Banco de dados autônomo

Artigos de Banco de dados autônomo

Como a autorreparação torna o banco de dados autônomo mais confiável

13/06/2018 às 15h00 por

Bancos de dados precisam de manutenção. Procedimentos do tipo vão desde otimizações do desempenho até correções de erros. O problema é que, frequentemente, isso leva a uma paralisação da aplicação. Mas em um banco de dados autônomo é diferente: graças à autorreparação, o tempo de indisponibilidade nele, quando existe, não passa de alguns poucos minutos.

Autoexecução: uma das partes mais importantes de um banco de dados autônomo

06/06/2018 às 15h00 por

Redes sociais, sites na web, lojas online e transações bancárias são apenas alguns exemplos de serviços que geram enormes quantidades de dados todos os dias. Não estranhe, portanto, se você ouvir falar cada vez mais de bancos de dados autônomos: graças à autoexecução, soluções do tipo podem ajudar aplicações dos mais diversos tipos a lidar de modo mais eficiente com o crescente volume de informações.

Como fica o trabalho do DBA com um banco de dados autônomo?

05/06/2018 às 17h05 por

Quando explicamos o que é banco de dados autônomo, deixamos para responder depois uma das perguntas mais frequentes: se a database passa a fazer, sem interferência humana, a maior parte do trabalho de um administrador de banco de dados (DBA), como é que ficam os empregos? A profissão vai deixar de existir? Não é bem assim. O cientista de dados da Oracle, Arvin Shahidi, explicou isso em detalhes no último

Tecnocast 090 – Banco de dados autônomo

30/05/2018 às 22h53 por

Você já ouviu falar de bancos de dados autônomos? Cada vez mais tarefas rotineiras estão sendo automatizadas com o auxílio da IA e agora chegou a vez do banco de dados. Mas e aí, como fica a profissão do administrador de banco de dados? Bem, a boa notícia é que não será mais necessário ficar até de madrugada na empresa,

Banco de dados autônomo: o que é e como funciona

28/05/2018 às 15h00 por

Em 2017, a Oracle anunciou o primeiro banco de dados autônomo do mundo. Com a novidade, o administrador de banco de dados (DBA) passa a se concentrar em outras tarefas que agregam valor à empresa, em vez de investir tempo com rotinas que poderiam ser feitas pelas próprias máquinas, com maior eficiência e sem intervenção humana. Mas o que exatamente é um banco de dados autônomo? E como ele funciona? Será que o seu emprego no setor de TI está ameaçado? Calma que a gente explica.

Carregar mais posts