Kinect

Sobre

O Kinect é um controle com sensor de movimento para o Xbox 360. Criado pelo pesquisador brasileiro Alex Kipman, foi inicialmente chamado de Project Natal, em homenagem a capital do Rio Grande do Norte. Com o Kinect, é possível se divertir com os jogos do console da Microsoft sem utilizar um joystick, deixando o jogador mais livre e ativo. Funciona por meio de algoritmos que processam a imagem obtida por uma webcam integrada. Um kit de desenvolvimento de software do Kinect para o Windows 7 foi liberado em 2011 e possibilita a criação de jogos e aplicativos compatíveis com o dispositivo.

Artigos de Kinect

Esta é a pior geração de consoles da história

às 16h09 por

O anúncio te deixa empolgado, mas o efeito tem curta duração. Os minutos seguintes são suficientes para você pensar melhor e, então, ficar desconcertado. Pudera: tudo que é apenas "meio novo" nos faz pensar em remediação, não em evolução. O desconforto fica maior quando você percebe que o problema é generalizado. Sim, estou falando do Xbox One, do PlayStation 4 e até do Wii U. Novo, mas nem tant

O Kinect está praticamente morto

às 17h54 por

O primeiro sinal de alerta veio da E3 2015. Na ocasião, a Microsoft mostrou várias novidades — como o sofisticado Xbox Elite Wireless Controller —, mas não fez uma menção sequer ao Kinect. Agora, na E3 deste ano, a situação piorou. A companhia revelou o Xbox

Estamos no século 21 e nada de realidade virtual decente

às 17h33 por

Sabe uma coisa que eu tinha saudade nos anos 90? A promessa da realidade virtual. Lembram disso? Eram joguinhos com menos polígonos que o primeiro Virtua Fighter. Compensava a falta de definição com a experiêcia de estar "dentro" do jogo. Houve uma época em que a cultura popular estava enamorada da tecnologia de realidade virtual, o que a fazia aparentar

Tecnoblog Podcast 10 – De janelas bem abertas

às 21h52 por

A quantidade de notícias envolvendo a Microsoft essa semana foi tanta que o título do episódio só podia ser mesmo algo relacionado ao Windows. Tivemos a confirmação do nome do sistema, o anúncio das duas únicas edições que estarão disponíveis nas prateleiras, a Windows Store no Brasil e o Windows Phone se dando mal lá fora. Acredito que o título reflete muito bem isso. Também nesse episódio, eu (Rafael Silva), Thiago Mobilon e Thássius Veloso destrinchamos os rumores e vazamentos envolvendo o Galaxy S III (que pode não ter esse nome), o Kinect sendo usado em um hospital br

Halo CE Anniversary: uma década de sucesso

às 17h16 por

Essa semana chega às lojas uma edição comemorativa de 10 anos de Halo, chamada Halo: Combat Evolved Anniversary. Pra quem não conhece o jogo foi um marco de inovação no gênero de tiro em primeira pessoa. Estive com o jogo em mãos nos últimos dias. Vou comentar nesse artigo sobre as novidades da edição especial. Só não vai ser um review completo porque o jogo continua o mesmo de 10 anos atrás — ou quase isso. Título: Halo Combat Evolved Anniversa

Hacks do Kinect podem não ser viáveis para o consumidor final

às 15h15 por

Acho que qualquer leitor do Tecnoblog que acompanhe minha coluna aqui deve saber qual é a minha opinião sobre o Kinect (e, por extensão, do Playstation Move): não acho que esse tipo de paradigma —gaming usando interface de captura de movimentos — é o futuro da indústria. Apesar disso, tenho que ser (ao menos tentar ser) imparcial. O Kinect é um periférico relativamente novo,

Emagrecendo com os videogames

às 15h31 por

Como vocês sabem, eu moro no Canadá. Neste mês de dezembro, meu novo (ou já não tão novo assim) lar e a terra-mãe Brasil encontram-se em períodos climáticos diametralmente opostos – enquanto vocês se deliciam (ou amargam, dependendo da pessoa) do verão tropical, aqui em cima a paisagem lembra o planeta congelado de Hoth, em "O Império Contra-Ataca".Apesar da diferença extrema de condições climáticas, uma preocupação é a mesma nesse fim de ano: perder a barriguinha. Aqui, o inverno é o tiro de largada para que a população com bagagem adiposa entre em dietas e em

TB Retrô: Os artigos mais interessantes de 2010

às 14h47 por

Falta pouco para encerrarmos esse ano de 2010, mas ainda há tempo para rever quais foram os assuntos que mais chamaram a atenção de nossos colunistas e autores convidados durante esse ano. Seguindo a série especial TB Retrô, hoje a 7gente publica aqueles artigos de opinião e as participações especiais (chique, não?) que mais chamaram a atenção em 2010. São análises perturbadoras, opiniões contextualizadas e muito mais, que nós tivemos o prazer de publicar. Porque para o TB não basta dar a notícia, mas também aprofundá-la, oferecer opiniã

TB Retrô: Os gadgets que marcaram 2010

às 14h21 por

O ano de 2010 foi um ano cheio de gadgets. Como qualquer outro, uma grande parcela deles foi anunciada já em janeiro, durante a maior feira de eletrônicos do mundo, a CES. Mas o resto do ano também teve sua parcela de aparelhos bacanas. Pensando neles, fiz uma pesquisa pelas 30 páginas de arquivos de gadgets do TB para trazer para você os eletrônicos que de alguma forma se destacaram ao longo do ano, variando entre os estupidamente simples até os simplesmente estúpidos. Sem mais delongas, eis aqui a lista dos 10 gadgets que marcaram o ano, de forma boa ou ruim, orga

Removendo a quarta parede nos videogames

às 13h40 por

Estamos nos aproximando do final dessa geração de consoles. Há alguns anos era fácil prever o rumo da evolução dos consoles - entre algumas outras novas funções, havia sempre um inevitável update gráfico nos sucessores dos videogames atuais. O problema é que, assim como a Lei de Moore que ditou um limite para tecnologia de processamento, existe um teto tecnológico para a qualidade gráfica que videogames podem produzir, mesmo nas futuras gerações (porque na atual, creio que já atingimos tal teto). Que rumo a tecnologia do entretenimento tomará uma vez que o upda

Kinect e Move estão fadados ao mesmo fim do Wii

às 17h31 por

A Microsoft acaba de anunciar que vendeu 2,5 milhões de Kinects em apenas 25 dias - ou seja, uma média de 100 mil unidades por dia, ao redor do mundo. Para contextualizar o sucesso do aparelho, tenha em mente que isso é mais que o dobro de vendas do iPad (outro gadget relativamente recente e igualmente popular) no mesmo período. Nos primeiros 28 dias de lançamento,

A história por trás do Kinect e do Move

às 17h00 por

Lá em meados de 2006, quando ainda se usava o termo next gen para descrever os consoles atuais da Nintendo, Sony e Microsoft, ocorria pela internet afora uma guerra de consoles que quase fazia justiça à Grande Guerra 16 bits. Como veterano daquele conflito (e eu estava do lado vencedor - o SNES, naturalmente), há muito tempo eu não via tanto ódio e animosidade alimentada por preferências pessoais de um console sobre outro. E a guerra por opção de consoles está prestes a se reacender nos grupos de discussão na internet com