Fomos ver o que o Firefox OS é capaz de fazer

Gravamos um vídeo para mostrar o que o Firefox OS pode fazer.
Primeiro smartphone com Firefox OS deve aparecer no segundo semestre.

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 3 semanas
Este é o Keon, um smartphone com Firefox OS voltado para desenvolvedores
Este é o Keon, um smartphone com Firefox OS voltado para desenvolvedores
Tecnoblog na Campus Party 2013

Em coletiva de imprensa feita hoje na Campus Party, Telefônica Vivo, Mozilla Foundation e Geeksphone mostraram o aparelho destinado a desenvolvedores com o Firefox OS e também falaram um pouco sobre os planos de lançamento no Brasil. O Tecnoblog esteve lá, e teve a chance de testar um pouco o Firefox OS. Veja o que achamos do sistema operacional móvel da Mozilla e o que você pode esperar dele.

Com lançamento programado para o segundo semestre de 2013, o primeiro smartphone com Firefox OS a ser lançado no Brasil será um modelo voltado principalmente para o usuário comum, sem milhões de recursos e tela gigantesca. Pelo que pudemos observar, o Keon é um smartphone simples, pequeno e leve, bem diferente do Galaxy S III ou do iPhone 5.

Mas não pense que o hardware modesto implica sistema lento: como o Firefox OS utiliza apenas três camadas (Linux, Gecko, Firefox) e seus aplicativos são desenvolvidos em HTML5, a promessa é que o sistema seja bem rápido e estável. O modelo que testamos é produzido pela Geeksphone. Ele possui o hardware abaixo, e como podemos ver, não é nada demais:

  • Processador Qualcomm Snapdragon S1 de 1 GHz
  • 512 MB de RAM
  • 4 GB de armazenamento interno mais slot para microSD de até 32 GB
  • Câmera de 3 megapixels
  • Tela de 3,5 polegadas (320×480 pixels)
  • Bateria de 1.580 mAh
  • Suporta tanto 2G quanto 3G (mas não terá suporte a 4G)
  • Wi-Fi, acelerômetro, GPS e conector microUSB

A bateria de 1.580 mAh pode parecer pouco frente ao que vemos hoje em dia, mas Rodrigo Silva-Ramos, CEO da Geeksphone, nos assegurou que, dada a arquitetura do Firefox OS, a bateria pode durar bastante: a meta é chegar a 48 horas de uso intenso.

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e assista aos vídeos em primeira mão

Os preços dos aparelhos para o consumidor final não foram divulgados e, embora um representante da Mozilla tenha comentado em outros eventos que a expectativa era manter o aparelho em torno de US$ 100 no mundo todo, um representante da Telefônica Vivo lembrou que o Brasil cobra impostos muito altos, e isso acabaria impactando no preço final dos aparelhos. O plano inicial é lançar aparelhos mais simples com preços menores, mas nada impede que no futuro tenhamos aparelhos com Firefox OS batendo de frente com vários modelos topo de linha.

Apenas 174 Keon estão disponíveis no Brasil, e estão sendo distribuídos na Campus Party, para desenvolvedores que participaram do Hackathon da Mozilla Foundation e também de outras tarefas. Se você é desenvolvedor e está na Campus Party, fique de olho na mesa da Mozilla, de repente você consegue um.

Nos testes que fizemos com o Keon rodando Firefox OS, foi possível notar um sistema leve e simples de usar, com alguns lags e travamentos ocasionais, mas aceitáveis, considerando que é um sistema de testes ainda. O multitarefa é bem inteligente, bastando clicar em um ícone ou “jogar” a janela para cima para fechar o programa.

Receba mais sobre Firefox OS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados