Fone Bluetooth QCY T1 PRO: o som de qualidade que sofre com interferências

Paulo Barba
Por
• Atualizado há 3 semanas
QCY T1 Pro

A cruel realidade dos smartphones sem a tradicional entrada P2 trouxe para o mercado uma centena de opções de fones de ouvido Bluetooth. Por alguns dias eu testei um produto bem interessante da empresa QCY, o modelo importado T1 PRO.

É possível adquiri-lo na loja Banggood e, no final desse post, você encontra o widget para concorrer a um totalmente de graça. Mas será que vale a pena? A qualidade de som é boa? A bateria dura? E a conexão com o smartphone, é estável? Eu conto tudo aí embaixo:

Em vídeo

Design e Construção

O T1 PRO tem características interessantes que já chamam a atenção desde que o tirei da caixa. Ele vem com a case que possui bateria própria, além de manuais, cabo para carregamento e borrachas e alças com tamanhos diferentes para você encontrar o que mais se encaixa na sua orelha.

Eu uso o conjunto padrão e funcionou muito bem. Testei o modelo que a empresa chama de prateado, mas que é, em sua maior parte, branco. Se você gosta de gadgets pretos, é possível encontrá-lo também nessa cor.

Cada lado dos fones pode funcionar separadamente, servindo para você que não pode usar os dois ao mesmo tempo durante o seu dia ou na rotina do trabalho e até mesmo para quem gosta de dividir os fones de ouvido com alguém.

Ele não possui nenhum tipo de visor e nenhum botão. Tudo é controlado por toque na superfície externa. Um toque longo liga ou desliga; um toque rápido serve para play, pause ou atender uma ligação; e dois toques avança as músicas. Ele não reconhece gestos de deslizar para esquerda ou direita, apenas toque.

Ao ligar o primeiro fone, basta segurar o segundo que eles se emparelham sozinhos. Individualmente, cada fone pesa apenas 4,7 gramas, possui Bluetooth 4.2 com 10 metros de alcance, sensibilidade de 108 dB e frequência de resposta de 20 Hz a 20 kHz.

Som

A qualidade do fone é realmente boa. O som é encorpado, mas os graves não são tão presentes; o que prevalece são as frequências médias. Se você faz o perfil de quem procura um baixo destacado nas músicas, talvez você não goste tanto.

De toda forma, o som dele não me incomodou em nenhum momento – poderia passar horas ouvindo música ou consumindo conteúdo em vídeo. O T1 PRO não é para quem precisa de um fone quebra-galho, ele serve também para quem quer um fone para usar como principal, com uma única condição: se você usá-lo em casa ou em ambientes fechados.

Eu fiz um teste em ambiente externo. No momento que coloquei o celular no bolso e saí de casa, já senti o som falhando e a todo momento perdendo a conexão para depois emparelhar novamente.

Não fiz o teste em uma fazenda ou em um campo a céu aberto, mas andando na rua, com todas as interferências de uma cidade grande, a experiência foi terrível. Apesar dessa observação, a QCY fez um bom trabalho em hardware, principalmente pelo custo-benefício. Os fones possuem proteção IPX4 contra água, o que significa que ele vai resistir a suor, respingos ou até uma chuva leve. Você só não pode nadar com ele ou ficar de bobeira na piscina.

Bateria

A case é usada para carregar os fones, que se encaixam de forma magnética. É muito prático guardar e levá-los pra qualquer lugar. Nos meus testes, eu consegui 4 horas de reprodução de áudio com o T1 PRO. Considerando que a case pode fornecer até 5 cargas completas para o par de fones, você pode aproveitar pelo menos 20 horas para consumir suas músicas, vídeos e até jogar.

Conclusão

O QCY T1 Pro custa em torno de R$ 185 e por esse preço vale a pena sim, mas você precisa tomar nota do que foi citado nesse review: usá-lo em ambientes fechados.

Em casa ele vai funcionar sem nenhum problema: a qualidade do som é boa, o fone é discreto e os LEDs indicativos não ficam piscando para transformar você em um vagalume ambulante, pelo contrário, eles permanecem desligados durante todo o uso. A bateria pode ser um ponto fraco, mas se você estiver sempre com a case para carregar, vai durar o dia inteiro.

Especificações técnicas

  • Bateria: 40 mAh cada cápsula;
  • Bateria da case: 750 mAh;
  • Bluetooth: 4.2 com 10 metros de alcance;
  • Sensibilidade: 108 dB;
  • Impedância: 32 ohm;
  • Resposta: 20 Hz a 20 kHz;
  • Peso: 4,7 gramas cada;
  • Tempo de carga: de 1h a 2h;
  • Duração: de 3h a 4h de reprodução;

Receba mais sobre Banggood na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Barba

Paulo Barba

Ex-editor audiovisual

Paulo Barba é fotografo, designer, editor e publicitário formado pela Estácio. Sua carreira foi toda voltada para a criação de conteúdo digital, desde a construção de sites até produção de vídeos e de peças publicitárias. Barba fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2017 e 2021, atuando como editor audiovisual, produtor de podcast e analista de produtos.

Canal Exclusivo

Relacionados