Corra pela sua vida com Canabalt

Izzy Nobre
Por

canabalt-iphone

Canabalt é um daqueles joguinhos que, por causa do charme e simplicidade, são perfeitamente adequados a uma plataforma móvel – pra não dizer extremamente viciante.

A premissa é tão simples que você pode descrever o jogo inteiro numa linha só – em Canabalt você é um carinha que está pulando de um prédio pra outro tentando fugir de algum tipo de invasão alienígena, o que pode ser visto acontecendo no background. O seu bonequinho corre automaticamente, e pra pular basta tocar a tela. Um toque rápido resulta num salto curto; um toque mais demorado catapulta o herói sem nome em proporções olímpicas.

Os prédios variam em distância de um pro outro, portanto é preciso variar o tipo de pulo que você dá pra alcançar o próximo edifício. Há também obstáculos que você precisa saltar, e quando o jogo fica mais rápido é preciso nervos de aço pra decidir em um nanosegundo se o obstáculo ou o prédio seguinte requer um pulo curto ou longo.

Um contador de distância no topo superior direito te indica quanto você já correu. Se atrapalhe nos pulos, e seu bonequinho despenca e (presumivelmente) se arrebenta lá embaixo. O jogo reinicia quando isso acontece, te dando outra chance de bater o seu recorde.

Canabalt é baseado numa versão em Flash que você pode jogar aqui. O jogo carrega rapidamente e as partidas nunca demoram mais que um ou dois minutos, tornando-o perfeito praquela fila de banco ou espera no consultório do dentista. Como todos os jogos em que o desafio é alcançar máxima pontuação, falta um ranking online onde nerds se degladeiem pela supremacia, mas o desenvolvedor do jogo já prometeu tal feature num update próximo.

A música e o estilo artístico pixelizado e minimalista dão um charme bastante distinto a Canabalt. O preço é um pouco salgado pra um jogo tão simples (afinal, o gameplay inteiro de Canabalt se resume a tocar na tela nos momentos propícios; é essencialmente um testador de reflexos), mas eu recomendo de qualquer forma porque o jogo é muito viciante. Vale lembrar que, graças à simplicidade, o jogo se rende uma excelente experiência social com seus amigos. É difícil pegar o iPhone ou iPod touch de volta uma vez que você desafia sua patotinha a alcançar o score máximo.

Relacionados

Relacionados