Uma IA vai roubar o seu emprego (e isso pode ser bom)

Josué de Oliveira
Por

Não é mistério que as inteligências artificiais avançam sobre terrenos antes considerados totalmente humanos. Redes neurais já conseguem emular a escrita e a arte de modo convincente; a isso, somam-se todas as demais ocupações que as IAs podem exercer, e o quadro se torna ainda mais complexo. Alguma profissão estaria a salvo?

Tecnocast 271 - As duas faces do deepfake (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Tecnocast 271 – Uma IA vai roubar o seu emprego (e isso pode ser bom) (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

No episódio de hoje, ligamos a chave da especulação para refletir sobre como seria um mundo em que a maioria dos empregos foram assumidos por inteligências artificiais. Como isso afetaria a humanidade? Como repartir a riqueza gerada? E será que uma IA poderia substituir um político? Pra viajar nestas e outras pirações, dá o play e vem com a gente!

Participantes

Créditos

Assine o Tecnocast

Josué de Oliveira

Produtor audiovisual

Josué de Oliveira é formado em Estudos de Mídia pela UFF. Seu interesse por podcasts vem desde a adolescência. Antes de se tornar produtor do Tecnocast, trabalhou no mercado editorial desenvolvendo livros digitais e criou o podcast Randômico, abordando temas tão variados quanto redes neurais, cartografia e plantio de batatas. Está sempre em busca de pautas que gerem conversas relevantes e divertidas.

Relacionados

Relacionados