Início » Microsoft
Razão Social Microsoft Corporation
Fundação 4 abril, 1975
Albuquerque, Novo México, Estados Unidos.
Fundadores
Website Oficial microsoft.com

Microsoft

A Microsoft é uma das maiores empresas de computadores pessoais, softwares e eletrônicos do mundo. A empresa foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen na cidade de Albuquerque, no Novo México (EUA).

Naquela década, Gates e Allen precisaram criar uma versão do interpretador BASIC, linguagem de programação de computadores, para o Altair 8800, da MITS, um computador pessoal da época.

O nome Microsoft vem de uma abreviatura de software para microcomputadores, já que foi a própria razão da empresa ter sido criada.

A partir de 1980, a Microsoft trabalhou junto à IBM e Apple em diversas tecnologias, até lançar a linguagem de programação COBOL e o sistema MS-DOS, o sistema operacional para a linha IBM PC, além do processador de texto Microsoft Word.

Em 1985, a Microsoft apresentou o Windows 1.0, que custava 99 dólares e funcionava como uma interface gráfica para o MS-DOS. No ano seguinte, a empresa mudou sua sede para Redmond, em Washington, cidade em que se mantém até hoje.

Depois da primeira versão, o Windows foi aprimorado até dez anos depois deixar de depender do MS-DOS com o Windows 95, que inaugurou o botão de Iniciar, o MSN e o icônico navegador Internet Explorer, que era uma ponte para a web.

Em 2000, Gates passou a presidência da empresa para Steve Ballmer, que comandou lançamentos como o do Windows XP, Vista, 7 e 8, além do Azure, Xbox One, Kinect, Outlook e computadores Surface, além do falecido Windows Phone.

Ballmer saiu da Microsoft em 2014 e foi sucedido por Satya Nadella, que lançou o Windows 10, cuja atualização foi gratuita por um tempo, além do Microsoft Edge e HoloLens.

Consolidada por seus softwares softwares e serviços, a empresa também oferta o Microsoft 365, serviço para usuários domésticos e empresas que abrange o pacote Office como Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Continue lendo »

Fotos

Tecnocast 170 – O bundle de bundles é real!

às 15h55 por

Todo mundo resolveu lançar o seu próprio serviço de streaming e vai ficar impossível pra nós, meros mortais, assinar todos eles individualmente. Isso nos lembrou do Tecnocast 078, onde falamos sobre a necessidade de um "bundle de bundles".Pois bem, ele é real! Mas talvez não seja exatamente o que estávamos esperando. Dá o play e vem com a gente!

Tecnocast 162 – Duelo de gigantes

às 14h36 por

A nova geração de consoles está saindo do forno. O PlayStation 5 e o Xbox Series X chegam ao mercado quase ao mesmo tempo e possuem preços semelhantes, mas cada fabricante tem suas estratégias. A Microsoft está focada nos serviços atrelados ao videogame, como o Game Pass, mas a Sony mostrou que planeja seguir um caminho bem diferente. Quem será que vence a próxima guerra? Dá o play e vem com a

Tecnocast 158 – O navegador que você amava odiar

às 13h45 por

O Internet Explorer participou da vida de muita gente em seus 25 anos de existência, mas está na hora de seguir em frente. Ele ainda existe nas entranhas do Windows e de softwares antigos, mas aos poucos está sendo abandonado pela própria Microsoft, que não dará mais suporte ao icônico "e" azul em sua suíte de produtividade. Vamos relembrar os melhores (e piores) momentos do browser que você a

Tecnocast 130 – Os dobráveis chegaram

às 02h29 por

Eles estão entre nós! Os celulares dobráveis finalmente desembarcaram no Brasil. Nós já colocamos as mãos em todos eles e nesse episódio falamos sobre as nossas impressões. Será que vale a pena comprar um? No segundo bloco falamos sobre a dificuldade em fazer reparos em aparelhos, devido ao alto custo das peças de troca. Dá o play e vem com a gente!

Tecnocast 123 – Serviço é o novo produto

às 20h21 por

No episódio de hoje vamos falar sobre como as empresas de tecnologia estão focando cada vez mais em serviços. A Microsoft, que antes fazia dinheiro vendendo Windows e Office, hoje fatura muito com serviços de nuvem. E a Apple, que está precisando se reinventar com serviços de pagamento, nuvem e streaming, diante da dificuldade de vender cada vez mais iPhones. No segundo bloco falamos sobre como anda o mercado de casa

Tecnocast 114 – Produtos que foram lançados cedo demais

às 13h08 por

Essa semana jornalistas americanos receberam unidades de teste do novo Galaxy Fold, e a tela já apresentou defeitos, depois de apenas um dia de uso. Isso nos fez lembrar de outros produtos que estavam à frente de seu tempo, ou que foram lançados antes do que deveriam. Hoje relembramos vários desses produtos, dá o play e vem com a ge

Tecnocast 086 – O declínio do Windows

às 20h14 por

Até pouco tempo atrás, era difícil pensar em Microsoft sem associar a palavra Windows. Ele era o centro de tudo e todo o ecossistema era desenvolvido pensando no sistema que deu origem à empresa. Mas as coisas estão mudando! E a última carta de Satya Nadella a seus funcionários deixa aquele gostinho de que o Windows está sendo colocado de lado. Pelo menos na estratégia de negócios, o foco é nos serviços, que agora estão presentes até nas plataformas de suas concorrentes: Apple e Google.

Tecnocast 076 – Gadgets estranhos

às 21h42 por

De tempos em tempos, algum fabricante solta no mercado um dispositivo com uma abordagem pouco convencional. A lista inclui computadores híbridos, teclados na posição vertical, capacete para controlar o computador com a mente e por aí vai. Olhando para trás, é fácil apontar essas bizarrices e pensar "quem diabos teve a ideia de fazer essa bagaça?". Mas a verdade é que esses testes são necessários para descobrirmos qu

Tecnocast 070 – É o fim da guerra dos browsers?

às 20h14 por

Em um passado muito distante (pelo menos em anos de internet), um dos passatempos preferidos dos aficionados por tecnologia era testar vários navegadores diferentes e torcer pela dominância do seu predileto. Navegador (assim como antivírus e sistema operacional) era como time de futebol: você escolhia um e o defendia até o fim. E assim, metade dos tópicos em fóruns de tecnologia eram de usuários enaltecendo os novos recursos seu nave

Tecnocast 056 – O melhor e o pior da tecnologia em 2016

às 22h16 por

Mais um ano chega ao fim e não poderíamos deixar ele terminar sem a nossa tradicional retrospectiva em áudio. No último Tecnocast do ano, discutimos os fatos mais marcantes do mundo da tecnologia em 2016, fazendo também uma análise das mudanças que o mercado sofreu em relação a 2015. Dá o play e vem com a gente!

Tecnocast 052 – A Inovação Ficou Invisível

às 20h38 por

Na última semana, Apple e Microsoft apresentaram novos produtos – um focado em um mercado bem específico e outro nem tanto. As duas novidades levantaram comparações, sobre qual empresa estaria inovando mais. Essas discussões não são novas, mas agora tem um motivo maior – estamos carentes de grandes inovações. Talvez esse hiato criativo seja justificável. E não, não é pela morte de Steve Job

Carregar mais posts

Outras Empresas