Arquivo Internet

Wikipedia terá vídeos em breve

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Logo-Wikipedia-BallA Wikipedia planeja inaugurar em breve uma nova ferramenta que permitirá aos administradores e colaboradores do site inserir conteúdo audiovisual no corpo dos verbetes. A informação é do Technology Review, site ligado ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Um novo botão, rotulado de “Adicionar Mídia” (Add Media), deve aparecer para os usuários registrados do site em dois ou três meses. A partir daí, será possível adicionar vídeos com informações relacionadas ao verbete em edição. Os vídeos deverão estar hospedados em repositórios de vídeo cuja licença seja gratuita.

Não será preciso instalar nenhum aplicativo de edição de vídeo, uma vez que a própria ferramenta que será disponibilizada pela Wikimedia Foundation permitirá que o editor do verbete escolha quais partes do material bruto serão gravadas na página do verbete, a partir de um processo de edição bastante simplificado.

Inicialmente serão três repositórios de vídeo: Internet Archive (com aproximadamente 200 mil vídeos), Metavid (que armazena vídeos do Congresso dos Estados Unidos) e também o Wikimedia Commons, serviço mantido pela Wikimedia Foundation que já possui mais de 4 milhões de arquivos de mídia.

A Wikipedia é considerada hoje a maior enciclopédia do mundo, com mais de 10 milhões de verbetes escritos em mais de 260 línguas. Todo o site é mantido através de doações de usuários, uma vez que o acesso é gratuito e não há anúncios nas páginas.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque