Tecnoblog
Razão Social Banco Digio S.A.
Fundação 1 abril, 2003
São Paulo
Website Oficial www.digio.com.br

Digio

O Digio é um banco digital brasileiro fundado em abril de 2003. Entretanto, sua origem se confunde com a de diversas empresas formadas no final do século vinte, como frutos da antiga parceria entre Banco do Brasil, Bradesco e outras instituições financeiras.

Durante os anos 90, através da Cielo — que na época se chamava Visanet Brasil — os bancos lançaram seus cartões de benefício Visa Vale. Com eles, as empresas clientes poderiam pagar pedágio, refeição e alimentação de seus funcionários e, em troca, receber algum tipo incentivo governamental. Logo, essa iniciativa evoluiu e deu origem a outra companhia: a CBSS, atual Digio.

A Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS) assumiu a iniciativa dos cartões de benefício e, até 2006, já contava com cerca de 30 mil clientes. Três anos depois, expandiu sua atuação para o setor de vale-transporte, através da aquisição da Smart Benefícios. Depois, o novo produto também participou de projetos governamentais, como o bilhete único de transporte estadual RioCard.

Foi só em 2010 que a CBSS passou a trabalhar em iniciativas fora do mercado de benefícios. Na época, a parceria entre os bancos que a controlavam se consolidou com o lançamento da bandeira de cartões Elo e a reorganização de suas joint ventures. Com isso, o segmento de cartões benefício passou para uma nova companhia, a Alelo, e a CBSS se aventurou no mercado de cartões pré-pago.

Mas foi só em 2016 que a Companhia Brasileira de Soluções e Serviços encontrou seu espaço. Naquele ano, a empresa lançou o Digio como um cartão digital sem anuidade. A partir disso, a marca do novo produto cresceu tanto que, em três anos, a própria CBSS mudou seu nome para Digio. Assim, a antiga gestora de benefícios tornou-se uma plataforma de serviços financeiros.

Dali em diante, o Digio começou a lançar novos projetos. Dentre eles, sua carteira digital, um cartão virtual, um programa de fidelidade, contas de pagamento e empréstimos pessoais. E em 2021, o Bradesco, que na época dividia a empresa com o Banco do Brasil, comprou a parcela do Digio que ainda não lhe pertencia e passou a ser seu único controlador.

Depois, em 2022, o Digio fez sua entrada no mercado de seguros através do lançamento de um plano odontológico. No mesmo ano, foi considerado o 15º melhor banco do país segundo a Forbes, e já contava com mais de 2,7 milhões de clientes.

Continue lendo »