Você ouviu rumores nos últimos dias sobre a AMD lançando um processador com 16 núcleos? Se sim, saiba que eles são verdadeiros: em reunião recente com analistas financeiros, Jim Anderson, vice-presidente sênior de produtos da companhia, confirmou que o chip está a caminho. Seu nome é Ryzen Threadripper.

São 16 núcleos e 32 threads. Via de regra, processadores com números tão elevados são destinados a servidores ou aplicações que necessitam de altíssimo desempenho. Tudo indica, porém, que o Threadripper está sendo desenvolvido principalmente para desktops — o público-alvo são gamers ou entusiastas que podem gastar muito.

Sim, pois ainda que os preços do Threadripper não tenham sido revelados, certamente eles não serão baratos. Alguns burburinhos apontam que as versões mais em conta do chip custarão cerca de US$ 1.000.

Na verdade, a AMD deu pouquíssimos detalhes sobre o Threadripper. Aparentemente, o plano inicial da companhia era revelar o processador na próxima edição da Computex. A empresa só teria se antecipado para fazer frente aos rumores de que a Intel anunciará a linha Core i9 (um chip de 12 núcleos) em breve, talvez na própria Computex.

É de se esperar que os chips Threadripper sejam baseados na arquitetura Zen, tenham suporte a memórias DDR4 de quatro canais e possuam TDP entre 150 W e 180 W. Fala-se também sobre o uso de um novo tipo de socket com 4.094 pinos, o SR3.

Há boas chances de que a AMD também lance uma ou mais versões do Threadripper com 12 núcleos e 24 threads. Dessa forma, a companhia passaria a ter um portfólio bastante completo de processadores para enfrentar a Intel.

Será? A gente só precisa de um pouquinho de paciência para descobrir: os detalhes do Ryzen Threadripper devem mesmo ser revelados na Computex. O evento está marcado para o final do mês.

Com informações: PCWorld

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados