Início /
Razão Social Banco do Brasil S.A.
Fundação 12 outubro, 1808
Rio de Janeiro, RJ
Website Oficial www.bb.com.br

Banco do Brasil

O Banco do Brasil foi a primeira instituição bancária do país, fundada pela Coroa Portuguesa, em 1808. Entretanto, em sua constituição original, a empresa fechou 12 anos depois.

Assim como outras instituições estatais, o Banco do Brasil foi criado durante a vinda da Família Real no século XIX. E posteriormente, quando D. João VI voltou para Portugal e retirou todo o dinheiro depositado — o que causou uma crise econômica no país —, o Banco do Brasil logo faliu.

Foi só quase 50 anos depois que a instituição foi reaberta pelo futuro Visconde de Mauá, em 1851. Nos três anos seguintes, o novo Banco do Brasil fundiu-se com o Banco Comercial do Rio de Janeiro e fez seu primeiro concurso público de recrutamento.

Já na segunda metade do século, teve diferentes atribuições na economia do país. Entre 1863 e 1865, foi responsável pela emissão da moeda — que na época eram os contos de réis. E depois, com a abolição da escravatura, abriu linhas de crédito para a contratação de mão-de-obra europeia.

Nos anos 1940, o Banco do Brasil iniciou sua atuação em outros países. Primeiro, abriu uma agência em Assunção, no Paraguai. Depois, em 1945, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, abriu escritórios na Itália para prestar serviços à embaixada e facilitar o recebimento de salário dos soldados.

Após o fim da Guerra, começaram os esforços para criação do Banco Central. Assim, em 1988, a função de regular o sistema financeiro nacional foi transferida para o Banco Central, e o Banco do Brasil seguiu prestando serviços financeiros. Também nessa época, foi criado o Cheque Ouro, primeiro cheque especial do mercado brasileiro, e o Ourocard, primeiro cartão de uso múltiplo.

Futuramente, em 1994, o Banco do Brasil teve papel importante na distribuição da nova moeda, o atual real, pelo país. E no século seguinte, continuou crescendo já no âmbito digital, tornando-se líder em número de usuários via internet banking nos anos 2000, e lançando diversas funcionalidades bancárias via WhatsApp a partir de 2018.

Em 2021, o Banco do Brasil já tinha mais de 4 mil agências, quase 90 mil funcionários e mais 22 milhões de clientes. No mesmo ano, foi avaliado em cerca de R$ 93 bilhões.

Continue lendo »

Artigos de Banco do Brasil