Sony anuncia novo topo de linha Xperia XZ1 com versão compacta

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 10 meses

A Sony acaba de anunciar em Berlim, na feira IFA, três novos smartphones para seu portfólio: o Xperia XZ1, topo de linha da empresa; o Xperia XZ1 Compact, com boas especificações num tamanho menor; e o Xperia XA1 Plus, que corrige os problemas de seu antecessor.

O Tecnoblog foi convidado a experimentar o Xperia XZ1 e Xperia XA1 Plus em primeira mão, em uma prévia em São Paulo; estes são os detalhes.

O Xperia XZ1 combina um processador Snapdragon 835 com 4 GB de RAM. Sua tela de 5,2 polegadas, no entanto, mantém a resolução Full-HD para economizar bateria. Ela usa as tecnologias Triluminos e X-Reality, e é compatível com HDR — Netflix e Amazon Prime Video oferecem conteúdo com alta gama dinâmica.

O smartphone mantém o design “timeless” da Sony, com bordas grandes nas partes superior e inferior. Ele é feito de uma única peça de metal com recursos anti-torção para ser mais resistente, e tem proteção IP68 contra água e poeira. O leitor de digitais fica no botão liga/desliga na lateral.

A Sony destaca três áreas de destaque para o Xperia XZ1: câmera, 3D e áudio. A câmera traseira de 19 megapixels mantém as tecnologias Bionz e ExmorRS, e é capaz de gravar vídeo em super slow-motion a 960 quadros por segundo.

Além disso, temos a captura preditiva. Quando a câmera detecta movimento, ou até mesmo um sorriso, ela começa a tirar fotos antes de você pressionar o botão do obturador. Então, ela oferece uma seleção de até quatro imagens para você escolher.

Enquanto isso, o autofocus burst tira várias fotos sequenciais mantendo o foco na pessoa fotografada, e também mantendo a resolução máxima. É algo que costumamos ver em câmeras profissionais, não em um smartphone. A câmera frontal, por sua vez, possui 13 megapixels e sensor de 1/3″ mais flash.

A Sony resolveu apostar na criação de conteúdo 3D com a câmera. Você pode escanear rostos, objetos e comida com o 3D Creator. O processamento é todo feito no smartphone, sem delegar nada para a nuvem.

Você tem quatro modos: rosto (sem a nuca); cabeça e pescoço; comida; e freeform (objetos livres). Quando a câmera detecta o objeto, surgem pontos de referência sobre ele, e você vai seguindo as orientações para obter imagens de todos os ângulos, que são combinadas em um único modelo 3D.

Depois, você pode compartilhar sua criação nas redes sociais com o Sketchfab; usar como papel de parede animado, que gira à medida que você navega pela tela inicial; ou inserir o rosto em personagens animados que dançam no ritmo de uma música. Se você tiver uma impressora 3D, pode exportar o arquivo para ela também.

Quanto ao áudio, o Xperia XZ1 tem alto-falantes frontais S-Force Front Surround com som mais equilibrado entre as duas extremidades do aparelho, e com 50% mais pressão sonora que o Xperia XZ — que, em nossa análise, tinha áudio externo com volume baixo.

Além disso, temos aqui suporte a áudio de alta resolução, com DSEE-HX para upscaling de músicas em resolução menor e cancelamento digital que reduz o ruído exterior em até 98%.

O Xperia XZ1 estará disponível nas cores preto, prata, azul e rosé. Ele será lançado com Android 8.0 Oreo; e a captura 3D será ativada com uma atualização de software.

Enquanto isso, o Xperia XZ1 Compact vem com tela Full-HD de 4,6 polegadas, mas mantém o processador Snapdragon 835 e os 4 GB de RAM. A câmera traseira também conta com super-slow motion de 960 fps, captura preditiva e autofocus burst. Enquanto isso, a câmera frontal tem ângulo de 120 graus para enquadrar mais pessoas na selfie.

O XZ1 Compact é feito com uma combinação de fibra de vidro com plástico, e vem nas cores preto, prata, azul claro e coral. Ele não esteve disponível para testes no Brasil.

Por fim, temos o Xperia XA1 Plus. A Sony destaca que resolveu as principais críticas ao antecessor. De fato, em nosso review, criticamos três grandes áreas no Xperia XA1: ele não tinha leitor de impressões digitais; a bateria não era grande o suficiente; e a tela era HD.

No Xperia XA1 Plus, a tela de 5,5 polegadas tem resolução Full-HD; no entanto, o brilho pareceu muito fraco em meu teste, mesmo no máximo.

Ele conta com processador MediaTek Helio P20 octa-core, 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. O leitor de digitais é embutido no botão liga/desliga na lateral. A bateria é de 3.430 mAh (contra míseros 2.300 mAh no antecessor), e usa tecnologia Qnovo para otimizar sua vida útil.

Além disso, a câmera de 23MP — mesma do Xperia Z5 — tem sensor 1/2,3″ e lente f/2,0 para boas imagens em pouca luz, mais autofoco híbrido de 0,6 segundo e estabilização de imagem Steadyshot de 5 eixos. Por sua vez, a câmera frontal tem 8 megapixels e ângulo de 88 graus.

O Xperia XA1 Plus será lançado nas cores preto, azul e dourado. Ele será lançado globalmente no final de setembro, assim como o Xperia XZ1 e XZ1 Compact. Preço e disponibilidade no Brasil ainda não foram anunciados.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados