Início / Testamos / Celular /

Webcam Logitech Pro 9000 tem alta definição

Rafael Silva

Por

Testamos
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Em matéria de webcam, não há muito o que evoluir além da já conhecida receita câmera que envia vídeos para a web. Mas é possível adicionar funções extras como um microfone embutido, uma lente Carl Zeiss e um design elegante. Foram essas as adições que a Logitech fez na sua webcam Pro 9000.


Essa webcam também conta com uma característica que está se tornando cada vez mais popular: suporte a vídeos em alta definição. A Microsoft já fez uma dela. Entretanto, ainda são raros os programas que suportam vídeos em HD nativamente.

Algumas vezes pode ser necessário um programa específico (normalmente cedido pela fabricante) para codificar o vídeo antes de transmiti-lo para a web e esse programa exige um hardware melhor do que o básico. No caso da Logitech Pro 9000 não é diferente. Mas vale à pena gastar seu rico dinheirinho em uma câmera que promete bastante antes mesmo de sair da caixa? Vamos descobrir.

Instalação e configuração

O formato da Pro 9000 permite que ela seja acoplada a qualquer tipo de monitor, além de ser possível também apoiá-la numa superfície plana qualquer.

Apesar de ser detectada automaticamente como uma webcam pelo Windows, a Logitech Pro 9000 vem com um CD que instala dois programas aque permitem o uso personalizado da câmera: o Logitech Webcam Software (redundância?) e o Logitech Vid. Esse último é completamente dispensável, pois se trata do mensageiro instantâneo da Logitech que ninguém quase ninguém usa. Mas o primeiro até que é interessante instalar.

Antes de seguir, um adendo para quem tem Windows XP: a compatibilidade do programa instalado pela Logitech é ruim. E sim, podem atirar pedras e dizer que o Windows XP é ultrapassado e que seria melhor usar o Windows 7. Mas o fato é que muitos usuários ainda rodam esse sistema. Posso apostar que muitos até migraram para o Vista, mas se assustaram e voltaram. Enfim, de volta à câmera: o programa vez ou outra trava durante a configuração; fique avisado. Felizmente, esse software não é necessário para usar a câmera no MSN/Live Messenger ou Skype.

Fotos

Assim como a Lifecam HD-5000 da Microsoft, a Pro 9000 conta com um programa de personalização. Ele permite configurar certos aspectos da câmera e brincar com a imagem de quem estiver na frente dela. O programa usa uma técnica de rastreamento de rosto que permite que avatares façam os mesmos movimentos da pessoa que está usando a câmera. Também há outras personalizações divertidas, que você pode ver abaixo.

Os efeitos só estão disponíveis para quando a câmera é usada com resolução de até 800×600 pixels. Além deles, o programa possibilita rastreamento de rosto, controle de foco, ajustes de brilho, contraste e balanço de branco e também de zoom. A câmera também conta com um botão dedicado para tirar fotos, mas só funciona com o programa da Logitech aberto.

Gravação de vídeo

Aliás, falando em resolução de vídeo, essa é uma característica da câmera que funciona bem, mas que poderia ser melhor: a alta definição. Ela funciona para gravar vídeos. Mas ao tentar fazer uma ligação com vídeo em alta definição no Skype, o programa me informou que eu precisaria melhorar o desempenho da máquina ou conseguir uma conexão melhor. Ainda assim, a gravação de vídeos em high-def funciona, sendo limitada a até 1280×720 pixels de resolução. A pixelização existe e é perceptível, mas não chega a incomodar.

Veja abaixo um vídeo de teste com a câmera.


(Link do vídeo)

O programa também permite que vídeos gravados com a câmera sejam enviados diretamente para o YouTube, o que se tornou padrão até em câmeras de vídeo hoje em dia.

Conclusão

A Logitech Pro 9000 é uma câmera respeitável com um software que precisa de melhorias. Não foi só no Windows XP que tivemos problemas, visto que ele também travou algumas vezes no Windows 7. Mas quando resolve funcionar, o programa adiciona bastantes recursos em algo que seria apenas mais uma câmera qualquer.

Se você pretende usar a Logitech Pro 9000 somente para conversar com parentes, provavelmente conseguirá uma câmera com essa funções por menos que os R$ 250 (em média) que o aparelho custa.