Z2.

Xperia Z2 Tablet

Os japoneses da Sony foram muito espertos: primeiro criaram o smartphone, depois ampliaram o projeto para fazer um tablet. O Xperia Z2 Tablet tem praticamente o mesmo desenho industrial da versão celular da coisa. Até as especificações técnicas são as mesmas! Processador Qualcomm Snapdragon 801 de 2,3 GHz, combinado com memória RAM de 3 GB. A tela de 10,1 polegadas utiliza o mesmo painel IPS com os tais LEDs que criam cores mais naturais e cristalinas.

Sony Xperia Z2 Tablet
Sony Xperia Z2 Tablet

Há duas câmeras no Z2 Tablet: a traseira com 8,1 Megapixels (que não grava em 4K, até onde sabemos – Ahhhhhh!) e a frontal com 2,2 Megapixels para os donos do gadget brincarem de falar no Skype (ou aplicativo de comunicação de sua preferência). O tablet será vendido numa versão Wi-Fi e outra com 4G LTE. Por ora, não temos muitos detalhes sobre quais faixas de frequência estarão presentes na placa de 4G do produto.

Ah, sim! Ele também pode ficar submerso na água. Por isso a Sony faz a propaganda em cima do Xperia Z2 Tablet como “o tablet à prova d’água mais fino e leve do mundo”. Inclusive, talvez ele seja o único tablet à prova d’água do mundo.

Não sabemos preços. O Z2 Tablet chega ao mercado em março rodando Android 4.4.

Também tem vídeo de divulgação.

Xperia M2

Sony Xperia M2 roxo
Sony Xperia M2 roxo

A Sony também revelou o Xperia M2. Embora seja um anúncio menos impactante que o Z2, vamos às específicações: tela touchscreen HD de 4,8 polegadas; câmera de 8 Megapixels; conectividade por 4G e NFC. Chega ao mercado em abril. Preço não informado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados