thumb-wikipedia-marca

A Wikipédia em português será melhor e mais ativa se os planos da Wikimedia Foundation derem certo no país. A recém-contratada consultora da fundação no Brasil, Oona Castro, deverá trabalhar junto com a comunidade de colaboradores da enciclopédia livre e estruturar nos próximos seis meses o novo escritório no Brasil, em local ainda não definido — provavelmente em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Leia mais

thumb-wikipedia

Nada mais do rostinho de Jimmy Wales e associados nas páginas da Wikipedia por mais uma temporada. A Wikimedia Foundation, a organização responsável pela “enciclopédia livre”, anuncia que chegou ao objetivo de arrecadar US$ 20 milhões para manter o site funcionando por mais um tempo. Eles agradecem aos usuários pelo incentivo financeiro. Leia mais

wikipedia-servers-thumb

Por servir milhões de páginas todos os dias para milhões de usuários da internet ao redor do mundo, os servidores da Wikipédia têm que ser parrudos. Eles precisam de um server farm para aguentar todos os acessos. Mas como o crescimento não para de acontecer ano após ano, o site precisou migrar recentemente, trocando servidores antigos por novos. E como boa organização sem fins lucrativos que a Wikimedia Foundation é, eles resolveram doá-los. Leia mais

thumb-wikipedia

Apesar de ser um dos sites mais acessados do planeta a Wikipedia não coloca anúncios nas suas páginas. A fundação responsável por manter o site no ar, a Wikimedia, se sustenta apenas com doações de seus usuários. Na campanha de doações mais recente, que começou em 14 de novembro do ano passado, a Wikimedia provou que um apelo pessoal do fundador do site era exatamente o que eles precisavam para angariar alguns milhões de verdinhas.
Leia mais

Larry Sanger: botando ordem na casa

Larry Sanger, filósofo norte-americano que ao lado de Jimmy Wales fundou a Wikipedia no distante ano de 2001, fez uma denúncia formal contra a Wikimedia, projeto irmão da enciclopédia nascido em 2003, ao FBI por seus servidores estarem sendo utilizados para armazenarem pornografia infantil. Em uma carta aberta publicada no site Sanger faz uma série de críticas aos administradores do site e afirma que em diversos momentos encontrou fotos de menores idade no site, e que nada foi feito para levar os casos às autoridades.

“Certa vez eu expus minha preocupação quanto a foto de uma jovem nua armazenada nos servidores, que era acessível a qualquer editor com credenciais de ‘sysop”. Um administrador conhecido como Mike fez parte da discussão afirmando que ‘achava’ que o Departamento de Justiça prontamente entraria em contato se constatasse alguma coisa errada. Pessoalmente, acho que esses casos pedem uma atuação maisproativa ”, escreveu em seu longo texto.

Alguns defensores do site colaborativo partiram ao ataque contra Sanger, afirmando que ele agiu por “amargura contra o projeto”, do qual se desligou oficialmente em 2002. Ao jornal Register, ele rebateu as críticas: “Se eu não denunciasse, quem o faria? Como co-fundador da Wikipedia, eu tenho uma obrigação pessoal em reportar flagrantes de delito quando os vejo. Ou, pelo menos, tentar”.

wikipedialogoA Wikipedia foi criada por Jimmy Wales com o objetivo de ser aberta para edição de qualquer pessoa. Com certas restrições em casos de vandalismo contínuo ou em artigos de pessoas falecidas recentemente, ela manteve essa visão por um bom tempo. Mas segundo um artigo no The New York Times, uma nova camada de edição será imposta nas próximas semanas.

De acordo com o jornal, alterações em artigos de pessoas ainda em vida só serão publicadas depois que editores com longa experiência aprovarem as edições. Até a aprovação, usuários que acessarem o artigo continuarão vendo a versão sem edição. Essa nova característica está sendo chamada de ‘flagged revisions‘ (ou revisões sinalizadas, em tradução livre).

Essa nova característica já está habilitada na versão alemã da Wikipedia desde o ano passado e será ativada no mês que vem na versão em inglês, que já conta com mais de 3 milhões de verbetes. Michael Snow, chairman da Wikimedia Foundation, diz que isso foi necessário porque “havia uma época em que a comunidade perdoava fatos imprecisos ou forjados, mas agora há menos tolerância para esse tipo de problema”.

Wales afirma que, por enquanto, é “apenas um teste” e que está interessado em saber quanto tempo irá levar para uma edição ser aprovada. Não há previsão de quando as flagged revisions serão implementadas nas outras línguas da enciclopédia aberta. [Mashable]

Logo-Wikipedia-BallA Wikipedia planeja inaugurar em breve uma nova ferramenta que permitirá aos administradores e colaboradores do site inserir conteúdo audiovisual no corpo dos verbetes. A informação é do Technology Review, site ligado ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Um novo botão, rotulado de “Adicionar Mídia” (Add Media), deve aparecer para os usuários registrados do site em dois ou três meses. A partir daí, será possível adicionar vídeos com informações relacionadas ao verbete em edição. Os vídeos deverão estar hospedados em repositórios de vídeo cuja licença seja gratuita.

Não será preciso instalar nenhum aplicativo de edição de vídeo, uma vez que a própria ferramenta que será disponibilizada pela Wikimedia Foundation permitirá que o editor do verbete escolha quais partes do material bruto serão gravadas na página do verbete, a partir de um processo de edição bastante simplificado.

Inicialmente serão três repositórios de vídeo: Internet Archive (com aproximadamente 200 mil vídeos), Metavid (que armazena vídeos do Congresso dos Estados Unidos) e também o Wikimedia Commons, serviço mantido pela Wikimedia Foundation que já possui mais de 4 milhões de arquivos de mídia.

A Wikipedia é considerada hoje a maior enciclopédia do mundo, com mais de 10 milhões de verbetes escritos em mais de 260 línguas. Todo o site é mantido através de doações de usuários, uma vez que o acesso é gratuito e não há anúncios nas páginas.