Como virar parceiro do YouTube para gerar receita na plataforma

É possível ganhar dinheiro com seu canal do YouTube, mas a plataforma possui uma série de regras e restrições; conheça todas elas

Ronaldo Gogoni André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
YouTube
YouTube (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Você já criou um canal na plataforma do Google e começou a postar vídeos, já deve ter pensado em como gerar receita com o YouTube. Contudo, o site tem uma série de regras e diretrizes que permitem o acesso a um programa de parcerias aos canais que atingirem certo patamar de audiência. Entenda o funcionamento deste programa e veja o que é preciso para ganhar dinheiro no YouTube.

O que é o Programa de Parcerias do YouTube?

Para ganhar dinheiro com seus vídeos, é obrigatório inscrever o canal no Programa de Parcerias do YouTube. É ele que permite ao produtor de conteúdo gerar receita através dos anúncios veiculados antes ou durante suas produções, com uma porcentagem das assinaturas do YouTube Premium ou através do programa de patrocínio de canais.

Inicialmente, o YouTube era mais flexível e permitia que canais pequenos pudessem gerar renda rapidamente, assim revertendo visualizações e anúncios em dinheiro. No entanto, após vários anunciantes abandonarem a plataforma em 2017, e por vários canais e produtores compartilharem conteúdos controversos, o serviço puniu aqueles que não se comportaram e endureceu as regras para novos players.

Atualmente, um canal do YouTube só pode ser monetizado se atingir as seguintes marcas:

  • Alcançar 10 mil visualizações totais de seus vídeos;
  • Alcançar e manter um mínimo de mil espectadores inscritos;
  • Atingir e manter a marca de 4 mil horas públicas válidas visualizadas nos últimos 12 meses;
  • Não ter avisos das diretrizes da comunidade ativos. Ou seja, não ter nenhuma infração contra as regras da plataforma no momento. 

Se esses números mínimos não forem mantidos, o canal é removido do programa de parcerias e terá que passar por uma nova análise, assim que se enquadrar novamente nas exigências do YouTube.

Uma vez que um canal cumpra essas exigências, o produtor poderá solicitar uma análise de seu conteúdo para habilitar a monetização. Uma vez que concorde com as diretrizes da comunidade, a inscrição é aprovada.

O que são horas públicas válidas no YouTube?

Segundo o YouTube, apenas os vídeos listados como públicos são contabilizados como horas públicas válidas. As horas relacionadas a vídeos classificados como: não listados, privados, excluídos, campanhas publicitárias, shorts, stories e lives excluídas ou convertidas para o formato vídeo on demand não são contabilizadas para entrar no programa de parcerias.

Como entrar no programa de parcerias do YouTube

Tempo necessário: 2 minutos

Se o seu canal atingiu o patamar mínimo necessário para se inscrever no Programa de Parcerias, veja como solicitar uma análise do conteúdo:

  1. Entre no seu canal e acesse o YouTube Studio

    Faça login com a sua conta no YouTube e clique na sua foto de perfil, localizada no canto superior direito, para acessar diversas configurações do canal;

  2. Encontre o campo de monetização

    Após abrir o menu no canto esquerdo, role a tela para baixo até encontrar a opção “Monetização” e clique nela.Imagem print canal do Youtube - como se tornar parceiro do youtube

  3. Solicite a entrada no programa de parcerias do YouTube

    Se você atingiu todos os requisitos necessários, clique no botão “Conheça os Termos do Programa de Parcerias”. Aceite os termos e aguarde o retorno do YouTube referente à sua aprovação. Caso você ainda não esteja qualificado, clique no card “Enviar notificação quando eu me qualificar” e aguarde o aviso para quando atingir os requisitos necessários.Imagem print canal do Youtube - como se tornar parceiro do youtube

Com isso, uma solicitação de análise foi feita para o seu canal. A resposta costuma vir por e-mail, dentro de até um mês.

Como vincular seu canal do YouTube ao Google AdSense

Quando seu canal atingir os requisitos necessários para se tornar parceiro e assim gerar receita no YouTube, a opção de ligá-lo a uma conta do Google AdSense ficará disponível. Veja como realizar o procedimento. 

  1. Clique na sua foto no canal para entrar no YouTube Studio;
  2. Acesse o campo “Monetização”
  3. Se tiver atingido os requisitos mínimos para monetizar o canal, clique no card aceite os termos do Programa de Parcerias do YouTube;
  4. Em seguida, um card referente ao cadastro no Google AdSense ficará disponível. Clique em “Iniciar”.
  5. Selecione uma conta Google para cadastrar no Google AdSense. Caso já tenha uma conta inscrita no programa, utilize esta conta para evitar problemas nos pagamentos. 
  6. Preencha o campo seguinte com suas informações pessoais e de pagamento.
  7. Após enviar os dados, volte para a aba “monetização” do YouTube Studio e clique no card de confirmação para a entrada no Google AdSense.

Como ganhar dinheiro no YouTube

Após se tornar parceiro, é possível desenvolver várias maneiras para gerar receita com a plataforma. Confira seis maneiras de ganhar dinheiro no YouTube.

Qual é o melhor horário para postar no YouTube?

O YouTube muda frequentemente o funcionamento de seu algoritmo, por isso, estratégias podem funcionar de maneiras diferentes. No entanto, é importante conhecer suas ferramentas de análise para definir qual é o melhor horário para postar no YouTube.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados